10 benefícios de criar um blog para a sua empresa

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Você, com certeza, já conheceu muitas empresas que baseiam suas estratégias de marketing digital em um blog. Mas a pergunta que talvez ainda não esteja tão clara é: será que alguma delas realmente teve os resultados esperados?

Esse questionamento faz todo o sentido. Existe uma grande diferença entre uma tática ser popular e ser realmente vantajosa.

Felizmente, analisar o assunto mais de perto vai ser mais do que suficiente para te convencer de que vale a pena criar um blog para a sua empresa.

Vamos ver agora por que a sua estratégia digital precisa desse canal e ainda conferir 10 benefícios de criar um blog para o seu negócio!

Por que a sua estratégia de marketing digital precisa de um blog?

Principal metodologia de atração e fidelização de clientes na Internet, o Inbound Marketing se apoia na geração de valor por meio de conteúdo relevante para dar certo.

Em outras palavras, a ideia é ajudar as pessoas que podem se tornar clientes antes mesmo de oferecer qualquer coisa a elas. Na verdade, o Inbound tem 4 etapas, que são divididas da seguinte forma.

Atrair

A primeira etapa do processo de Inbound Marketing é chamada de atração. Essa é a fase em que a persona tem o primeiro contato com a sua marca e com a mensagem que ela transmite.

Geralmente, esse contato acontece por meio de um post de blog que introduz um conceito novo, responde a uma dúvida ou ajuda a persona a resolver um problema básico.

O blog é o caminho mais indicado porque dá o que o público precisa em termos de conteúdo, mas sem exigir muito compromisso. Inclusive, aponta para mais conteúdos que vale a pena explorar.

Converter

Depois de atrair visitantes para os seus canais de marketing, é importante garantir que eles voltem sempre. E não é muito sábio esperar que as pessoas se mantenham interessadas apenas por publicar novos conteúdos.

O melhor mesmo é converter visitantes em leads, ou seja, fazer com que esses estranhos se tornem clientes em potencial, por iniciar um relacionamento ativo com eles.

Usar formulários de captura de e-mails e colocá-los em lugares estratégicos no seu blog é uma tática simples e eficaz de construir uma audiência leal.

Vender

Depois de gerar leads, você precisará nutri-los com mais conteúdo relevante e que se encaixe nos seus interesses e necessidades.

Essa nutrição, que pode ser feita com a ajuda de um software de automação de marketing, deve ser personalizada e constante, até o ponto em que o lead estiver maduro o suficiente para comprar.

Durante a nutrição, você poderá indicar novos conteúdos do seu blog, de acordo com o momento de cada pessoa na jornada de compra.

Nessa hora, seus vendedores entram em cena para fechar negócio. Mas será que esse é o fim? Não, é preciso levar o relacionamento para o próximo nível.

Encantar

Depois da venda, você tem duas possibilidades:

  1. nunca mais ver o cliente;
  2. garantir que ele se torne um comprador regular, que indica sua empresa para outros sempre que pode.

Para que o segundo cenário se concretize, é vital que você invista na retenção e sucesso do cliente. Mesmo nessa etapa, o blog já vai ter desempenhado um papel importante. Quer saber qual?

O de educar o cliente. Quanto melhor é o processo de educação antes da compra, maior a tendência de a pessoa continuar com a empresa por mais tempo sem ter problemas.

Quais os 10 benefícios de ter um blog e investir em marketing de conteúdo?

Agora que você viu como um blog se encaixa como uma luva no processo de geração de valor e cultivo de relacionamento com os seus atuais e futuros clientes, é hora de ver alguns benefícios disso.

Se você ainda tem qualquer sombra de dúvida sobre o valor de um blog, se prepare para mudar de opinião rapidamente. Vamos lá!

1. Trabalhar com orçamento flexível

Essa é uma vantagem do marketing digital, de forma geral, mas o blog é prova de que se pode começar sem muitos recursos.

O WordPress, por exemplo, principal sistema de gerenciamento de conteúdo do mundo, no qual a maioria dos blogs é mantido, é gratuito. Muitos templates (modelos de sites) e plugins também não custam nada.

Conforme você perceber resultados, pode aumentar o orçamento dos investimentos com o blog e torná-lo ainda melhor. Só não economize na qualidade do conteúdo!

Em muitos casos, vale a pena terceirizar esse serviço para conseguir aliar economia e bons resultados.

