Como aparecer no Google: Passo a passo para ranquear no topo

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Imagine que o Google é a rua comercial principal da sua cidade. Você e os sites concorrentes estão ali, tentando, de toda a forma, chamar a atenção dos possíveis clientes. Alguns utilizam de uma boa placa, outros investem na vitrine e os demais espalham folhetos com promoções pelos arredores. Cada um utiliza as “armas” que tem. No marketing digital não é diferente – e nós podemos (e vamos) provar.

Saiba tudo sobre o maior buscador do mundo: Descubra como se destacar da concorrência e como aparecer no Google de uma maneira eficiente e gratuita.

É importante dizer que o foco desse post é te ensinar como aparecer no Google de forma orgânica, ou seja, gratuitamente. Agora se você está disposto a investir em pesquisa paga, sugerimos este conteúdo sobre quanto custa anunciar no Google.

Leia até o final e confira nossa dica bônus para seu negócio aparecer no Google.

Como funciona o Google?

como aparecer no Google

Antes de saber como aparecer no Google, é indispensável entender como a ferramenta de buscas funciona. 

O site trabalha através de pesquisas do usuário. Ao receber uma pergunta ou pesquisa, um algoritmo dentro da plataforma é acionado e vai em busca da resposta. O Google, então, fornece ao usuário centenas de páginas, organizando sempre da maior até a menor relevância para o que foi pesquisado. Até aqui, tudo bem, mas por que será que alguns sites não aparecem nas primeiras páginas?

Vamos refletir um pouco. Antes da internet surgir, para quem você pedia recomendações de uma boa padaria? Ou então uma receita? Indicações de familiares e amigos, correto?! O Google funciona exatamente dessa forma: por recomendações, ou seja, você necessita passar para o buscador confiança e legitimidade nas suas respostas aos usuários. Isso só é possível de alcançar com estratégias e conteúdos de qualidade. Veja no próximo tópico como conquistar seu espaço no Google.

Passo a passo: Como aparecer no Google?

SEO passo a passo

Ouvimos muito que não existe receita de bolo para o sucesso no Inbound Marketing e, realmente, ela não existe – para alguns segmentos do meio, como, por exemplo, as redes sociais. Mas isso é história para outra hora.

Dentro do Google é possível, sim, seguir alguns passos, traçar algumas metas, organizar e fazer algumas ações para alcançar os seus objetivos. Entretanto, tudo tem uma dose certa, afinal, estamos trabalhando com o melhor e inteligente buscador do mundo. 

Para não pecar pelo excesso ou, pior, pela falta, você vai precisar de uma boa dose de SEO, conteúdo de qualidade, alguns links internos e externos e um pouquinho de paciência. Siga à risca a nossa receita e, não só descubra como aparecer no Google, mas apareça. 

Configure o seu site

Vamos começar pelo começo. O seu site é como se fosse a massa de um bolo, ou seja, a base da receita. Aqui, vamos precisar que você configure todas as páginas dele. Afinal, o poder de rastreamento do Google analisa tudo e, se ele não encontrar as informações que busca, supostamente ele compreende que o usuário também vai passar por dificuldades para encontrar. Sendo assim, acaba por não exibir o seu site no resultado de uma pesquisa. 

Evite que isso aconteça nomeando todas as páginas e seções de forma clara, objetiva e precisa. Ah, não esqueça de ter uma URL amigável, boas imagens com utilização de texto alternativo e parágrafos curtos. Também é importante manter o site sempre atualizado, que ele não demore muito pra carregar e que seja responsivo, ou seja, adaptado para dispositivos móveis.

Além disso, trabalhe assertivamente as metatags ou metadescription, aqueles pequenos textos que surgem nos resultados das páginas de buscas do Google. É ali que você “vende o seu peixe”.

SEO 

O que é SEO

Chegamos na hora de misturar alguns ingredientes desta receita. Para aumentar e melhorar o tráfego dentro do seu site, utilize boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Na nossa receita, esse é aquele ingrediente que você pode ir colocando até “dar o ponto”, sabe?!

De uma forma resumida, SEO nada mais é do que a otimização da palavra-chave no seu texto. Quando você a define, ela deve estar inserida nos títulos e subtítulos, no corpo do texto, na descrição da imagem, em links internos (que levam para outras páginas do seu próprio site). O SEO é fundamental para o seu site aparecer no Google.  

