Como ganhar seguidores no Instagram: 15 dicas simples de aplicar!

Share on whatsapp
Share on facebook

O Instagram é, sem dúvidas, uma das mais importantes redes sociais da atualidade. Com mais de um bilhão de usuários ativos por mês e mais de 500 milhões todos os dias, é inegável que esta é uma importante ferramenta de negócios e que não deve ser menosprezada. 

Não é à toa que 7 em cada 10 empresas já possuem um perfil no Instagram. Em contrapartida, mais de 80% dos usuários segue pelo menos uma conta comercial. Logo, se você ainda não faz parte destes 70%, está perdendo dinheiro. 

Não é difícil concluir que, com cada vez mais profissionais e empresas investindo no Instagram como ferramenta de impulsionamento dos seus negócios, sejam eles digitais ou físicos, a disputa para obter espaço e notoriedade seja acirrada. Neste sentido, compreender a importância desta rede social nos dias atuais leva a um questionamento quase que imediato: como ganhar seguidores no Instagram? É isso que você descobrirá neste artigo. 

Instagram para empresas: qual sua importância? 

Guiar uma empresa rumo ao sucesso não é tarefa fácil e envolve inúmeras variáveis. Sabe-se, ainda, que obter visibilidade é parte fundamental desta trajetória e que o caminho pode ser longo se você não tiver auxílio. Explico: 

Imagine que você precise cruzar um deserto para chegar a uma piscina natural com água limpa e fresca. Você não tem um carro, está sozinho e o calor é de uns 35ºC. Concorda que um veículo 4×4 seria essencial nessa empreitada? Em termos absolutamente simples, o poço de água fresca é o sucesso da sua empresa e a internet – quando bem utilizada – é o veículo que te ajudará a chegar mais rápido até lá. 

O Instagram não é a única ferramenta existente para alavancar negócios online, afinal, o leque de possibilidades do marketing digital é imenso. No entanto, é inegável que esta é um dos principais instrumentos da atualidade. Os motivos são:

  • Mais de 1 bilhão de usuários ativos;
  • Rede social com maior índice de engajamento; 
  • Maior visibilidade e posicionamento de marca; 
  • Opções de impulsionamento direcionado; 
  • Comunicação assertiva; 
  • Funcionalidades para e-commerce; 
  • Métricas de desempenho otimizadas; 
  • Entre outros. 
Instagram Negócios

Talvez você se pergunte, mas por que o Instagram deveria ser minha principal estratégia? Segundo a Brain Rules, as pessoas tendem a se lembrar de 65% das informações exibidas com recursos visuais, contra apenas 10% do que ouvem. Já um outro estudo mostra que as pessoas têm 40 vezes mais chances de compartilhar conteúdo visual nas mídias sociais.

O Instagram, por sua vez, é uma rede social essencialmente visual, onde predominam conteúdos de imagem e vídeo. Logo, além de capturar e prender a atenção, o conteúdo disseminado nesta rede é mais absorvido, mais compartilhado, exerce mais poder de influência sobre a decisão de compra e gera muito mais engajamento. 

Assim, independentemente do porte ou nicho de atuação da sua empresa, seja ela de vendas ou prestação de serviços, estar presente no Instagram é o primeiro passo rumo ao sucesso. 

Se com tantos benefícios você se convenceu que o Instagram é uma boa estratégia e está pensando em formas de aumentar sua visibilidade na rede e em como ganhar seguidores no Instagram, calma, que nós vamos te ajudar. 

Como ganhar seguidores no Instagram gratis? 

Se você está procurando maneiras de ganhar seguidores no Instagram sem pagar nada, pode comemorar. Afinal, a grande maioria das estratégias para ver os números da sua conta crescendo são completamente gratuitas e tudo o que você precisa é dedicação. 

Ainda não tem uma conta no Instagram? O que está esperando!? Já tem uma conta e quer ganhar seguidores rápido? Então, confira as nossas dicas. 

15 dicas de como ganhar seguidores no Instagram

1. Invista em conteúdo de qualidade

Para ganhar seguidores não basta postar, é preciso oferecer conteúdo de qualidade. Esta é a única maneira de crescer de maneira rápida e sustentável, ou seja, através de pessoas que realmente se interessam no seu produto/serviço e que podem vir a se tornar clientes. 

Instagram Conteúdo

2. Aposte nas hashtags

Ao contrário do que alguns ainda podem pensar, as hashtags não são uma mera ‘modinha’ no Instagram. Elas funcionam como um facilitador para que pessoas encontrem seu conteúdo de acordo com o tópico de interesse. Mas, lembre-se de utilizá-los de maneira inteligente e relevante, ou todo o esforço será em vão. 

Utilize o aplicativo Leetags para escolher as melhores hashtags.

3. Qualidade é fundamental

Se você chegou até aqui, sabe que o grande trunfo do Instagram é seu conteúdo fortemente visual. Portanto, para ganhar mais seguidores gratis e aumentar o engajamento, invista em imagens de qualidade, que se destaquem em meio a multidão. 

