Como criar um logotipo: o guia completo e dicas práticas para logo da sua empresa

Share on whatsapp
Share on facebook

Dizem que a primeira impressão é a que fica, mas, qual a impressão sua marca passa para quem bate o olho?

Para uma empresa ser lembrada e reconhecida pelo público, um dos principais fatores é a identidade visual da marca, ou seja, se seu logotipo atrai a atenção das pessoas.

Por isso, é essencial que o logotipo esteja alinhado com os propósitos do negócio, tenha personalidade e seja coerente com o seu segmento. 

Pense nas marcas tradicionais e nas logotipos delas. Você deve lembrar perfeitamente das logos da Coca Cola, MMs, MCDonalds, entre outras. Saiba que a sua empresa também pode se tornar uma referência. Continue lendo esse post e descubra como criar um logotipo arrasador passo a passo

O que é logotipo?

Um logotipo, ou simplesmente logo, é muito mais do que apenas a junção de letras com o mesmo tipo de fonte, formas, desenhos e cores. Ele é o símbolo responsável por transmitir a personalidade da sua marca. É o que chamamos de branding.

hostinger logotipo

Funciona, por exemplo, com o rosto de uma pessoa. Existem muitos parecidos, entretanto, cada um é único – se as pessoas não forem gêmeas, né?!

Em outras palavras, o logotipo trabalha muito pela sua empresa. Falando assim, parece um pouco preocupante, mas podemos definir um logotipo como uma personificação, no qual o público, através dele, consegue identificar os seus produtos, serviços e soluções.

Mas não pense que criar uma logo é só dar a “cara” que você deseja à empresa. Por trás do processo criativo de uma logo, existe um planejamento extenso de pesquisa, um desenvolvimento que parte de pressupostos teóricos da psicologia associada ao design, que envolve conceito, semiótica, cor, composição, etc.

Para isso, é necessário a contratação de um designer. Esse profissional pode levar um bom tempo para chegar ao símbolo que seja funcional, personalizado e bonito. 

Como criar um logotipo?

designer criando logo
Plan Creative Class Library Student Teacher Ideas Concept

Sabemos que você vai contratar um profissional para a criação do logotipo, entretanto, é importante que o dono da empresa entenda como funciona o processo de criação.

Não existe uma receita de bolo para essa jornada, entretanto, com algumas dicas, o trabalho pode ficar mais fácil.

Com um panorama geral e um conhecimento básico, você vai conseguir ser mais assertivo na hora de explicar ao designer o que deseja enfatizar através da sua logo. Se liga nas nossas dicas!

Entenda o seu público

Pense quem vai comprar de você ou contratar os seus serviços? Quem é a sua persona? É um homem de 45 anos que veste terno ou um jovem de 20 anos que curte jeans e tênis? A sua logo é a cara da empresa e, por conta disso, atrai quem compactua com os mesmos gostos. Pense no seu logotipo como uma roupa, o seu público é o evento. Algumas vestimentas não combinam com respectivos locais, não é mesmo?!

Dê personalidade

Personalidade é a chave. Pense bem: O  mercado está cheio de empresas que concorrem pela atenção do consumidor, por isso você precisa ter algo diferente para atraí-los. Use os diferenciais da sua empresa. O que te torna único?

Seja simples

Não adianta enfeitar. Ser clean, objetivo e simples é o melhor caminho, além disso, é mais fácil dos consumidores memorizarem. 

O logotipo é uma representação gráfica da sua empresa e isso deve ser sintetizado de forma que ele seja facilmente identificado, sem informações desnecessárias. Pense na cor, na fonte, se vai ter uma frase ou só o nome da empresa.

Essas dicas valem tanto se você vai criar um logotipo para um escritório de contabilidade, de arquitetura ou ainda para uma imobiliária.

KOVR logo para imobiliária

Melhores ferramentas para criar um logotipo

Depois de saber a importância de uma logo, entender o poder dela e como criá-la, é preciso colocar a mão na massa.

Enfim, é chegada a hora de sentar no computador e transformar as ideias que você tem no papel em uma imagem.

Para isso, existem algumas ferramentas que vão te ajudar nesse processo. Saiba quais são elas:

Canva

Para quem não tem tanta experiência essa ferramenta é super indicada. Muito famoso, o Canva é um dos melhores sites, já que possui templates grátis disponíveis, fontes, imagens e etc. Há uma versão paga, mas a gratuita te atenderá muito bem!

Logaster 

Apesar de ser pago, o Logaster é uma excelente opção para quem nada entende sobre criação de logos. A plataforma conta com um assistente de edição incrível para te dar ideias e ajudar a confeccionar o logotipo perfeito para sua empresa.

Ilustrator

O Illustrator é o mais robusto e eficiente aplicativo do mercado para imagens vetoriais. Como é mais profissional, exige conhecimento técnico. É desenvolvido pela Adobe (líder de mercado em softwares gráficos) e, assim sendo, apresenta uma integração maravilhosa entre seus outros programas que trabalham com imagens bitmap, edição de vídeo, animações, web design, etc.

logotipo photoshop e adobe illustrator

Outras dicas para criar um logotipo arrasador

  1. Faça um briefing e oriente bem o designer sobre o que você deseja do logotipo;
  2. Escolha uma tipografia amigável. Essa pode ser a diferença entre um logotipo bom e ruim. (Helvetica e Lato costumam funcionar bem, Arial não é recomendada e, em hipótese alguma, utilize Comic Sans); 
  3. Utilize grids e linhas guias para garantir o alinhamento. O logotipo precisa ser harmônico;
  4. Deixe o gosto pessoal de lado e escolha as cores de acordo com a teoria e a psicologia das cores;
  5. Teste diferentes aplicações: vertical e horizontal, veja se o logotipo funciona em todo o tipo de fundo e o tamanho mínimo para ser aplicado com legibilidade;
  6. Uma vez que o logotipo esteja finalizado, colha feedback de outros profissionais da área e de possíveis clientes em potencial;
  7. Crie um manual da marca completo e com todas as informações sobre o logotipo;

Conclusão

É claro que criar um logotipo é um processo complexo e que demanda muito estudo e trabalho árduo. Por isso, abordamos apenas os principais pontos para quem não tem um vasto conhecimento de design.

Também ressaltamos que vale a pena investir e contratar um bom designer para te ajudar nessa tarefa. 

Você, provavelmente, não vai conseguir agradar a todo mundo com seu logotipo. Mas o mais importante não é que ele seja bonito, mas sim que ele represente sua marca e seja a cara da sua empresa.

Gostou do nosso guia de como criar um logotipo? Então, deixe seu comentário! E, se tiver interesse, a Oblige é uma empresa de marketing digital e, certamente, poderá lhe ajudar a construir uma identidade visual para sua empresa e a criar um logotipo que fará sua marca se destacar da concorrência e se conectar com seu público-alvo.

Trabalhamos com métodos de pesquisa e design consagrados, que garantem máxima eficiência e sucesso aos projetos que desenvolvemos. Confira nosso portfólio, entre em contato conosco, tire suas dúvidas e esteja pronto para desenvolver um grande trabalho!

logotipo oblige

Pin It on Pinterest

Share This