Marketing digital de sucesso | 7 Passos do marketing bem-sucedido! Parte 1

Deseja compreender melhor como o marketing digital pode alavancar seu projeto? Listamos os 7 passos do marketing digital bem-sucedido. Confira agora!

Em um mundo cada vez mais conectado e online, se manter atualizado e ciente das tendências do marketing digital é fundamental. No entanto, mante-se a frente da concorrência tem ido além de conhecer o básico do web marketing. É cada vez mais importante conhecer a fundo técnicas, segredos e pensamentos fora da caixa.

Com políticas contra spam cada vez mais duras e usuários sempre exigentes, ser diferenciado passou a ser um requisito fundamental. Empresas, negócios ou empreendimentos que desejam se destacar precisam estar atentos às evoluções e anseios do público para se manterem relevantes.

Se você deseja se destacar no mercado de marketing digital ou melhorar sua imagem, não tema! Vamos lhe ensinar os 7 passos do marketing digital bem-sucedido e mostrar como estar sempre na dianteira!

marketing digital de sucesso
Alguns ingredientes do sucesso digital

Os segredos do marketing digital – Ou porque é tão difícil se destacar

Estratégia de conteúdo; Otimização de SEO; Redes sociais; Imbound Marketing; Landing Pages; Plano de marketing digital.

Essas palavras podem parecer uma língua indecifrável para quem está começando no webmarketing. No entanto, cada um desses elementos é importante para o sucesso online e deve ser trabalho de maneira a potencializar os resultados.

Todo interessado em webmarketing já ouviu falar pelo menos uma vez de cada um dos itens acima. Porém, poucas pessoas se aprofundam nos estudos e ferramentas disponíveis para estruturar as estratégias de marketing de conteúdo e marketing para internet.

Mas como se destacar em um mercado cada vez mais concorrido? Quais as ferramentas e estratégias que realmente funcionam? Como elaborar um plano de marketing voltado para o universo digital e que vá além do lugar comum?

Listamos 7 passos para você conquistar o sucesso com o marketing digital. Confira agora!

7 Passos do marketing digital bem-sucedido – Parte 1

Na primeira parte de nossa lista dos 7 Passos do Marketing Digital Bem-sucedido, você confere tudo que você precisa saber sobre Estratégia de conteúdo; Otimização de SEO; e também aprende mais sobre Inbound Marketing. Confira agora!

1 – Tenha uma forte estratégia de conteúdo

Atrás de todo sucesso online está uma forte estratégia de conteúdo. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o sucesso online não acontece apenas com a criação de conteúdo. A não ser que você seja um gatinho superfofo brincando com seu reflexo no espelho.

Na verdade, os grandes sucessos da internet devem grande parte de seu retorno à alguns fatores importantes do planejamento de marketing. Tome nota dos principais:

  • Defina seus objetivos: Antes de sentar na frente do teclado ou da câmera e produzir conteúdo para uma geração, é fundamental definir quais são seus objetivos. Você deverá ser capaz de definir seu público-alvo; a idade de sua audiência; o poder aquisitivo; as tendências de mercado; os anseios e desejos de quem irá consumir o que você irá produzir; e, mais do que qualquer outra coisa, estar disposto a experimentar e testar métodos, formatos e conteúdos até encontrar o que melhor se encaixa em seu projeto.
  • Calendário Editorial: A menos que você seja uma grande estrela da internet, manter um calendário de atualizações é fundamental. Além de permitir que você ganhe notoriedade e seguidores fiéis, isso também facilita diversos elementos do marketing digital. Manter atualizações periódicas permite testar horários, formatos, padrões de texto e mesmo tipos de conteúdo distintos, visando verificar o que traz mais resultados.
  • Aprenda com seus erros: O pior erro ao desenvolver um plano de marketing digital é não aprender com as dificuldades. Se você perceber que um planejamento não funcionou, não vale desistir. Muitos sucessos nasceram justamente da tentativa e erro!

2 – Implemente a Otimização de SEO (Otimização para ferramentas de busca)

Muitas pessoas afirmam que o SEO não é 100% do plano de marketing digital e isso é verdade. Em um mundo onde cada vez mais a resposta está ao alcance dos dedos (e do Google) o SEO bem-feito é mais que isso. Muito tem se falado a respeito de fazer com que seu conteúdo seja confortável para leitura e amigável para seu público, mas é fundamental que ele também seja otimizado para as ferramentas de busca.

Se o seu conteúdo não puder ser encontrado facilmente pelas ferramentas como o Google, o Bing e o Yahoo (alguém ainda usa o Yahoo?), certamente seu leitor também terá dificuldades em encontrá-lo.

Como desenvolver a otimização de SEO?28900063456_8f12c21a6b_o

  • Pesquisa de palavras-chave: Pesquisar e estabelecer quais serão as palavras-chave utilizadas em seu conteúdo é um passo fundamental na estratégia de marketing digital. Você pode utilizar serviços gratuitos, como o Google Adwords Planner, o Bing Ads ou o KeywordTool para definir quais são os termos mais pesquisados em seu nichos de atuação.
  • Construção de backlinks: Outro elemento fundamental do planejamento de web marketing é a construção de backlinks, ou seja, de links de outros sites que apontam para seu conteúdo. Isso pode ser feito de maneira orgânica, por meio de troca de conteúdos (guest posts); com comentários em páginas do mesmo nicho; ou mesmo de maneira paga, contratando links pagos para seu conteúdo.
  • Redes Sociais: Grandes parceiras do marketing digital, as redes sociais são fundamentais para uma estratégia de webmarketing eficiente. Além de servirem para potencializar os resultados obtidos com a produção de conteúdo, as redes sociais são ótimas alavancas para os resultados em SEO. Vale a pena construir uma relação duradoura com seus visitantes também nas redes sociais, visando potencializar sinais sociais e compartilhamentos.

3 – Saiba como utilizar o Inbound Marketing

Outro termo que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado digital é o chamado imbound marketing, ou marketing de conteúdo, que foge do marketing tradicional e ganha a confiança e o respeito de seu público.

Diferentemente do marketing tradicional, também conhecido por Interruption Marketing, ou marketing invasivo, onde anúncios pagos são exibidos na tela ou em caixas de spam, o marketing de conteúdo ou Inbound Marketing se utiliza de métodos para capturar o interesse de seu público para seu produto ou serviço, ao invés de simplesmente exibir o produto para ele.

Mais do que uma nova metodologia de marketing digital, o marketing inbound é funcional por ser orgânico e não invasivo. Isso faz com que seu público se sinta mais motivado pelo que você oferece e mais disposto a comprar ou adquirir aquilo que você está procurando vender.

Garanto que você já encontrou páginas que falam, bem ou mal, sobre determinado produto ou serviço e sentiu mais interessado em conhecê-lo ou em evitá-lo do que antes daquela publicação, não é mesmo?

Elaborar conteúdo de qualidade para destacar aquilo que você planeja oferecer é uma técnica barata; que traz ótimos resultados; e que você pode começar a utilizar agora mesmo!

 

Essas foram as primeiras 3 dicas de marketing digital bem-sucedido. As próximas 4 dicas e um bônus especial você confere em nosso próximo artigo clicando aqui!

 

 

 

 

 

André H. Fauth

André H. Fauth

Co-Fundador da Oblige, agência de marketing digital. Empresas de pequeno e médio porte nos procuram para conseguir atrair novos clientes utilizando a internet.

Pin It on Pinterest

Share This