Empresas de Marketing Digital: Como Escolher a Melhor?

Esta procurando por Empresas de Marketing Digital?

Primeiro, precisamos entender o que significa “Marketing”. A definição é: a ação ou o negócio de promover e vender produtos ou serviços, incluindo pesquisa de mercado e publicidade.

No mundo atual, o Marketing adotou novas formas e se expandiu para outras plataformas, os novos modelos de marketing através da internet é comumente chamado de Marketing Digital.

O grande desafio é: como ter resultados com marketing digital e/ou como encontrar a empresas de marketing digital certas para realizar suas campanhas e alavancar o seu negócio.

Qual o melhor canal de Marketing Digital?

Chegou a hora de definir sua estratégia de marketing digital, no entanto, é neste momento que você percebe, a quantidade inesgotável de possibilidades online para tentar vender mais do seu produtos/serviço.

Por exemplo, se o seu público-alvo são executivos de empresas, convém ser visto no LinkedIn.

Se você tem como alvo pessoas mais jovens, o Snapchat e o Instagram são os melhores lugares para se fazer presente.

E com um bagatela de 1,65 bilhões de usuários ativos por mês no Facebook, é possível atingir praticamente todos os segmentos do mercado através da mídia social.

Não obstante, existem novas táticas de marketing surgindo todos os dias, além de incontáveis conteúdos com boas dicas e más ideias sendo divulgados pela internet.

É extremamente moroso para empreendedores ocupados ficarem a par de todas as últimas tendências, descobrirem as melhores maneiras de usar diferentes plataformas e se tornarem mestres em todas as áreas do marketing digital da noite para o dia.

Claro, é por isso que toda empresa precisa focar no core do seu produto e contratar terceiros para solucionar as outras áreas do negócio.

É aí que entram as empresas de marketing digital.

Tantas opções

O que buscar?

Contratar uma equipe de especialistas para gerenciar os aspectos mais técnicos de sua estratégia de marketing permite que você se concentre em outras áreas de sua empresa que você goste e faça melhor, em vez de passar semanas ou meses tentando encontrar a pessoa certa para contratar e treinar.

Neste artigo, veremos como avaliar empresas de marketing digital, as perguntas que você deve fazer e como decidir entre contratar uma agência ou lidar com marketing internamente.

Tenha foco nos seus objetivos

O que as empresas de marketing digital fazem?

O objetivo das empresas de marketing digital é ajudar o seu negócio a obter mais vendas, aproveitando diferentes táticas de marketing para atrair seu cliente ideal.

Os serviços oferecidos pelas agências podem variar muito, mas, em geral, você pode esperar encontrar esses serviços:

Google AdWords

O Google AdWords é uma ótima ferramenta para encontrar o cliente que já está interessado em adquirir um produto específico. Basicamente, ele te permite comprar as primeiras posições nos resultados do Google para algum termo específico. Por exemplo: Comprar tênis vermelho 44.

Não seria ótimo ser o primeiro resultado para essa pesquisa, caso você tenha uma loja que vende tênis?

Saiba quanto custa anunciar no Google.

SEO

Esse é o mundo perfeito para quem quer ficar na primeira posição do Google. Funciona da mesma maneira que o Google Adwords, mas você não precisa pagar para estar nas primeiras posições. Se prepare para criar conteúdo de qualidade e espalhar suas informações pela internet.

Aparecer uma posição de destaque na pesquisa pode resultar em centenas ou milhares de clientes no estágio perfeito da jornada do comprador.

Em Português: Otimização para motores de busca

Publicidade no Facebook

Os recursos de segmentação do Facebook, combinados com sua enorme base de usuários, tornam uma plataforma fantástica para praticamente qualquer empresa conseguir resultados positivos de investimento.

Você pode segmentar por gênero, nível de escolaridade, renda, localização, interesses, atualizações de status e até mesmo grandes eventos da vida. Desta maneira, fica muito mais fácil alcançar o seu público-alvo.

