Landing Pages, detalhes que podem te trazer mais resultados e dinheiro

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Sabemos que o uso de landing pages personalizadas são essenciais para maximizar a conversão de leads, especialmente quando utilizadas em conjunto com técnicas de inbound marketing (como SEO, AdWords e direcionamento de tráfego das mídias sociais para o site).

Podemos falar de forma resumida que a landing page é uma página que cumpre a promessa de um anúncio, simples assim!

Seguindo esse raciocínio vou te mostrar as estratégias que não podem ficar de fora da sua campanha, fique atento a todas elas para não perder dinheiro!

Fatores para ter uma Landing Page de Sucesso

Para funcionar de maneira adequada e permitir gerar maior conversão uma Landing Page precisa ser uma combinação de alguns pilares:

Pense de maneira Responsiva, a principal estratégia para Landing Pages

Sua página precisa de usabilidade e acessibilidade, o que podemos resumir como navegação fácil!

Se você acompanha as métricas do seu site já deve ter notado, mas mesmo assim vou reforçar: mais de 50% dos usuários acessam a internet do celular ou de algum aparelho mobile.

Ou seja, se o seu site ou a sua Landing Page não são responsivas, você está deixando muito dinheiro em cima da mesa.

Uma página responsiva é aquela que se adapta a todas as resoluções de tela, desde celular até desktop, não importando o tamanho.

Você certamente já entrou pelo celular ou tablet em um site e simplesmente não conseguiu navegar porque tinha que ficar dando zoom e rolando para lado? Pois é, não faça seu cliente passar por esta experiência terrível. Ele certamente vai fechar a página, assim como você fez.

Dê tanta importância para versão mobile da sua campanha quanto para versão desktop (ou então até mais!).

Direto e Certeiro! Aumente ao máximo a sua conversão em Landing Pages

A landing page precisa ser desenhada para cumprir uma função especifica. O que você quer que a pessoa que entrou na página faça?

Assim que for direcionada para página é necessário que três questões fiquem bem claras para quem está acessando:

  • Onde eu estou? Se não ficar muito claro onde a pessoa está, ela irá abandonar a página imediatamente.
  • O que eu posso fazer aqui? Quanto menos opções de escolha melhor!
  • Porque eu deferia faze-lo? Deixe bem claro o motivo pelo qual a pessoa deveria deixar o e-mail dela, baixar seu e-book, instalar seu aplicado, enfim, porque ela deve fazer a ação que você quer que ela faça. Este é o momento para falar de benefícios e não do produto! A pessoa não quer seu produto, ela quer ter seu problema resolvido.

O site DIY conseguiu explorar de maneira interessante este conceito de “deixar poucas opções”, utilizando os botões de explorar ou se registrar, ou seja, quem estra fica restrito:

DIY screen

Imagem retirada do site DIY.

Melhor ainda é se você conseguir excluir todas as outras opções da página. Retirar todos os tipos de distração (principalmente menu) aumentam as taxas de conversão drasticamente, agora seu futuro cliente tem apenas uma opção: fazer o que você quer que ele faça.

A seguir um exemplo responsivo e direto, e que ainda aproveitou uma mídia social (Twitter). A campanha funciona perfeitamente para celular, a chamada para a ação foi direta: chamou o leitor para iniciar uma versão teste do programa. O botão “clique aqui” deixou apenas uma opção.

landing page reponsiva

Algumas landing pages são maiores, trabalham benefícios, colocam testemunhos e trabalham bem forte com provas sociais, esta é uma técnica excelente em alguns casos especiais, como venda de produtos físicos.

Agora, para grande maioria esmagadora dos casos menos é mais!  Ou seja, quanto mais direto você conseguir ser melhor, de preferência utilizando palavras de forte impacto e que gerem emoção.

Capture o E-mail do Futuro Cliente

Não importa exatamente que tipo de estratégia de vendas você esteja utilizando, provavelmente teve custos para levar a pessoa até a sua Landing Page (Google, FacebookAds, dentre outros anúncios pagos), considerando que a taxa de conversão (compra) no primeiro contato costuma ser inferior a 1%, seria MUITO interessante que você capturasse de alguma maneira o e-mail ou algum contato da pessoa.

Colocar um formulário simples de captura de e-mail vai te gerar a possibilidade de criar um relacionamento (usando uma sequência de e-mails) e posteriormente tentar uma venda, agora com o cliente informado e sabendo exatamente o que vai receber caso compre!

Esta estratégia é muito utilizada na venda de infoprodutos (produtos digitais como cursos on-line) e para apresentação de produtos físicos e on-lines que são considerados inovadores (não sabemos muito bem o que são e como funcionam). Nos e-mails você vai apresentar sua marca, mostrar os principais benefícios do produto e resolver as objeções para depois tentar realizar uma venda, agora com muito mais chances de conversão.

Analise na prática de um exemplo de landing page que converte!

WeHostels (1)

Landing Page divulgando uma startup, a Wehostels.

Vamos aos principais pontos para você entender melhor como funcionam as landing pages que geram muitas conversões, que no geral seguem o mesmo padrão.

Analisando a landing page da WeHostels podemos notar os seguintes pontos:

  1. Primeiro, é simples! A página mostra uma mensagem simples, rápida e direta.
  2. Uma imagem demonstra como funciona o aplicativo e chama atenção de quem está navegando.
  3. A chamada “Find a hostel or hotel right from your phone” Encontre um hostel ou um hotel diretamente pelo celular, “And make friends around the world!” E faça amigos ao redor do mundo. Fala diretamente com o público alvo deles, que é provavelmente de jovens que estão viajando pelo mundo e estão sozinhos.
  4. Eles utilizam marca d’águas da BBC e outras “autoridades”, o que confere maior credibilidade ao aplicativo.
  5. E por último, o mais importante! Existe apenas um botão na página, uma única opção! Adquirir o aplicativo, exatamente o que eles esperam que você faça.

A página também trabalha muito bem a questão desestimular o clique de quem não é o público alvo, se você é um executivo e está viajando a negócios provavelmente uma chamada para fazer amigos não vai ser convidativa, talvez o que você esteja procurando sejam hotéis confortáveis que ofereçam serviços de qualidade ou que estejam localizados próximos aos locais que você precisa visitar. Consegue visualizar que seriam chamadas completamente diferentes?

E este é um ponto muito importante, não é vantajoso que todo mundo experimente o seu produto, pois se não atender as necessidades desta pessoa ela provavelmente irá falar mal!

Seja direto na sua mensagem e foque no seu público, quanto mais especifico melhor.

 

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