Marketing digital para imobiliária: Como vender mais imóveis

Estratégias de marketing digital para imobiliárias tem se mostrado extremamente positivas, trazendo ótimos resultados para as empresas que aplicam esse conceito em suas rotinas.

O marketing digital é a chave para que a sua imobiliária consiga alcançar um número maior de potenciais clientes e, com o trabalho feito corretamente, esses podem se tornar seus novos clientes.

Hoje você vai entender mais sobre o papel do marketing digital para imobiliárias, como conseguir atrair mais clientes, além de conhecer melhor as etapas do funil de vendas, essencial para obter sucesso em suas estratégias.

Qual a principal função do marketing imobiliário?

Como a venda de imóveis sempre é feita por um corretor, a função principal do marketing para imobiliária é a de captação e educação dos leads, os potenciais clientes que demonstram interesse em saber mais sobre o imóvel que está à venda.

Estratégias de marketing digital para imobiliárias são poderosas ferramentas de prospecção e conversão de público frio em potenciais clientes.

Uma estratégia bem executada pode facilitar muito todo o restante do processo, deixando a conclusão da venda propriamente dita muito mais próxima de acontecer.

Estratégia de marketing para imobiliárias?

Sem dúvida a principal estratégia de marketing para imobiliárias é a do marketing de conteúdo.

Como a venda de um imóvel é um processo muito mais complexo, que envolve fatores como o trabalho do próprio corretor e o financiamento do banco, do que a venda de um produto como um sapato ou uma calça em um ecommerce, trabalhar o conteúdo que será entregue ao seu público é essencial.

Confira os passos mais importantes para colocar em prática essa estratégia de marketing digital para imobiliárias.

1 – A qualificação dos leads

Certamente a sua imobiliária possui uma infinidade de cartões e listas de pessoas interessadas em saber mais informações sobre os imóveis que a sua empresa pode negociar.

Como esses clientes já tiveram um contato inicial com a sua imobiliária, é por esses contatos que o seu trabalho de marketing vai começar.

Para qualificar esses leads você pode optar por táticas mais sutis como a apresentação de novos empreendimentos, ou estratégias que vão diretamente para a oferta de venda.

Dessa forma é possível realizar um trabalho de limpeza da sua lista, mantendo apenas os contatos que ainda estão ativos e válidos.

2 – Atração de novos leads

Mesmo tendo uma lista considerável de contatos ativos, a sua empresa sempre irá precisar de novos clientes.

Aqui podem ser utilizadas estratégias conhecidas como topo de funil, que servem para educar e preparar os leads até que estejam prontos para fechar o negócio.

Para atrair novos leads sua empresa pode utilizar a entrega de materiais gratuitos, como guias das regiões onde estão localizados os empreendimentos e outros conteúdos que tem como objetivo mostrar todos os benefícios que o seu empreendimento pode proporcionar ao cliente.

Isso pode ser feito com a criação de uma landing page, uma página de cadastro onde o usuário que chega até ela precisa inserir seus dados de contato para receber algum desses materiais gratuitamente em seu e-mail.

3 – Segmentação

A segmentação é extremamente importante para que nem a sua empresa, nem o seu cliente desperdicem seu tempo enviando e recebendo mensagens indesejadas.

Esse trabalho pode começar já na página de cadastro, com a inclusão de uma pergunta que já tem como objetivo segmentar seus leads para descobrir exatamente como trabalhar com cada um.

Veja alguns exemplos de perguntas que podem ajudar a segmentar clientes já na página de cadastro:

  • Você procura um imóvel para moradia ou investimento?
  • Você tem filhos?
  • Gostaria de quantos quartos no seu apartamento?

Com essas informações em mãos você vai desenvolver toda a comunicação da sua imobiliária em cima dessas respostas para fazer com que seus clientes enxerguem valor no que você está oferecendo.

4 – Parcerias locais

Caso a sua imobiliária esteja trabalhando com empreendimentos em regiões desconhecidas procurar parcerias com negócios locais pode ser uma ótima estratégia.

Ações conjuntas com restaurantes, lojas, academias e outros estabelecimentos que façam sentido para o negócio costumam ser uma excelente forma de prospectar clientes e aumentar sua lista de contatos realmente interessados no seu empreendimento.

Qual é a importância do funil de vendas no marketing para imobiliárias?

Entender o que é o funil de vendas é primordial para que seja possível colocar em prática qualquer estratégia de marketing digital para imobiliárias.

O funil de vendas diz respeito toda a jornada que o consumidor percorrerá até que se torne cliente da sua empresa.

Basicamente, um funil de vendas é composto por três etapas que precisam ser sempre analisadas em conjunto.

As três etapas do funil de vendas são:

  • Topo de funil: momento onde os usuários descobrem que têm uma necessidade, e o papel da sua empresa é mostrar para ele maneiras com que ele pode suprir essa necessidade.

  • Meio de funil: nessa etapa o seu lead está em busca de mais informações sobre a sua necessidade, mesmo sem saber como pode acabar com esse problema.

  • Fundo de funil: essa é a hora onde o lead já está praticamente pronto para fazer negócio. Aqui é o momento em que o corretor entra em contato com o objetivo de fazer a venda.

Vantagens do marketing digital para imobiliárias

O uso de estratégias de marketing digital para imobiliárias possui diversas vantagens que podem melhorar muito os resultados do seu negócio.

O investimento necessário para colocar em andamento uma estratégia de marketing para imobiliária é muito menor do que o necessário para criar campanhas nas mídias convencionais como tv, rádio e mídias impressas.

A análise dos resultados no marketing digital se mostra muito mais precisa, uma vez que é possível rastrear todo o comportamento do consumidor nas diversas etapas do processo.

A segmentação possível no marketing digital para imobiliárias também permite que a sua empresa se comunique apenas com pessoas realmente interessadas na compra de imóveis, aumentando muito a sua taxa de conversão, além de evitar desperdício de tempo de ambas as partes.

Dessa forma é possível fidelizar um número cada vez maior de clientes, o que é extremamente valioso em tempos onde a concorrência é cada vez mais acirrada.

Conclusão

Você viu que o marketing digital para imobiliárias é a chave para que a sua empresa consiga alcançar um número maior de pessoas, que serão trabalhadas para que se transformem em clientes comprando seus produtos.

Qualquer empresa, de qualquer mercado, precisa incluir estratégias de marketing digital para continuar sendo competitiva em tempos cada vez mais competitivos.

Entre em contato com nossa equipe de consultores para entender quais são as melhores ações que sua empresa pode aplicar hoje e ter resultados com a internet.

Thiago Maghamez

Thiago Maghamez

Co-Fundador da Oblige, agência de marketing digital. Empresas de pequeno e médio porte nos procuram para conseguir atrair novos clientes utilizando a internet.

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