Publicidade em vídeo

O YouTube é um dos maiores sites da internet e já compete com a televisão em quantidade de audiência. A grande diferença é que, qualquer um pode pagar para fazer propaganda no Youtube, não apenas a grandes marcas como na televisão aberta.

Marketing móvel

Há uma variedade de opções que as agências têm quando se trata de publicidade para dispositivos móveis, como anúncios para celular no YouTube, publicidade no aplicativo e campanhas para impulsionar instalações de aplicativos para dispositivos móveis.

O mais interessante é que a pesquisa em dispositivos móveis são muito qualificadas e possuem uma elevada taxa de conversão em novos negócios. Ainda mais quando se tratar de compras offline.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é muito eficiente, pois os resultados são exponenciais.

Primeiro, criar conteúdo de qualidade vai te ajudar a posicionar no Google e aumentar o tráfego de visitantes no seu site.

Segundo, se o seu conteúdo for de qualidade, os seus visitantes sempre vão procurar retornar para consumir mais do seu material. Além de fidelizar clientes, você ainda vai criar membros ativos que compartilham o seu conteúdo, aumentando ainda mais a sua base de clientes.

Os serviços que as agências podem oferecer no marketing de conteúdo incluem geração de posts para blog, criação de infográficos, análise de conteúdo e promover campanhas de mídia social.

Quanto maior a propagação da marca com conteudo de qualidade, mas consumidores.

Marketing de email

O e-mail é um dos mecanismos mais baratos que podem ser explorados por empresas de marketing digital.

Apesar de ser uma das práticas mais antigas, o email marketing continua sendo extremamente relevante, uma vez que o ROI pode ser astronômico.

Construir a sua própria lista de email é essencial para não perder a sua carteira de clientes e prospectos. Uma agência pode oferecer cold emailing, automação de sequência de emails ou apenas campanhas pontuais.

Além desses canais de marketing, ainda é importante avaliar se o seu site cumpre a função correta.

Será que a arquitetura da sua página ajuda a converter a maior quantidade possível de visitantes em novos clientes? Uma agência de qualidade pode te ajudar a entender e testar se os elementos do site cumprem a sua função, como: design dos formulário de contato, qualidade e destaque dos CTA e outros elementos para impulsionar sua geração de leads e conversões.

Os serviços de agência nessa área podem incluir análise de caminho de conversão, definição de metas de CRO, identificar de métricas de conversão e análise de dados dos visitantes do seu website.

Algumas agências são mais especializadas que outras, mas, em geral, oferecem alguma variação dos serviços listados acima.

Mas antes de escolher uma empresa de marketing digital com os serviços certos para o seu negócio, é preciso fazer algumas perguntas a si mesmo e às agências em potencial.

Quais são suas necessidade de marketing?

O primeiro passo é descobrir os requisitos de marketing da sua empresa antes de procurar uma agência.

Você precisa de design de site? Marketing de email? SEO? Analytics?

Para obter sucesso é preciso ter um bom planejamento.

Se você já tem uma equipe de marketing interna, pergunte quais as estratégias de marketing sua equipe já possui. Quais são as táticas de marketing que você sabe que “deveria” fazer, mas ainda não faz?

Esses são os tipos de perguntas que te ajudarão a descobrir o que você pode terceirizar e obter resultados mais eficientes.

Como a agência administra o próprio negócio?

Um dos melhores sinais que você pode encontrar sobre a agência que está avaliando, é averiguar os resultados que ela gerou para si.

  • Se você está pensando em contratar uma agência para gerenciamento de blogs, como eles administram o próprio blog?
  • Se você está pensando em contratá-los para promoção de mídia social, como eles lidam com suas próprias contas de mídia social?
  • Se você quiser contratá-los para SEO, como eles se classificam em busca de termos em seu setor?

Você pode verificar esses detalhes por conta própria e também perguntar à agência.

