Marketing digital para médicos: veja como montar sua estratégia

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Deseja atrair novos pacientes para seu consultório? Confira aqui 5 dicas práticas para montar sua estratégia de marketing digital para médicos.

O marketing digital para médicos ajuda a atrair e fidelizar pacientes. Porém, para colher seus benefícios, é importante traçar uma estratégia sólida e bem direcionada.

De acordo com uma matéria publicada no Estadão, o Brasil é o país em que as buscas referentes à saúde no Google mais cresceram no mundo.

Seja no buscador mais utilizado do mundo, nas redes sociais ou por meio do e-mail marketing, a cada dia os médicos se tornam mais presentes nas mídias sociais.

Nesse contexto, o marketing digital para médicos é essencial para alcançar um grande sucesso na clínica ou consultório.

Neste artigo, você irá conferir quais são as principais regras do CFM para o marketing médico e também um passo a passo para elaborar sua estratégia. 

Continue a leitura!

Marketing digital para médicos: quais são as regras do CFM?

Antes de começar a elaborar qualquer estratégia de marketing digital para médicos, é indispensável conferir o Manual de Publicidade Médica elaborado pelo CFM.

Nele, você encontra as principais diretrizes e alcança um maior respaldo para elaborar seus conteúdos da melhor forma.

Segundo esse manual, aos médicos e serviços médicos é estritamente proibido:

  • Utilizar expressões como “o melhor”, “resultado garantido”, “o mais eficiente”, entre outras;
  • Assegurar aos pacientes a garantia de resultados;
  • Apresentar de forma abusiva ou assustadora alterações do corpo humano causadas por doenças ou lesões;
  • Incluir mensagens dirigidas a crianças ou adolescentes;
  • Anunciar especialidades para as quais não possui título certificado;
  • Divulgar preços de procedimentos;
  • Expor a figura do paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado do tratamento.

Ao realizar a leitura do manual e ficar atento às restrições do CFM, você consegue divulgar seu trabalho e atrair mais pacientes da melhor forma possível.

Marketing digital para médicos: passo a passo para montar sua estratégia

Ao elaborar uma estratégia de marketing digital para médicos, você conquista pacientes, fideliza os que você já tem, aumenta sua presença online e ainda valoriza seu trabalho.

Isso porque o marketing digital não se trata apenas da propaganda de seus serviços, mas da criação de conteúdos relevantes que irão ajudar diversas pessoas.

Confira agora um passo a passo para elaborar sua estratégia:

  • Defina seu objetivo

Quais são seus principais objetivos ao traçar uma estratégia de marketing digital para médicos?

Ter essa definição em mente é importante para planejar os próximos passos e direcionar melhor toda a sua comunicação.

Seu objetivo pode ser aumentar o número de pacientes, fidelizar pacientes, aumentar o número de agendamentos online, atender apenas pacientes particulares, entre outros.

E objetivando tornar seu objetivo ainda mais claro, você pode traçar metas e um espaço de tempo para realizá-las, por exemplo, aumentar em 15% o número de agendamentos online ao final de 6 meses.

Para cada uma dessas metas e objetivos, você utiliza recursos, canais e comunicações diferenciadas, por isso essa definição é um excelente ponto de partida.

  • Defina seu público

Você sabe qual é o perfil de paciente que predomina em seu consultório? Sabe o que eles mais desejam ou quais são seus medos e receios?

Após a definição do objetivo, é hora de entender quem é o seu público-alvo.

O público-alvo constitui um grupo de pacientes que compartilham necessidades e características. A partir dele, é possível criar comunicações muito mais direcionadas e eficazes.

Para defini-lo, você pode realizar uma pesquisa entre seus atuais pacientes e elencar algumas segmentações como:

  • Demográfica: idade, gênero, renda, ocupação, escolaridade, ciclo de vida familiar, religião;
  • Geográfica: cidade, região, estado, se reside em área rural ou urbana, clima, se é uma área residencial ou comercial;
  • Psicográfica: estilo de vida, valores, personalidade, preocupações, anseios e desejos.

Nesse ponto, utilizar um sistema para clínicas ajuda muito, pois com ele você centraliza o cadastro de seus pacientes e consegue fazer o levantamento dessas informações de forma mais fácil.

Definir seu público é fundamental para uma boa comunicação com ele e uma das bases de toda boa estratégia de marketing digital para médicos.

  • Selecione os canais que serão utilizados

Agora é o momento de definir onde você irá postar seus conteúdos. As opções são muitas e incluem site médico, redes sociais, blog e e-mail marketing.

A escolha do canal que será utilizado é mais uma das bases de sua estratégia. Por isso, você deve utilizar as informações já coletadas até aqui, ou seja, seus objetivos e seu público.

De nada adianta, por exemplo, produzir conteúdo na rede social TikTok se o seu público-alvo faz parte de uma geração que ainda não aderiu ao uso da plataforma.

Aqui, vale pensar nos canais que o seu público mais utiliza. Realize uma pesquisa com seus pacientes ou analise o que os concorrentes estão fazendo (se fizer ambas as coisas, melhor ainda).

Mas sejam quais forem os canais utilizados, ter um site médico é muito útil para aparecer nas buscas do Google e disponibilizar um agendamento online.

O e-mail marketing também tem sido cada vez mais utilizado na área da saúde por permitir um relacionamento próximo, automatizado e segmentado com seus pacientes. 

  • Planeje seus conteúdos

Agora que você já sabe quais são seus objetivos, qual é o seu público-alvo e quais serão os canais utilizados para sua estratégia de marketing digital para médicos, é hora de planejar seus conteúdos.

Você pode começar definindo quantas postagens irá fazer por semana. 

Suponhamos que você definiu o Instagram como um dos canais a serem utilizados em sua estratégia, agora pense: quantos posts você pode fazer por semana ou mês sem sobrecarregar sua rotina?

Realizar postagens constantes e com qualidade é outro pilar para que sua estratégia dê certo. Com essa constância definida, você consegue criar um calendário de postagens e alcança mais organização.

Já para definir os temas dos conteúdos, você pode analisar a concorrência, selecionar as dúvidas mais comuns dos pacientes durante as consultas, falar sobre procedimentos e muito mais.

Ao criar um conteúdo de qualidade para seu marketing digital para médicos, você também ajuda a combater as centenas de informações falsas sobre saúde espalhadas pela internet. 

  • Analise seus resultados

Por fim, é hora de saber se seus objetivos foram atingidos. 

O último passo da criação da sua estratégia de marketing digital para médicos é a análise de resultados. 

Lembra daquela meta definida no passo 1? Ao final do prazo estabelecido para ela, é hora da análise.

Se você conseguiu atingi-la, ótimo! Sinal de que está no caminho certo e agora pode traçar metas ainda maiores.

Mas se não conseguiu, não desanime. Errar faz parte do processo e é sempre bom lembrar que o marketing digital também é uma estratégia de longo prazo.

Se a meta não foi alcançada, você deve investigar o que deu errado, elencar as possíveis causas, adaptar a estratégia e começar de novo. 

Com essa análise constante, você certamente alcançará resultados incríveis e conseguirá atrair inúmeros pacientes para sua clínica ou consultório. 

Espero que este artigo tenha te ajudado! Antes de ir, não se esqueça de compartilhá-lo com seus colegas. 

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