Detalhes para Converter Visitantes em Clientes

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Atenção ao design, conteúdo criativo e objetivo, e a conexão emocional com potenciais consumidores fazem a diferença para converter visitantes em clientes em sites de e-commerce.

Você checa o número de visitantes do seu site e vê o quanto cresce a cada dia, logo, vem uma pergunta em sua mente: por que minhas vendas não crescem a medida que cresce o número de pessoas visitando a página do meu negócio?

Essa pergunta já deve ter sido feita por muitos donos de e-commerce. E, vale a pena entendermos o que pode transformar esses visitantes em clientes.

Acompanhe suas métricas

Antes de qualquer avaliação mais técnica do site, é importante que conheça profundamente o seu público-alvo. Quem são seus potenciais clientes, quais são suas características, desejos, necessidades, onde buscam informação, em quem confiam. Todas estas respostas irão ajudar a preparar uma comunicação mais assertiva, clara e com conteúdo atrativo para seus potenciais clientes.

Com isto bem definido é interessante seguir para a avaliação do seu site. E, para isso, podemos pensar em três pilares essenciais que ajudarão a aumentar o fluxo de clientes: design, conteúdo e a conexão emocional que sua página estabelece com os visitantes.

Construa os fundamentos

Aspectos do design se comunicam visualmente com quem navega no site e podem fazer diferença na hora de transformar o visitante em comprador. O fluxo de navegação deve ser simples. Mapeie a sequencia de paginas que um comprador teria que navegar para comprar algo no seu site e avalie uma por uma.  Número de cliques por processo, barras de navegação, descrições de produtos, cores usadas.  

Tudo deve ser levado em consideração para atrair mais clientes. E nem precisamos comentar que um conteúdo atrativo também é fundamental para fazer visitantes retornarem e passarem mais tempo no seu site, certo? É por isso que conteúdo é nosso segundo pilar que devemos prestar atenção!

Muitas pesquisas já mostraram que as pessoas preferem ler as informações em bloco, ou seja, elas gostam de poder selecionar o que querem ver no site por meio de páginas ou seções específicas. Imagens que representem bem o conteúdo também atraem a atenção.

Quando falamos em e-commerce é muito importante que as imagens do que está vendendo sejam claras, bem fotografadas e que valorizem os atributos do que está vendendo. Você pode incluir também vídeos e depoimentos sobre os produtos que está comercializando. Esses recursos ajudam e aumentam a chance de compra.

Ainda sobre o conteúdo, dê ao visitante apenas o que ele precisa. O que isso significa? Reforce a objetividade do seu site, seja conciso e direto. Cada palavra conta e é a atenção do seu visitante que está em jogo.

O terceiro pilar que merece atenção e que pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio é o quanto você está se conectando com seus visitantes e potenciais clientes.

E, para estar realmente conectado com seus visitantes e conquista-los para que se tornem compradores, detalhes contam muito. O tom que você usa nas mensagens do seu site dizem muito sobre a relação que deseja estabelecer com seu público alvo.

Por exemplo: você quer vender algo engraçado, leve, e você usa um tom mais sério em suas comunicações. Não faz sentido. E, isso deixará mais difícil o processo de conexão com seu usuário.

Conectar-se emocionalmente com seus potenciais clientes não é tarefa fácil. E, algumas ferramentas podem ajudar neste processo. Por exemplo, oferecer um chat on line, aonde seus possíveis clientes podem tirar dúvidas em tempo real.

Conversar diretamente com os visitantes do site pode ajudar e muito na conexão tão desejada para se estabelecer uma relação. Por meio do chat, você pode trata-los com proximidade e de forma personalizada, o que com certeza irá ajudar no engajamento deles na hora de conhecer o seu negócio.

Esclarecer de forma rápida as dúvidas de potenciais clientes, pode agilizar a decisão de compra, criar conexão emocional e aumentar o número da conversão de visitantes.

Não perca seu visitante

Outro ponto importante para observarmos é que muitos visitantes de e-commerce acabam optando por retornar depois ao site. Um das frases mais citadas de quem já visitou lojas virtuais e acabou não finalizando a compra é a ˜depois eu compro˜. O grande problema é que a maioria das vezes ˜esse depois” nunca acontece e aí é mais uma compra que ficou para trás.

Para evitar isso, muitas empresas colocam “atrativos” especiais que prometem espantar a procrastinação. A Amazon, por exemplo, usa bem o recurso da data de entrega para estimular o consumidor a finalizar a compra no momento em que visitou a página, “se você comprar agora, seu pedido chega em 2 dias úteis”.

Implementar uma mensagem pop up quando o usuário for fechar o site, também pode ser um bom recurso. Nesta mensagem que pode ser desde uma frase motivadora, uma oferta relâmpago, um beneficio extra se a compra for realizada naquele momento, você pode aproveitar ainda e pedir para que ele deixe o e-mail para receber ofertas e novidades.

Transformar visitantes em clientes exige atenção a detalhes, análise do design do site de sua empresa, cuidado no desenvolvimento de conteúdo e dedicação para que a cada contato com visitantes, sua marca possa construir uma relação mais próxima com aquele possível cliente.

Passo a passo, visitante a visitante, a conversão irá acontecer e as vendas aumentar. Ter um e-commerce é saber que possui em mãos uma ferramenta viva, que precisa ser alimentada todos os dias  e ajustada de acordo com as necessidades do negócio, desejos dos consumidores e tendências de mercado.

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