Deseja atrair novos pacientes para seu consultório? Confira aqui 5 dicas práticas para montar sua estratégia de marketing digital para médicos.
O marketing digital para médicos ajuda a atrair e fidelizar pacientes. Porém, para colher seus benefícios, é importante traçar uma estratégia sólida e bem direcionada.
De acordo com uma matéria publicada no Estadão, o Brasil é o país em que as buscas referentes à saúde no Google mais cresceram no mundo.
Seja no buscador mais utilizado do mundo, nas redes sociais ou por meio do e-mail marketing, a cada dia os médicos se tornam mais presentes nas mídias sociais.
Nesse contexto, o marketing digital para médicos é essencial para alcançar um grande sucesso na clínica ou consultório.
Neste artigo, você irá conferir quais são as principais regras do CFM para o marketing médico e também um passo a passo para elaborar sua estratégia.
Continue a leitura!
Marketing digital para médicos: quais são as regras do CFM?
Antes de começar a elaborar qualquer estratégia de marketing digital para médicos, é indispensável conferir o Manual de Publicidade Médica elaborado pelo CFM.
Nele, você encontra as principais diretrizes e alcança um maior respaldo para elaborar seus conteúdos da melhor forma.
Segundo esse manual, aos médicos e serviços médicos é estritamente proibido:
- Utilizar expressões como “o melhor”, “resultado garantido”, “o mais eficiente”, entre outras;
- Assegurar aos pacientes a garantia de resultados;
- Apresentar de forma abusiva ou assustadora alterações do corpo humano causadas por doenças ou lesões;
- Incluir mensagens dirigidas a crianças ou adolescentes;
- Anunciar especialidades para as quais não possui título certificado;
- Divulgar preços de procedimentos;
- Expor a figura do paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado do tratamento.
Ao realizar a leitura do manual e ficar atento às restrições do CFM, você consegue divulgar seu trabalho e atrair mais pacientes da melhor forma possível.
Marketing digital para médicos: passo a passo para montar sua estratégia
Ao elaborar uma estratégia de marketing digital para médicos, você conquista pacientes, fideliza os que você já tem, aumenta sua presença online e ainda valoriza seu trabalho.
Isso porque o marketing digital não se trata apenas da propaganda de seus serviços, mas da criação de conteúdos relevantes que irão ajudar diversas pessoas.
Confira agora um passo a passo para elaborar sua estratégia:
- Defina seu objetivo
Quais são seus principais objetivos ao traçar uma estratégia de marketing digital para médicos?
Ter essa definição em mente é importante para planejar os próximos passos e direcionar melhor toda a sua comunicação.
Seu objetivo pode ser aumentar o número de pacientes, fidelizar pacientes, aumentar o número de agendamentos online, atender apenas pacientes particulares, entre outros.
E objetivando tornar seu objetivo ainda mais claro, você pode traçar metas e um espaço de tempo para realizá-las, por exemplo, aumentar em 15% o número de agendamentos online ao final de 6 meses.
Para cada uma dessas metas e objetivos, você utiliza recursos, canais e comunicações diferenciadas, por isso essa definição é um excelente ponto de partida.
- Defina seu público
Você sabe qual é o perfil de paciente que predomina em seu consultório? Sabe o que eles mais desejam ou quais são seus medos e receios?
Após a definição do objetivo, é hora de entender quem é o seu público-alvo.
O público-alvo constitui um grupo de pacientes que compartilham necessidades e características. A partir dele, é possível criar comunicações muito mais direcionadas e eficazes.
Para defini-lo, você pode realizar uma pesquisa entre seus atuais pacientes e elencar algumas segmentações como:
- Demográfica: idade, gênero, renda, ocupação, escolaridade, ciclo de vida familiar, religião;
- Geográfica: cidade, região, estado, se reside em área rural ou urbana, clima, se é uma área residencial ou comercial;
- Psicográfica: estilo de vida, valores, personalidade, preocupações, anseios e desejos.
Nesse ponto, utilizar um sistema para clínicas ajuda muito, pois com ele você centraliza o cadastro de seus pacientes e consegue fazer o levantamento dessas informações de forma mais fácil.
Definir seu público é fundamental para uma boa comunicação com ele e uma das bases de toda boa estratégia de marketing digital para médicos.
- Selecione os canais que serão utilizados
Agora é o momento de definir onde você irá postar seus conteúdos. As opções são muitas e incluem site médico, redes sociais, blog e e-mail marketing.
A escolha do canal que será utilizado é mais uma das bases de sua estratégia. Por isso, você deve utilizar as informações já coletadas até aqui, ou seja, seus objetivos e seu público.
De nada adianta, por exemplo, produzir conteúdo na rede social TikTok se o seu público-alvo faz parte de uma geração que ainda não aderiu ao uso da plataforma.
Aqui, vale pensar nos canais que o seu público mais utiliza. Realize uma pesquisa com seus pacientes ou analise o que os concorrentes estão fazendo (se fizer ambas as coisas, melhor ainda).
Mas sejam quais forem os canais utilizados, ter um site médico é muito útil para aparecer nas buscas do Google e disponibilizar um agendamento online.
O e-mail marketing também tem sido cada vez mais utilizado na área da saúde por permitir um relacionamento próximo, automatizado e segmentado com seus pacientes.
- Planeje seus conteúdos
Agora que você já sabe quais são seus objetivos, qual é o seu público-alvo e quais serão os canais utilizados para sua estratégia de marketing digital para médicos, é hora de planejar seus conteúdos.
Você pode começar definindo quantas postagens irá fazer por semana.
Suponhamos que você definiu o Instagram como um dos canais a serem utilizados em sua estratégia, agora pense: quantos posts você pode fazer por semana ou mês sem sobrecarregar sua rotina?
Realizar postagens constantes e com qualidade é outro pilar para que sua estratégia dê certo. Com essa constância definida, você consegue criar um calendário de postagens e alcança mais organização.
Já para definir os temas dos conteúdos, você pode analisar a concorrência, selecionar as dúvidas mais comuns dos pacientes durante as consultas, falar sobre procedimentos e muito mais.
Ao criar um conteúdo de qualidade para seu marketing digital para médicos, você também ajuda a combater as centenas de informações falsas sobre saúde espalhadas pela internet.
- Analise seus resultados
Por fim, é hora de saber se seus objetivos foram atingidos.
O último passo da criação da sua estratégia de marketing digital para médicos é a análise de resultados.
Lembra daquela meta definida no passo 1? Ao final do prazo estabelecido para ela, é hora da análise.
Se você conseguiu atingi-la, ótimo! Sinal de que está no caminho certo e agora pode traçar metas ainda maiores.
Mas se não conseguiu, não desanime. Errar faz parte do processo e é sempre bom lembrar que o marketing digital também é uma estratégia de longo prazo.
Se a meta não foi alcançada, você deve investigar o que deu errado, elencar as possíveis causas, adaptar a estratégia e começar de novo.
Com essa análise constante, você certamente alcançará resultados incríveis e conseguirá atrair inúmeros pacientes para sua clínica ou consultório.
Espero que este artigo tenha te ajudado! Antes de ir, não se esqueça de compartilhá-lo com seus colegas.