2. Atrair as pessoas certas

Usadas até hoje por diversas empresas, muitas das táticas de marketing tradicionais buscam colocar um produto ou serviço na frente do maior número de pessoas possível.

Se você estiver entre elas, saiba que chamar a atenção de muita gente não é o mesmo que atrair os compradores certos.

Num blog bem estruturado, que segue os melhores princípios do marketing de conteúdo, a estratégia é traçada para atrair apenas as pessoas que fazem o perfil de cliente ideal para o seu negócio.

3. Aumentar a geração de leads

A geração de leads, ou seja, de oportunidades de negócio, é uma das prioridades de muitas empresas. Afinal, quanto mais leads gerados, maior será o número de vendas.

Como você já viu neste artigo, a geração de leads pode aumentar significativamente se você tiver um blog que atraia a persona certa e gere valor para ela.

É natural que o público do seu blog queira saber mais sobre suas novidades ou se cadastre para receber materiais mais profundos. É aí que se inicia a sua relação com seus futuros clientes.

4. Educar o mercado

Sabe de uma coisa que ninguém te contou? Seu mercado deseja ser educado. Mais do que nunca, os clientes estão em busca de informações sobre os assuntos que são do seu interesse.

Um blog é a maneira perfeita de se tornar essa fonte de informações precisas e práticas que os ajudarão a resolver seus problemas.

E não se esqueça do que falamos acima: clientes bem educados dão menos problemas e são mais fáceis de fidelizar.

5. Vender mais

Vamos fazer as contas juntos? Até agora, vimos que o blog serve para:

  • atrair as pessoas certas;
  • gerar leads;
  • educar seu mercado.

O resultado disso só poderia ser aumento nas vendas. Acredite!

6. Fidelizar os clientes

Não pense que só quem nunca comprou de você vai acessar seu blog. Muitos clientes recorrentes continuarão tendo dúvidas, e podem usar esse canal para se informar.

Mesmo quando feito de forma indireta, como nesse caso, o blog terá um efeito positivo em fidelizar seus clientes.

Pode parecer que não, mas eles vão sempre se lembrar de quem os ajudou quando precisaram, e se sentirão inclinados a agir de forma recíproca. Esse, aliás, é um poderoso gatilho mental.

7. Ganhar promotores da marca

Conseguir clientes fiéis, que sempre compram de você, é um feito e tanto. Mas, se você achou que não dava para melhorar, se enganou.

Ainda mais apaixonados são os promotores de marca, aqueles clientes que se tornam verdadeiros fãs e advogam em nome de uma empresa, mesmo sem receber nada por isso.

Esse nível de entusiasmo só é possível se você oferecer um produto incrível com um atendimento incrível e motivos para as pessoas falarem de você. Destacando a importância das empresas fazerem um bom trabalho de branding.

8. Diminuir o ciclo de venda

O ciclo de venda é o tempo que leva entre o interesse inicial e a venda, em si. Quanto mais caro e complexo o produto, mais longo tende a ser o ciclo de venda.

O blog pode ajudar a encurtar esse caminho, pois ele favorece a eliminação de objeções comuns e mantém o lead interessado por mais tempo.

Lembre-se de que seus clientes pesquisam muito, então, eles podem chegar a uma reunião de vendas já informados pelo conteúdo do seu próprio blog ou por informações encontradas no concorrente. Qual você acha que vai te ajudar a vender?

9. Testar novidades

Produtos novos, por vezes até inovadores no segmento, podem ser apresentados em um blog para medir a reação do mercado antes mesmo de serem produzidos.

Assim, esse canal serve de termômetro, para ver se as ideias em pauta na empresa estão de acordo com o que a persona quer, antes mesmo de gastar um centavo com novidades.

10. Fortalecer a marca

Tornar-se fonte de referência por meio do conteúdo do seu blog ainda traz um benefício que está além da mensuração em curto prazo: fortalecimento de marca.

Uma marca forte colhe os frutos disso por muito tempo, então, criar um blog pode ser a solução para manter seu negócio saudável e competitivo não só agora, mas também no futuro.

Criar um blog para a sua empresa é um investimento fácil, prático e de custo-benefício incrível. Os 10 benefícios vistos aqui só comprovam isso. Agora, o segredo é dar os primeiros passos, criar uma estratégia sólida e manter a consistência.

E, se você ainda tem alguma dúvida sobre os benefícios do Marketing de Conteúdo, veja como um blog post trouxe mais de 2 milhões de reais para a Rock Content.

Conteúdo produzido pela Rock Content.

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