Se eles não “praticam o que pregam” no seu próprio negócio, fique ligado e tente descobrir o porquê. Será que eles realmente são capazes de entregar o que prometem? Solicite Cases, Portfolio e inspecione numa reunião as informações compartilhadas.

Quais são os seus KPIs?

A maioria das empresas rastreiam métricas de vaidade, números que podem parecer importantes, mas não têm correlação real com a geração de receita para os negócios. Por exemplo, o número de “curtidas” que você recebe em uma postagem pode ser considerado uma métrica de vaidade porque ela nem sempre é traduzida diretamente para vendas.

A última coisa que você quer é que uma agência lhe cobra taxas premium todo mês e só ofereça mais curtidas nas suas postagens, mas sem aumento nas vendas.

Como eles medirão seu sucesso? Certifique-se de perguntar à agência o que você está procurando em suas opções.

Saiba o que cada numero representa.

Aqui estão algumas métricas importantes que empresas de marketing digital costumam empregar:

Número de visitantes únicos

Dependendo de quão sólido é o restante do seu marketing, um aumento no tráfego pode ser diretamente correlacionado a um aumento nas conversões.

Mas, se você não sabe exatamente quem é seu mercado-alvo, gerar tráfego intenso para seu site e medir sua interação com seu site pode ser uma ótima maneira de descobrir isso.

Tempo gasto no site

O número de minutos que os usuários gastam em seu site é um dado que mostra o quão interessante e relevante seu conteúdo é.

Se o seu conteúdo for altamente relevante para sua situação específica, os visitantes passarão um tempo relativamente longo em seu site. Caso contrário, seu conteúdo provavelmente poderá ser mais segmentado.

O Google adora usar essa métrica ao classificar conteúdo na pesquisa porque mostra o valor do seu website ou blog para um leitor que pesquisou suas palavras-chave.

Outros fatores também podem influenciar o tempo no seu site, como a velocidade da página. Você pode acompanhar seu tempo médio no site por meio da estatística “duração média da visita” no Google Analytics.

Números de origem do tráfego

É importante descobrir de quais canais os usuários estão visitando seu site. Por exemplo, se você achar que a maior parte do seu tráfego está passando por um artigo específico que ocupa uma posição alta na pesquisa, convém produzir mais conteúdo semelhante a esse.

Além disso, é importante avaliar o tipo de tráfego que você está recebendo.

A maior parte do tráfego de referência dos seus visitantes é proveniente de outros sites? Você está obtendo a maior parte do seu tráfego de campanhas de marketing específicas? Você está recebendo tráfego orgânico da pesquisa?

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição mostra a porcentagem de visitantes que deixam seu site depois que eles acessam o site.

A alta taxa de rejeição pode indicar que o conteúdo do seu site não é relevante ou valioso.

Custo por clique

O custo por clique é um modelo de compra de anúncios pagos em que você paga sempre que seu anúncio é clicado.

Taxa de cliques

A taxa de cliques mede o número de vezes que o seu anúncio foi clicado e o número de impressões recebidas. Isso ajuda a analisar a segmentação da sua cópia do

Interações sociais

Se você está contratando uma agência para gerenciamento de mídia social, convém identificar alguns KPIs nessa área. Os KPIs de interação social podem ajudar a avaliar até que ponto seus esforços de mídia social ajudam a gerar conversões.

Através das ferramentas e análise, você ou sua agência poderão acompanhar toda a jornada do cliente de pessoas que acessam seu site por meio das mídias sociais. Dessa forma, você pode acompanhar exatamente quantos compradores suas postagens de mídia social geram, não apenas curtidas ou compartilhamentos.

Quais resultados eles prometem?

Quando você está em uma indústria com pouca barreira de entrada, você inevitavelmente terá que lidar com pessoas que afirmam saber o que estão fazendo, mas na verdade não fazem a menor ideia.