Links

Temperinho especial pro bolo. Aqui você vai precisar de um pouquinho de cada tipo de link: Links Internos e Links Externos. Os links internos direcionam para dentro do seu site, mas para outras páginas. Essa opção é muito utilizada para quem tem blog. Vamos falar sobre ele no próximo tópico.

Já os links externos direcionam para fora do seu site. Você já deve ter ouvido falar em link building, certo? Um dos fatores que influenciam o Google ao dar respostas aos usuários são os chamados SEO off page, ou seja, a quantidade de links de outros sites relevantes que direcionam para sua página. Entretanto, como já mencionamos aqui, tudo deve ser dosado na quantidade certa. Mais importante do que o número, é a qualidade dos links que apontam para o seu site. 

Ofereça conteúdo de qualidade

Que tal dar um recheio bem gostoso pra esse bolo? É hora de falarmos sobre conteúdo!

Dentro do site, em geral, falamos sobre a nossa empresa, mostramos a equipe, os serviços oferecidos e sanamos as principais dúvidas dos nossos prospects. Ou seja, não há tanto espaço assim para oferecer conteúdos extras. Por isso, a nossa dica especial para quem quer aparecer e conquistar o topo do Google é: tenha um blog e ofereça conteúdo relevante.

Com o blog você ensina o seu cliente a utilizar o seu produto, trabalhando o texto focado em SEO e pode – ou melhor, deve – utilizar links que levem para o seu site e site de terceiros.

Falávamos de links externos no tópico anterior e aqui vai uma dica de ouro: faça parcerias e trocas de posts com sites que contemplem seu negócio. Chamada de guest post, esta prática nada mais é do que ter posts escritos por terceiros, por autores convidados.

Mas lembre-se: forneça sempre conteúdos originais e relevantes. Afinal, o tempo de permanência do usuário na página também interfere no ranqueamento do seu site.

Aliás, se você quiser saber outros fatores que ajudam seu site a aparecer no Google, vale a pena conhecer a lista feita pela Backlinko com 200 fatores de ranqueamento para 2020.

Conteúdo de qualidade para otimizar no Google

Dicas rápidas para aparecer no Google

Confira 10 dicas rápidas para otimizar o conteúdo das suas páginas e fazer seu site aparecer no Google de forma orgânica:

  • Priorize a palavra-chave: use-a no título, na descrição e várias vezes ao longo do texto;
  • Tenha uma url amigável, e de preferência que inclua a palavra chave;
  • Estruture o texto com Headings ou cabeçalhos (os famosos H1, H2, H3, H4…);
  • Opte por parágrafos curtos;
  • Faça bullet points (como esse);
  • Use termos em negrito;
  • Também utilize itálico;
  • Adicione links relevantes para páginas internas e externas;
  • Insira boas imagens e não se esqueça do texto alternativo (alt text);
  • Conteúdos com vídeos também costumam ser melhor ranqueados.

Como uma agência ajuda o seu site a aparecer no Google

Equipe trabalhando em agência de marketing digital

Agora que você compreendeu como é indispensável algumas boas práticas para quem quer aparecer no Google, que tal contar com uma ajuda especial de uma agência de marketing?

A Oblige possui um serviço focado em Google e SEO. Nós podemos identificar quais são as palavras-chave do seu setor e criamos de uma maneira estratégica links internos e produzimos conteúdos de qualidade para o seu negócio. Trabalhamos para capturar a atenção do leitor e aumentar o ranking do seu site no Google. E aí, vamos conversar?

Bônus: Como aparecer no Google Maps

O Google possui vários serviços e um deles é o Maps. Além de permitir que seus clientes encontrem a sua empresa com mais facilidade, aparecer no Google Maps fornece ainda a oportunidade dos usuários te encontrarem pela proximidade local, pois aproximadamente de 84% dos consumidores realizam pesquisas locais.

Para cadastrar a sua empresa no Google Maps, basta ter uma conta no Google Meu Negócio. Com ela, você vai preencher alguns formulários. Após, você precisa confirmar o cadastro. 

Como uma forma de garantir a segurança e a certificação do endereço fornecido, o Google envia gratuitamente uma carta ao endereço para realizar a confirmação. Depois de inserir o código de verificação que consta nela, sua marca passa a aparecer no mapa do Google.

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