Estudo de caso de SEO: 1.900% Mais tráfego orgânico

Share on whatsapp
Share on facebook

Como seria o seu negócio com 1.900% mais tráfego de pesquisa orgânica?

Nesta publicação, vamos mostrar como aumentamos o tráfego de pesquisa orgânica de um cliente da Oblige – Agência de Marketing Digital.

Breve Contexto

Lhe daremos o máximo de detalhes possível neste estudo de caso.

Alguns fatos rápidos sobre o cliente:

  • O cliente contratou a Oblige para conseguir novos clientes com a internet;
  • Cliente já possuía conteúdo, mas não conseguia ranquear;
  • Já tinha um site ativo e atualizava o Blog;
  • Não fez nenhum trabalho de SEO no passado.

Nossa estratégia de SEO

A Oblige usa três estratégias diferentes:

1.Estratégia dirigida por conteúdo

Esta é a nossa estratégia preferida, mas requer recursos, tempo e esforço significativos. A estratégia de conteúdo é simples:

  • Criar conteúdo que atraia backlinks;
  • Promover o conteúdo para que ele realmente receba backlinks.

O objetivo desta estratégia é aumentar a autoridade do site do cliente. Quanto maior a autoridade do site, mais fácil será classificar por palavras-chave.

2.Estratégia dirigida por não-conteúdo

Esta estratégia é exatamente como parece: não criamos e não promovemos conteúdo, em vez disso, otimizamos uma página ou muitas páginas para palavras-chave de destino. Esta abordagem é melhor para sites que já possuem conteúdo relevante, mas não sabem como formatar para agradar o Google.

Para este cliente, usamos essa estratégia.

Aqui estão as táticas envolvidas:

  • Encontramos idéias de palavras-chave, analisamos os concorrentes e pedimos ao cliente que as aprove;
  • Otimizamos páginas-alvo para as palavras-chave definidas;
  • Fizemos uma auditoria de SEO para identificar todos os problemas técnicos e problemas de backlink fora do site;
  • Corrigimos todos os problemas OnPage encontrados;
  • Adquirimos backlinks relevantes até que o cliente classifique;

3.Conteúdo de Suporte

O conteúdo de suporte não tem como objetivo ranquear por si só. O objetivo dele é aumentar a relevância dos outros conteúdos já existentes e tornar mais claro para o Google, sobre o que se trata cada conteúdo. Este é um fator de posicionamento muito relevante.

Pesquisa por palavras-chave

O cliente nos forneceu excelentes idéias e palavras-chave para as quais ele desejava classificar. Lançamos essas informações imediatamente no Google Keyword Planner com a finalidade de verificar o volume de pesquisa. Através de pesquisas rápidas, identificamos as palavras-chave com o maior volume e montamos nossa lista baseada em Volume e Dificuldade de Rankeamento.

Confira algumas palavras que já estamos ranqueando e seu respectivo volume de pesquisas mensais:

*escondemos os URLs de Destino e o termo em si para não prejudicar nosso cliente.

Análise de concorrentes

Nós dividimos a análise dos concorrentes em duas etapas, na primeira delas analisamos o seguinte:

  • PA & DA: comparamos PA e DA do cliente em relação aos sites de ranking;
  • Big Brand Dominance: procuramos grandes marcas como a Wikipedia ou o ranking Amazon na primeira página. Isso pode ser um sinal de que o nicho é competitivo;
  • Páginas That Signal Low Competition: procuramos páginas “fracas”, como as de sites Q&A, PDFs, diretórios de artigos, comunicados de imprensa ou mesmo web 2.0s. Esses tipos de páginas são fáceis de ultrapassar.

Este processo mostrou-nos se vale a pena prosseguir com uma palavra-chave específica. Se a palavra-chave passar por este primeiro teste, seguimos para o estágio dois de nossa análise concorrente.

O segundo estágio é mais abrangente porque analisamos cada concorrente um a um. Nesta análise, estamos analisando alguns fatores diferentes, incluindo:

  • Total de Backlinks: a quantidade de domínios únicos que se vinculam a uma página é um forte fator de classificação, portanto, está no topo da lista de prioridades para nós.
  • Qualidade do Link: examinamos a qualidade do link da página do competidor. Fazemos isso para obter uma imagem geral do que a qualidade do link é “aceita” para a palavra-chave.
  • Força do Conteúdo: classificamos a qualidade do conteúdo do concorrente em uma escala de 1-10. Esta classificação é baseada no comprimento, na complexidade, na exaustividade e na estrutura do conteúdo (desde uma perspectiva de legibilidade e design).

Otimização da página

Nós decidimos que seria mais eficaz segmentar a página inicial do cliente para o conjunto de palavras-chave que selecionamos.

  1. Adicionamos as palavras-chave ao título e alteramos a Meta Descrição;
  2. Adicionamos a palavra-chave com o maior volume de pesquisa ao título H1 de cada página;
  3. Realizamos linkagem interna com páginas de suporte;
  4. Otimizamos o layout, facilitando o contato do visitante;

Procedimento de Auditoria de SEO

O objetivo da nossa auditoria foi identificar questões técnicas que prejudicam a experiência do usuário ou que poderiam diminuir autoridade do site. Isto inclui:

  • Velocidade de carregamento do site;
  • Sites não responsivo;
  • Páginas 404 não otimizadas;
  • Links quebrados ou irrelevantes;
  • Redirecionamento 302;
  • Conteúdo duplicado;
  • Arquitetura interna do site não otimizada;

Os resultados

O nosso cliente, já tinha investido em site e criação de conteúdo, no entanto, nunca focou em SEO. Portanto, seu resultado online sempre tinha sido zero.

Após os primeiros meses de trabalho, já começamos a receber leads de forma recorrente.

Confira abaixo os dados do Google Analytics ao longo de 03 meses, demonstrando os resultados de contatos recebidos:

Foram ao total 300 leads nos últimos 90 dias, com uma conversão de 5,77%. Ou seja, ainda havia espaço para otimizar ainda mais o site.

Confira agora, os resultados após melhorias de design e otimização de conversão do site:

Em menos de um terço do tempo, apenas 28 dias, aumentamos as conversões em quase 50% em relação ao tempo total mensurado. E a taxa de conversões aumentou para 6,95%. Uma melhora muito significativa, que aumenta e muito os resultados nos próximos a vir.

Aumento de Visitas

No início dos nossos trabalhos, as visitas no site ficavam em torno de 100 usuários ao mês. Ao final de 6 meses de trabalho, atingimos 2.000 visitas. Um aumento de 1.900%.

Observe o ranking de palavras chaves e o aumento da autoridade de nosso cliente. Há 3 meses, tínhamos 28 palavras-chave no Top 3, hoje estamos com 74, um aumento de 164%.

No Top 10, tínhamos há 3 meses atrás, 92 palavras-chave, hoje temos 202, um aumento de 119%.

Este cliente teve uma ótima base para SEO e tornou nosso trabalho muito mais fácil.

Nem sempre é fácil cultivar o tráfego de pesquisa orgânica, às vezes, os clientes têm anos de táticas de SEO ineficaz / spam que você deve lutar contra, por isso é mais fácil trabalhar com clientes que fizeram pouco ou nenhum trabalho SEO no passado.

Pin It on Pinterest

Share This