O marketing é uma dessas indústrias.

Há muitas empresas de marketing digital que prometem o mundo para seus clientes apenas para fechar o negócio, mas falta a equipe, experiência e as habilidades para entrega do projeto.

Nos piores casos, eles continuam cobrando dinheiro todo mês e dizem que levará muito tempo para ver os resultados do tráfego orgânico, mesmo sabendo que suas ações nunca produzirão resultados.

As agências sem qualidade também não prometem garantias de resultados. Sempre poderão justificar com diversas justificativas, alegando qualquer desculpa que convém para não se comprometer com um trabalho bem feito.

Você pode filtrar agências ineficientes ou de baixa qualidade pedindo para que apresentem com solidez o seu histórico de entregas. O que as torna diferentes? Qual é a estratégia deles para obter resultados? Faça as perguntas corretas!

Quanto cobram?

Você pode facilmente filtrar empresas de marketing digital de baixa qualidade através do preço. Muitas empresas querem economizar, então o preço é geralmente a primeira coisa que perguntam. No entanto, se você encontrar uma agência que cobra preços baixos, as chances são de que eles também apresentem resultados de baixa qualidade.

Pense sobre isso do ponto de vista deles: se uma agência se precifica muito baixa, eles trabalham com margens menores em seus serviços.

Além disso, é menos provável que eles se esforcem para o seu negócio porque não há muito incentivo.

Agências que cobram preços mais altos tendem a tratar seus clientes com mais generosidade, porque podem se dar ao luxo de fazê-lo. Não faça cortes quando encontrar a agência certa para o trabalho.

Se você administra uma empresa pequena ou de porte médio, é provável que esteja se fazendo essa pergunta: Você deve contratar uma agência de marketing ou investir para contratar internamente?

Para ajudar a esclarecer suas dúvidas, pense sobre o que é preciso para realizar uma campanha de marketing bem-sucedida. Veja uma lista geral:

Compreensão

Antes de executar uma campanha de marketing bem-sucedida, você precisa ter uma visão aprofundada do comportamento de seu cliente. A maioria das mensagens de marketing acabam parecendo genéricas, porque a maioria das empresas não têm tempo para entender verdadeiramente seus clientes e as histórias por trás de seus problemas.

Processos

Para entregar um trabalho de qualidade é sempre necessário a devida documentação adequação de sistemas, processos e fluxos de trabalho bem definidos, além de tempo para amadurecer a equipe. Isso significa ter um sistema estruturado para seguir ao criar uma postagem no blog, executar uma campanha, executar promoções de mídia social ou anúncios pagos, etc.

Ferramentas

As campanhas de marketing exigem uma variedade de ferramentas do início ao fim. Por exemplo, você pode precisar de ferramentas de e-mail marketing (como o MailChimp ou Drip), ferramentas de análise (como o Google Analytics ou o KISSmetrics), ferramentas de comunicação como o Slack e muito mais. Essas ferramentas ajudam você a realizar suas principais tarefas e atingir suas metas com mais eficiência.

Será necessário escolher, testar, integrar e operar essas ferramentas. Ou seja, mais tempo investido em adquirir conhecimento.

Consistência

Uma das habilidades mais importantes quando se trata de inbound marketing é a paciência. Normalmente, resultados visíveis só surgem depois de vários meses e algumas das empresas mais bem-sucedidas estão entregando campanhas de qualidade consistentemente através de muitos anos no mercado digital.

Qualidade

É fácil escrever posts aleatórios, mas você consegue escrever conteúdo de qualidade que seu público-alvo realmente quer ler? É isso que separa os blogs decentes dos realmente ótimos.

Experiência

Atingir esses diferentes critérios leva tempo. Não é fácil publicar conteúdo de alta qualidade que seu público-alvo valorize de forma consistente ou documentar processos sólidos que mantêm seus sistemas sob controle.

