O que é Inbound Marketing? Saiba como ele pode fazer a diferença no seu negócio

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Quando pensamos em marketing, nos lembramos de outdoor, propaganda na televisão e posts patrocinados nas redes sociais: tudo aquilo que surge – do nada – para as pessoas. Agora, pensa em uma estratégia de marketing que atraia o interesse espontâneo de um potencial cliente (lead) sem interromper a atenção deles. Imaginou? Isso é o que chamamos de Inbound Marketing.

Continue a leitura e descubra o que é Inbound Marketing e como ele pode fazer a diferença no teu negócio!

Afinal, o que é Inbound Marketing?

Uma estratégia Inbound Marketing, nada mais é do que meios, formatos e maneiras de conquistar a permissão de alguém para que você divulgue o seu serviço. Em outras palavras, o Inbound é uma estratégia dentro do marketing digital que visa atrair um público com mais chance de fechar um negócio. 

O conceito de Inbound Marketing apareceu pela primeira vez em 2006, criado pela empresa americana Hubspot, por Brian Halligan.

Entenda como essa estratégia se afasta do conceito tradicional da publicidade e possibilite uma relação saudável e duradoura com o seu público-alvo através de Marketing de Conteúdo, utilizado para atrair, “educar” e encantar leads. Vem com a gente!

Como funciona o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing funciona por etapas: o funil de vendas e a jornada de compras. No Inbound, as estratégias são focadas em atingir o público ideal, ou seja, aquele que, realmente, tem interesse pelos seus produtos ou serviços.

funil de vendas

Para que você entenda melhor, vamos explicar como funciona um funil de vendas, ou seja, o passo a passo que um visitante dá até tornar-se um lead e após, um cliente. Veja:

  • Topo

Como num funil, quem está no topo ainda está, de modo geral, perdido quanto ao que ele precisa. Esta é a fase do aprendizado e descoberta. A pessoa aqui ainda é um visitante. É neste momento que utilizamos a primeira estratégia do Inbound Marketing: a atração.

  • Meio 

No meio, o visitante já sabe o que ele precisa e começa a considerar algumas soluções e cria a intenção de fazer uma compra. Nesta etapa do processo, se ainda no topo, o visitante se interessou pelo seu conteúdo, ele se torna um lead.

  • Fundo 

Aqui é a hora de pescar o peixe. O lead finalmente percebeu o que ele precisa, mas vai  avaliar entre as opções para tomar uma decisão. Ele é uma oportunidade da sua empresa fechar uma venda e, tornar essa oportunidade, um cliente.

Este é o caminho para conquistar um visitante que fez uma pesquisa x no Google e caiu no seu site como potencial consumidor. Veja no próximo tópico como a sua empresa deve prosseguir em cada uma das etapas. 

Estratégias de Inbound Marketing 

Agora que já entendemos qual é o caminho a ser percorrido pelo nosso futuro cliente, precisamos compreender como o marketing da empresa deve agir em cada etapa do processo do lead. Afinal, não podemos meter os pés pelas mãos, certo?

O princípio do Inbound Marketing é educar e se relacionar com o lead. É como se fosse uma relação amorosa: vai acontecendo aos poucos. Saiba como:

Atraindo o cliente no Inbound Marketing

atração de leads

Para pescar aquele peixe que está perdido no grande mar chamado internet você deve investir em algumas estratégias e mostrar diferencial. Nesta etapa o que conta é o marketing de conteúdo, uma das principais ferramentas do inbound e que está presente em todas as etapas do funil de vendas. Trace sua persona e crie conteúdo de valor no site, blog e redes sociais da sua empresa. Ah, não esqueça, aqui o SEO é muito importante.

Torne um estranho em lead

O visitante já encontrou e leu seu material, mas nosso objetivo ainda não foi alcançado, pois queremos manter uma relação. Pense que já tivemos um primeiro encontro, mas precisamos pegar o telefone, e-mail e o contato dessa pessoa para que continuemos o processo e possamos estreitar esse relacionamento. Este é o momento da conversão e, para que ela aconteça precisamos que o Lead nos dê algumas informações através de Landing Pages, Formulários e botões de ações (CTA). Geralmente, as pessoas acabam realizando a troca desses dados por conteúdos inéditos, portanto, mão na massa é hora de criar infográficos, listas e e-books.

Precisamos fechar a venda

Após o visitante virar um lead, ele vai para uma plataforma da sua escolha para que a relação continue. Aqui você personaliza o seu atendimento, falando direcionadamente com o possível cliente. Através da automação de marketing isso é feito por e-mail e newsletter. Você cria trilhas de conteúdos voltadas ao perfil do lead. O objetivo final é que ele diga “estou pronto para falar com o comercial”. 

isca newsletter

Não esqueça de manter um relacionamento

Infelizmente, muitas empresas acabam esquecendo do cliente depois de uma compra. Só pensam na atração e esquecem que um bom relacionamento é a alma do negócio. Esse é outro fator importante do Inbound. Nesta etapa precisamos entender que o sucesso do cliente é o sucesso da sua empresa também. Ofereça serviços de pós-venda, tenha um relacionamento ativo e ofereça conteúdos específicos. Seja leal ao seu cliente para que ele continue comprando de você.

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