O que é CRO?

Conheça tudo sobre CRO – Conversion Rate Optimization

Ter um site bem posicionado com os mecanismos certos para converter o tráfego em um melhor desempenho é algo fundamental para alcançar boas vendas diretas ou ainda gerar leads. Essa estratégia de otimização é chamada no mundo do marketing de CRO, ou ainda de “otimização da taxa de conversão” em português.

 

Neste artigo, falaremos mais detalhes sobre essa importante ferramenta, incluindo o que é CRO, para que ele serve e porque utilizá-lo em seu site. Além disso, também falaremos sobre os testes A/B abordando a finalidade desses mecanismos. Confira tudo isso a seguir e muito mais:

 

O que é CRO?

 

 

A sigla CRO significa “Conversion Rate Optimization“, que traduzido para o português quer dizer: otimização da taxa de conversão. Esse termo se aplica a todo esforço praticado dentro de um site para fazer com que a média de conversão aumente.

 

Mas antes de entendermos exatamente o que é CRO, você sabe o que é taxa de conversão? De uma forma bem simples, a taxa de conversão mede as ações geradas dentro de um site. Essas ações ocorrem de diversas formas, podendo ser através do preenchimento de formulários com dados pessoais. Esse preenchimento bastante simples, converte um usuário em lead, algo fundamental para algumas estratégias de marketing.

 

Sabendo disso, podemos definir que a taxa de conversão é uma média que utiliza como calculo o número de pessoas convertidas dentro de um site. Por exemplo, em um site com 10 mil acessos e um total de 100 conversões em um único mês, possui uma taxa de conversão de 1%.

 

Dessa maneira, temos a definição de o que é CRO: a otimização da taxa de conversão, uma ferramenta de esforço contínuo para que a média da taxa de conversão aumente. Somente por essa definição já podemos observar o quanto o CRO é importante para um site.

 

Porque utilizar o CRO?

 

Independente do nicho de mercado do site, é sempre bom contar com o CRO para otimizar a taxa de conversão. Isso porque nem todos os visitantes de um site estão prontos para serem convertidos nas ações esperadas, ou ainda se deparam com algo que desmotive essa conversão.

 

A otimização da taxa de conversão fará com que cada uma dessas oportunidades sejam melhores aproveitadas no site. Com essa ferramenta, o site poderá ter um melhor alcance de ações, conseguindo mais conversões em pouco tempo. Como consequência dessa otimização, podemos destacar as seguintes vantagens para um site otimizado em CRO:

 

  • Aumento da autoridade da marca: sites que visam à autoridade de uma marca conseguem um resultado mais satisfatório utilizando o CRO. Isso porque a otimização da taxa de conversão faz com que o acesso ao conteúdo oferecido pelo site aumente, fazendo com que a influência e o poder da marca apresentada também tenham um aumento na autoridade.

 

  • Aumento das vendas: no caso dos sites de vendas, esse é um resultado observado através do CRO. Essa simples ferramenta consegue aumentar significativamente as vendas de um site através da conversão dos visitantes.

 

  • Aumento do ticket médio: para os sites que contam com o ticket médio, os efeitos do CRO também são observados de forma considerável. Algumas mudanças simples podem ter efeitos gigantescos se forem aplicados com a otimização da conversão.

O que são testes A/B?

 

Os testes A/B são muito utilizados em diversas estratégias do marketing digital. Esses testes permitem que uma mesma página tenha duas versões diferentes. A intenção nesse teste é avaliar a forma com que o público se manifesta dependendo da versão apresentada dessa mesma página.

 

Logo ao final do teste, o proprietário do site pode avaliar qual das versões de determinada página conseguiu converter mais usuários em leads ou outras ações importantes para o site. Considerando o CRO, esse tipo de teste é fundamental para saber se as técnicas de otimização da taxa de conversão foram aplicadas corretamente e se elas estão sendo eficientes para a página.

 

Afinal, sem conferir os resultados não dá pra falar se um site está com a otimização correta para a conversão. Sendo assim, esse teste deve ser utilizado juntamente com as técnicas de CRO para ter um melhor resultado na conversão de visitantes em um site.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é CRO, deixe suas perguntas nos comentários. Aproveite também para compartilhar esse conteúdo com outras pessoas.


Thiago Maghamez

Fundador da Oblige, agência de marketing digital. Empresas de pequeno e médio porte nos procuram para conseguir atrair novos clientes utilizando a internet.

Email: thiago@oblige.com.br

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