Yoast SEO | Tutorial básico do plugin para otimização de posts!

Share on whatsapp
Share on facebook

Deseja aprender como usar o plugin Yoast SEO e potencializar os resultados de seu blog em WordPress. Explicamos como usar e configurar Yoast SEO. Confira!

Se você utiliza a plataforma WordPress para seu site ou blog, certamente já deve ter ouvido falar do famoso plugin Yoast SEO. Considerado por muitos um dos melhores CMS da atualidade, o WordPress oferece diversas ferramentas incríveis e plugins poderosos para seu funcionamento, como é o caso do SEO Yoast.

Por ser a plataforma que mais cresce para o gerenciamento de sites e de blogs, o número de plugins para o WP também é muito grande, mas poucos tem tamanho destaque. Para aqueles que buscam potencializar os resultados nas buscas, o famoso Yoast SEO, também conhecido por WordPress SEO by Yoast, certamente é uma das primeiras escolhas de instalação.

Se você deseja saber mais sobre esse incrível plugin; deseja aprender como usar e como configurar o SEO em seu site; está buscando uma ferramenta potente e fácil de usar; quer compreender como ele pode melhorar seus resultados; deseja alavancar a busca orgânica; ou mesmo deseja aprender tudo sobre o Yoast SEO, este artigo foi feito para você. Elaboramos um completo tutorial sobre como usar, configurar e as vantagens do Yoast SEO. Confira agora!

yoast-seo

O que é o plugin SEO by Yoast (Yoast SEO)?

Considerado por muitos um dos melhores plugins para WordPress, a ferramenta de SEO do Yoast é muito utilizada. Encabeçando sempre a lista dos plugins mais populares, essa é uma ferramenta fundamental para sites e blogs em WP. Como o próprio nome da ferramenta indica, esse é um plugin para otimização de SEO, ou seja, para otimização para ferramentas de busca.

No entanto, atualmente o plugin oferecido pela Yoast vai muito além de simplesmente indicar boas políticas de SEO. É possível obter informações sobre a otimização do site; melhorias em páginas, postagens, títulos, conteúdos e meta-dados; conta com check-list de itens que você não deve esquecer ao configurar seu SEO onpage; auxilia na elaboração de conteúdos de qualidade; dentre outros serviços.

Desenvolvido pela equipe do especialista em SEO Joost de Valk, o plugin Yoast SEO é um dos melhores companheiros para seu blog ou site; tanto para os iniciantes em SEO, quanto para os especialistas que não querem deixar nada passar.

yoast-seo-1

Como configurar o Yoast SEO

O primeiro passo para usar o Yoast SEO em seu site é realizar a instalação do Plugin. Para isso, você deve ir até a barra lateral esquerda, clicar em Plugins e depois em Adicionar Novo. Na caixa de pesquisa da nova página você deve digitar “Yoast SEO” (sem aspas), onde receberá a possibilidade de instalar o plugin.

Clique em instalar e espere que o plugin seja instalado em seu site ou blog WordPress. Depois de instalado, é necessário que você ative o plugin, clicando em ativar (nas versões mais recentes do WordPress) ou indo até a página de plugins instalados e clicando em ativar plugin (nas versões mais antigas).

Após a ativação, você terá acesso às opções de configuração do plugin. Nas versões mais recentes, é necessário ativar o painel de SEO Avançado para poder configurar os detalhes avançados do Yoast SEO. Você deve ir até o Plugin > TAB Features > Ativar a opção “Advanced Settings Page” e depois clicar em salvar alterações realizadas. A partir de agora você passa a ter acesso às configurações avançadas do plugin.

Como esse é nosso primeiro artigo a respeito da ferramenta oferecida pelo Yoast SEO, iremos explicar como utilizar o plugin para o uso básico, ou seja, para otimização de postagens. Em nossos futuros artigos, trataremos melhor das ferramentas avançadas do sistema.

Otimizando postagens com Yoast SEO

Uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas do Yoast SEO é seu sistema de otimização de postagens. Apesar do que algumas pessoas acreditam, o plugin não é capaz de otimizar seu conteúdo sozinho (ainda!), mas facilita o processo, lhe guiando por tudo que é importante para seu post bombar.

