Como Construir Sua Landing Page Mais Persuasiva

Share on whatsapp
Share on facebook

Criar uma página de captação de clientes eficiente nem sempre é tarefa fácil. Também chamadas de landing page, essa é uma importante ferramenta do marketing digital para gerar conversões.

Mas, afinal, o que é essa tal conversão? De maneira geral, podemos dizer que a conversão é um processo que irá fazer com que o usuário realize uma ação em relação à sua empresa. Isso quer dizer que a landing page irá induzir (ou persuadir) o usuário a tomar uma atitude desejada por você.

Normalmente, essa ação é a compra direta do seu serviço ou produto, ou seja, você transforma o usuário em cliente de forma imediata. Entretanto, essa ação também pode ser o início de um novo estágio do relacionamento entre a sua empresa e o seu cliente.

Somente a partir dessa iniciativa é que você terá a chance de transformar um simples visitante em um cliente da empresa à longo prazo, ou seja, em um lead.

A princípio estes conceitos podem parecer confusos, mas você verá que eles são mais simples do que parecem. Antes de falarmos sobre como construir sua landing page para deixá-la mais persuasiva, você irá conhecer um pouco mais sobre os tipos de conversões para se familiarizar com o assunto.

Está pronto para começar? Então vamos lá!

Entenda melhor as conversões  

Basicamente, existem dois tipos de conversões possíveis em um site. Conheça agora quais são elas:

  • Conversão direta: acontece quando o visitante de um site responde à uma oferta e efetiva a compra imediatamente. Exemplos: compras em e-commerce, solicitação de orçamentos via formulários eletrônicos, reservas de horários de algum serviço via site, entre outras ações similares.
  • Conversão indireta: é realizada quando o usuário fornece seus dados pessoas (nome completo, e-mail, telefone, etc) em troca de uma oferta de conteúdo ou outro tipo de serviço gratuito. Exemplo: preenchimento de formulários eletrônicos em troca de download gratuito de um e-book.

Diferentemente da conversão direta, a indireta trabalha com conversões mais suaves. Ou seja, ela é mais indicada quando se quer captar a atenção de pessoas que, mesmo que não venham a comprar naquele momento, podem se tornar futuros clientes em potencial.  

E quanto às landing pages?

Como já dito anteriormente, uma landing page tem o objetivo de gerar conversão. Atualmente, uma landing page é uma página simples, que leva o visitante a agir de apenas uma forma: aceitar a sua oferta ou sair da sua página sem o menor interesse no que você tem a oferecer.

Para que a segunda opção não aconteça, vamos logo para o assunto que te interessa antes que você desista de terminar a sua leitura.

Como construir uma página de conversão persuasiva?

Uma boa landing page é formada pelos seguintes elementos: título, oferta, formulário eletrônico (para que você consiga os contatos do visitante) e call-to-action (chamada para a ação).

Para que cumpra bem o seu papel como landing page, ou seja, traga conversões, algumas estratégicas de marketing devem ser utilizadas. Conheça algumas delas a seguir:

Aprenda e aplique as técnicas AIDA

Quando se trata de criar títulos persuasivos, esse é um dos métodos mais usados na produção de conteúdo web. A AIDA é uma técnica para se criar títulos que tem como base quatro elementos principais. São eles:

  • Atenção: Obviamente, o seu texto precisa chamar despertar a curiosidade e chamar a atenção de quem bate o olho nele. Por exemplo: “Conheça os 100 melhores livros para ler online que você precisa conhecer”. Certamente o 100 consegue fisgar o olhar do leitor.
  • Interesse: seu título também precisa ser interessante. No exemplo acima, veja que as palavras “melhores livros para ler” cumprem esta função. Pode parecer bobagem, mas esse é um detalhe que faz toda a diferença.
  • Desejo: “online”. Apalavra online é tentadora. Afinal, ela remete à comodidade, fácil acesso e, na maioria das vezes, gratuidade. A palavra “online” e “gratuito” podem ser as melhores amigas de títulos promissores. Logicamente, elas só deverão estar presentes se forem relevantes ao restante do texto.
  • Ação: a ação neste título está óbvia para o leitor “você precisa conhecer”. Mas esteja atento! Isso nem sempre é tarefa fácil em um título. Pesquise e crie diversas opções de títulos antes de escolher o final.

Abuse e use do CRO

A sigla CRO quer dizer Conversion Rate Optimization ou “otimização da taxa de conversões”. Esse método é um conjunto de técnicas e estratégias aplicadas em landing pages que irão orientar ou persuadir o usuário a concluir uma ação, que pode ser uma compra ou o preenchimento de um formulário, por exemplo.

O CRO é totalmente focado no usuário. Ou seja, irá trabalhar as melhores formas de visualização de conteúdo web (leitura em “F”); chamadas persuasivas; uso de cores estratégicas; posicionamento dos call-to-actions; entre outros fatores.

Para fazer um bom CRO, você precisará:

  • Segmentar o seu público: a criação de conteúdo segmentado e um layout adequado ao perfil do seu público torna o seu trabalho de conversão mais eficiente.
  • Mostrar que tem autoridade: produza um conteúdo de primeira, que possa se tornar referência no seu ramo de atuação.
  • Planejar e testar sua página de conversão: por mais bem estruturada que sua página esteja, é fundamental realizar alguns testes (quantitativos e qualitativos) para mensurar resultados.
  • Criar iscas digitais: lembra do exemplo do e-book, que pode ser usado como uma estratégia de conversão indireta? Se for de qualidade, ele também é um ótimo exemplo de isca digital.
  • Parar de analisar apenas a estética da página: ter uma landing page bonita não quer dizer que ela seja funcional. Faça uma página atraente e limpa, mas que, acima de tudo, seja estratégica. Use a psicologia das cores a seu favor, posicione seus call-to-actions em locais bem pensados e trabalhe com imagens persuasivas.  

Apesar de simples de serem entendidas, tanto a AINDA quanto o CRO são os dois melhores métodos para construir uma página persuasiva. Siga as dicas, estude mais sobre o assunto e desenvolva uma landing page que realmente traga bons resultados.

Pin It on Pinterest

Share This