4. Marque presença

Não adianta criar uma conta no Instagram e deixá-la às moscas. Para aumentar o número de seguidores e melhorar o posicionamento de marca, é preciso estar sempre presente. Além de postar conteúdo regularmente, curta, comente, siga, compartilhe. Seja visto e certamente será lembrado.

5. Comunique-se 

O Instagram é a rede social do engajamento, mas, para tanto, é preciso fazer a sua parte. Comunique-se, troque opiniões, tire dúvidas, interaja. Acredite, isso faz toda a diferença. 

6. Aposte em conteúdo variado

Para manter o interesse do público, diversifique o conteúdo. Além de trazer informações novas, aposte em novas abordagens: imagens, vídeos, GIFS, enfim, faça testes e descubra o que funciona para o seu público. 

7. Aprenda com a concorrência

A grama do vizinho parece mais verde do que a sua? Dê uma olhada de vez em quando e aprenda como ele cuida dela para que fique assim. Não se trata de copiar, porém, observar os erros e acertos de empresas parecidas pode te dar insights valiosos de como cuidar do seu próprio gramado, ou melhor, do feed no Instagram. 

8. Planeje seu conteúdo

Um conteúdo bem planejado é fundamental para ganhar seguidores no Instagram. Além de otimizar o seu tempo, ele ajuda a distribuir e diversificar o conteúdo. Verifique, por exemplo, as datas comemorativas daquele mês, eventos próximos, notícias recentes, entre outros, e utilize-os como base para uma pauta mais consistente. 

9. Conheça a sua audiência

Os públicos variam de acordo com o ambiente, e com as redes sociais não é diferente. Observe quem é o seu público no Instagram (o próprio aplicativo fornece dados como sexo, idade, localização, etc.), e adapte a linguagem. Falar a língua do usuário sem perder a sua essência é um grande passo rumo ao sucesso no marketing digital. 

10. Crie uma identidade visual

Pode não parecer, mas a identidade visual é parte fundamental na empreitada de como ganhar seguidores no Instagram. Isso porque utilizar um padrão de cores, fontes, tom de voz e design torna a sua marca facilmente reconhecível, aumentando a identificação e favorecendo o posicionamento de marca.

Contrate uma agência profissional para desenvolver sua Identidade Visual.

Estabelecida a sua identidade visual, respeite-a na hora de postar: utilize sempre as mesmas cores, as mesmas fontes e o mesmo “tom de voz” no seu discurso de comunicação, isso fará seus seguidores identificarem-se com a sua marca, até tornarem-se fãs.

11. Faça testes

Não existe uma receita pronta ou um guia definitivo sobre como criar uma conta de sucesso no Instagram. Cada empresa deve encontrar a sua fórmula e isso só pode ser feito com muitos, muitos testes. Não tenha medo de errar e descubra o que funciona – ou não – para você. 

12. Analise os resultados

Marketing sem análise de resultados é desperdício de tempo e dinheiro. Para conquistar seguidores no Instagram, analise todas as métricas disponíveis. Se houve queda, descubra o porque. Mas, se houve crescimento, repita a receita e analise novamente. Entender a sua realidade é o primeiro passo para melhorá-la. 

13. Defina metas

“Para quem não sabe o destino, qualquer caminho serve.” Se sua única meta é ganhar seguidores no Instagram, será praticamente impossível mensurar os resultados. Para avaliar o desempenho e tomar medidas corretivas caso algo não ocorra conforme o planejamento, trace metas mensuráveis, atingíveis e com prazo. Assim, em vez de “ganhar mais seguidores”, prefira “crescer 20% em seis meses”. 

14. Faça posts patrocinados

Nem sempre um conteúdo excelente é suficiente para obter visibilidade. Quando este for o caso, vale a pena investir em conteúdo patrocinado. A estratégia possibilita direcionar o conteúdo para um público específico, ampliar o alcance da publicação e, consequentemente, ganhar seguidores. 

15. Não menospreze os stories

Os stories são uma oportunidade de criar e fortalecer o relacionamento com a audiência, gerando identificação. Eles garantem mais visualizações, possibilitam uma comunicação direta e eficaz, aumenta o engajamento e aumentam a possibilidade de uma visita ao perfil. O resultado? Mais seguidores, curtidas e leads qualificados.

Utilize aplicativos como o Mojo, Canva ou Crello, que oferecem modelos prontos de alta qualidade para você utilizar nas suas redes sociais.

Identidade Visual

E então, gostou das dicas? O que está esperando para colocá-las em prática agora mesmo e ganhar mais seguidores de maneira inteligente e sem ganhar praticamente nada? Com essas dicas você não somente verá os números aumentarem, como saberá que eles são feitos de pessoas que se interessam pelo seu conteúdo e podem vir a se tornarem clientes e fãs da sua marca. 

Pin It on Pinterest

Share This