Contratar uma agência pode ajudá-lo a evitar o custo de aprendizado e tempo para colocar novas campanhas rapidamente no ar, bem como evitar deixar de focar em outras coisas mais importantes para rodar o seu negócio (como fechar negócios ou alavancar investimentos).

Contratar uma Agência

Ao contratar uma agência, você receberá uma equipe de especialistas que trabalhará para você todos os meses. Você não precisa se preocupar em montar sua própria equipe de conteúdo. Na verdade, você terá mais pessoas trabalhando para você para obter resultados, o que pode ajudar a acelerar seus resultados.

No entanto, a desvantagem é que você não poderá supervisionar todos os detalhes do que a agência faz no dia-a-dia da sua empresa. Por causa disso, existe o risco do relacionamento não funcionar.

Vantagens e desvantagens irão empre existir

Além disso, embora você possa pensar que a despesa de contratar uma agência é uma desvantagem, pode ser mais caro contratar e treinar uma equipe interna para preencher as funções necessárias, ainda mais se você considerar o custo de oportunidade.

Por fim, queria mostrar o tipo de resultados que uma agência poderia obter para empresas como a sua. Você também perceberá o tipo de coisas tangíveis que as empresas de marketing digital fazem.

Veja alguns dos nossos estudos de caso:

https://www.oblige.com.br/blog/estudo-de-caso-de-seo-600-mais-trafego-organico/

https://www.oblige.com.br/blog/estudo-de-caso-de-seo-1-900-mais-trafego-organico/

Qual é a nossa conclusão?

Antes de decidir se você deve contratar uma agência de marketing ou fazer o seu marketing internamente, certifique-se de entender bem quais são as principais ações que vão possibilitar gerar resultados para o seu negócio.

  • Certifique-se de entender seu mercado-alvo em um nível profundo;
  • Entenda e domine as ferramentas que você precisa usar;
  • Mantenha-se consistente com seus esforços de marketing e saiba que você terá que esperar vários meses para ver os resultados;
  • Produzir conteúdo de alta qualidade que seu público acha útil;

Se você tiver dúvidas sobre sua capacidade de gerar ROI por meio de uma campanha de marketing, talvez seja mais fácil contratar uma agência para cuidar de tudo para você. Agências de marketing digital podem lidar com os sistemas, processos e fluxos de trabalho que entram na execução de campanhas do começo ao fim.

Eles têm um processo estruturado para seguir quando criam postagens no blog, veiculam promoções sociais etc.

Quando procurar por empresas de marketing digital, considere:

  1. Defina seus requisitos de marketing antes de entrar em contato com a agência;
  2. Veja como a agência administra seus negócios e entenda quais métricas eles valorizam mais;
  3. Certifique-se de que eles podem cumprir suas promessas e/ou garantam os resultados prometidos;
  4. Você tende a receber pelo o que você paga – uma agência de baixo custo geralmente significa um serviço ruim;
  5. Procure agências com histórico de mercado;

A agência certa pode gerar milhões em receita para o seu negócio e te dar tranquilidade ao lidar com o que é estranho para você. Ainda vai te permitir evitar o custo de montar uma equipe internamente.

Dessa forma, você pode concentrar seu tempo em seus pontos fortes e aperfeiçoar aquilo em que já é bom, em vez de se preocupar com seus pontos fracos.

A Oblige quer ser essa agência que vai ajudar o seu negócio a atingir novos patamares. Entre em contato e vamos nos conhecer e montar estratégias para decolar essa parceria.

 


Thiago Maghamez

Fundador da Oblige, agência de marketing digital. Empresas de pequeno e médio porte nos procuram para conseguir atrair novos clientes utilizando a internet.

Email: thiago@oblige.com.br

Thiago Maghamez

Fundador da Oblige, agência de marketing digital. Empresas de pequeno e médio porte nos procuram para conseguir atrair novos clientes utilizando a internet.

Email: thiago@oblige.com.br



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