Confira agora nosso tutorial sobre como utilizar o plugin de SEO by Yoast para otimizar suas postagens e obter os melhores resultados:

Otimização da palavra-chave

Uma das ferramentas mais importantes do plugin, a otimização da palavra-chave lhe permite obter, em tempo real, todos os dados relevantes sobre a palavra-chave escolhida em seu post. No campo “Focus Keyword” você deverá inserir a palavra-chave do seu post, permitindo que a ferramenta analise diversos fatores a respeito do conteúdo, o que torna o trabalho de otimização muito mais simples e eficiente.

Com essa ferramenta ativa, você será capaz de analisar os seguintes itens:

  • Se o seu título contém a palavra-chave e se ela está no ínicio do título;
  • Se a sua meta-descrição contém a palavra-chave escolhida;
  • Se a palavra-chave aparece em cabeçalhos de seu texto;
  • Se você utilizou a palavra-chave em uma quantidade razoável, se usou pouco ou se exagerou;
  • Se você já utilizou essa palavra-chave em outros conteúdos de seu site (desde que inserida no campo Focus Keyword anteriormente);
  • Se a palavra-chave está na URL da página da postagem;
  • Se sua palavra-chave está no texto alternativo (Alt-Text) das imagens que você utilizou;

Isso não só garante que você faça um melhor uso das palavras-chave em seu texto, mas também garante que você use as palavras-chave de acordo com as regras mais atuais dos buscadores como a Google. E também evitará que você seja punido caso faça algo de errado no seu texto 🙂

Utilizando o Snippet Editor

Outra função muito prática do Yoast SEO é permitir que você edite o Snippet (informação exibida como resultado pelo buscador) de forma fácil, simples e descomplicada. É só clicar na opção Snippet Edito e ter acesso à edição do Título e da Meta-descrição de seu conteúdo.

Vale a pena lembrar que o Título de seu post deve conter, preferencialmente, a palavra-chave logo no começo (como nesse post, onde a palavra-chave é Yoast SEO) e também que sua meta-descrição traga a palavra-chave (confira nossa meta deste post: “Deseja aprender como usar o plugin Yoast SEO e potencializar os resultados de seu blog em WordPress. Explicamos como usar e configurar Yoast SEO. Confira!”).

Também é interessante que o título de seu post não seja muito longo (Até 60 caracteres) e que a descrição também não seja muito longa (até 160 caracteres). Mas fique tranquilo que o Yoast também lhe avisa sobre essas métricas!

yoast seo

Campo Focus Keyword

yoast-seo-4

Como já falamos lá em cima, esse campo serve para que o plugin saiba qual a palavra-chave que ele deve basear sua análise do conteúdo. Isso facilita para que você saiba como está seu artigo ou página com relação às diretrizes do Google. Também é interessante para saber quantas vezes você utilizou a palavra-chave nas diversas variáveis da página.

Dicas para usar o plugin Yoast SEO em sua postagem

Agora que você já conhece o básico do uso do Yoast SEO na otimização de sua postagem, que tal conferir algumas dicas interessantes do pessoal desenvolvedor do plugin, para potencializar ainda mais seus resultados? Confira agora:

  • Na interface visual do plugin, é possível notar círculos verdes, amarelos, laranjas ou vermelhos. Círculos verdes significam que tudo está bem. Amarelos e laranjas exigem atenção. Já os vermelhos indicam problemas, por isso é importante tomar cuidado com os elementos apontados com essa cor.
  • É interessante utilizar a palavra-chave em pelo menos 1 cabeçalho h2 em seu artigo ou postagem.
  • Sempre que possível, use apenas a palavra-chave na URL de seu artigo.
  • Você deve inserir apenas uma palavra-chave ou expressão chave no campo “Focus Keyword”.
  • Os principais motores de busca usam 60 caracteres para o título exibido, por isso não é recomendado ultrapassar essa quantidade.
  • Pelo mesmo motivo, não é recomendado ultrapassar os 156 caracteres na meta-descrição.
  • Sempre que for apropriado, utilize links internos e externos de relevância.
yoast seo

Esse é nosso primeiro artigo a respeito do plugin Yoast SEO. O que você achou de aprender como instalar, como configurar e como utilizar o Yoast SEO para otimizar suas postagens? Não deixe de comentar abaixo e de conferir o conteúdo que preparamos para você!

Se você está com dúvidas de SEO, quer aprender a dominar o Google e conquistar as primeiras posições para o seu negócio: Clique aqui.

Precisa otimizar o seu site para SEO? Conheça a Oblige – Agência de Criação de Sites e Marketing Digital.

Outros artigos recomendados: Porque ter um site ; Criação de Sites Preços

Pin It on Pinterest

Share This