Criação de Sites [Preço Oblige]

Quanto custa criar um site?

Primeiro, saiba que a faixa de preço que você vai encontrar no mercado é enorme. Isso pode deixar muita gente perdida na hora de decidir qual opção escolher.

Você vai encontrar empresas/pessoas oferecendo seus serviços por mil reais, esses sites em geral costumam ser amadores ou então soluções prontas. Você também vai encontrar empresas que trabalham com mais qualidade, na faixa de R$2.000,00 até R$10.000,00. E ainda existem as agências grandes que cobram a partir de R$30.000,00.

O que cada um oferece?

Faixa econômica:

Aqui você vai encontrar pessoas físicas ou empresas iniciando seus trabalhos.

Na maioria das vezes não existe um padrão de criação definido, todos os projetos são cobaias e as garantias são mínimas.

Existe a possibilidade de você tirar a sorte grande e encontrar um talento escondido, mas os riscos são enormes.

Provavelmente não haverá contrato, ou o contrato será uma cópia da internet. Existe a possibilidade de não ter nenhum procedimento de entrega e/ou desenvolvimento.

Para o fornecedor fechar a conta no positivo, vai ter que realizar o trabalho sozinho ou empregando apenas uma pessoa, no entanto uma entrega de website necessita de uma diferente gama de habilidades técnicas. Isso significa que o seu projeto poderá ter um bom layout, mas uma péssima programação, ou vice-versa.


Boa sorte!

Faixa intermediária:

A maioria das agências se encontram nesse patamar. São os valores mínimos necessários para que o trabalho seja realizado de maneira profissional.

A entrega poderá ser realizada com gerente de projetos, designer e programadores.

Claro, cada agência trabalha da sua maneira, no entanto, com mais recursos disponíveis, a qualidade e quantidade de talentos em diferentes áreas da empresa será bem maior.

Fique atento aos indicadores que toda boa empresa precisar ter. Procure sempre quem te atende com profissionalismo, demonstrar autoridade através do próprio site e portfolio, possuir depoimentos de clientes satisfeitos, entre outros.


Ele tem estilo!

Faixa mais cara:

Aqui você vai encontrar as agências que atendem grandes corporações, as chances do seu projeto ter uma cara profissional e de qualidade são muito altas, até porque o valor vai ser bem salgado.

A questão é: Vale a pena gastar muito mais para uma melhora incremental? Vai depender do seu budget e retorno esperado.

Obs.: Existe a possibilidade da grande agência terceirizar o trabalho para uma agência menor da confiança dela. Portanto, encontrar a agência intermediária correta pode te salvar muito $$$.

Só para quem pode.

Já entendi, mas e agora… Como sei o valor exato do site?

Não é tão simples! Mas vou tentar resumir.

Considere que o seu site pode ser: Institucional, Portal de Notícias, Blog, Apenas uma Página, Loja Virtual, etc…

Agora, dentro de cada uma dessas opções, você ainda pode determinar detalhes e funcionalidades específicas e isso significa cada vez mais trabalho. E ainda mais, você têm uma demanda de 17 páginas, enquanto outro cliente precisa de apenas 5 páginas para o negócio dele.

Todos esses fatores vão impactar no preço final do projeto!

Um site de até 5 páginas, apenas institucional e simples, ficará sempre na faixa mais barata que uma empresa pode oferecer.

Quanto maior for o desafio técnico ou quantidade de trabalho (número alto de páginas), o custo para realizar o projeto vai ser maior, portanto, espere um reflexo no preço final cobrado pela agência.

A grande verdade é, o valor é subjetivo. A empresa ofertante vai cobrar o quanto acredita ser necessário para pagar seus custos e ter seu lucro almejado, enquanto o cliente vai negociar para precisar pagar menos e diminuir custos.

Barganha feita, negócio fechado.

Estimativas Aproximadas (Oblige):

Site institucional, objetivo de informar e capturar contatos:

São sites normalmente mais genéricos, com objetivo de informar serviços ou produtos, captura de contatos e as seguintes características:

  • Cliente deve fornecer logo, textos e possivelmente algumas fotos.
  • Site pode variar entre 4 e 6 páginas
  • Pode conter:
  1. Blog
  2. Captação de Newsletter
  3. Galeria, Sliders, Calendário Simples, Eventos, Depoimentos, Portfolio, uma página de serviços, etc.
  4. Links de mídias sociais.

Custo: R$2.500 a 4.000

Site mais robusto para empresas, informar e capturar contatos

Sites seguem o mesmo padrão acima, no entanto, são mais completos. Contém landing page para campanhas de marketing e possivelmente as seguintes funcionalidades:

  • Cliente deve fornecer logo, alguns textos e possivelmente algumas fotos;
  • Site pode variar entre 8 e 16 páginas
  • Pode conter:
  1. Blog & Notícias
  2. Captação de Newsletter
  3. Galeria, Sliders, Calendário, Eventos, Depoimentos, Portfolio, Cases, Serviços e página de cada serviço, produção de conteúdo, etc.
  4. Links de mídias sociais.
  5. Efeitos de animação mais trabalhados e de maior qualidade.

Custo: R$4.500 até R$8.000

Ecommerce ou Loja Virtual:

Esses sites possuem as seguintes especificações:

  • Cliente deve fornecer logo, alguns textos e possivelmente algumas fotos;
  • Aproximadamente 5 a 10 páginas
  • Cliente pode cadastrar quantos produtos quiser e escolher categorias.
  • Pode conter:
  1. Blog
  2. Captação de Newsletter
  3. Galeria, Sliders, Calendário Simples, Eventos, Depoimentos, Portfolio, uma página de serviços, etc.
  4. Links de mídias sociais.

Custo: R$6.000 até R$10.000

Outras funcionalidades que podem ser implementadas, valores:

  • Dashboard personalizada: + R$3.000
  • Integrações com sistemas de terceiros: + R$4.000 até R$12.000
  • Site com Membership: + R$2,500 até R$5,000
  • Multi-linguas: + R$1,500
  • Área privada para clientes: + R$1,000 até R$4,000
  • Cobrança por Assinatura: + R$2,000

Custos Extras

Domínio:

Esse é o menor dos custos. Um domínio custa entre 30-50 reais por ano.

Recomendo comprar diretamente no Registro.br para endereços com final “.com.br”.

Caso precise de sugestões para encontrar um domínio, utilize essa ferramenta: http://www.namemesh.com

Hospedagem:

A hospedagem pode variar muito de preço e também de qualidade.

Tudo vai depender da quantidade de visitas que seu site vai receber. Caso tenha a expectativa de um fluxo gigante de visitas, recomendamos um servidor dedicado para o seu site.

Para resumir, uma hospedagem pode variar de R$20,00/mês (basicão), até além de R$1.000,00/mês (servidor dedicado para grandes empresas).

Dica: A velocidade do site impacta diretamente na sua quantidade de conversões, até 50% dependendo do caso. Portanto, invista um pouco mais em um servidor de qualidade.

Recomendamos com grande satisfação o serviço da Hostinger. Soluções práticas, robustas e com um preço acessível. Temos certeza que você vai gostar.

Manutenção/Suporte:

Você pode combinar com sua agência como prefere receber o suporte em relação ao seu site. Seja por hora ou valor fixo, é indispensável que tenha um pronto atendimento. Quanto mais tempo fora do ar, maior serão os prejuízos.

O custo pode variar de R$50,00 para suporte simples (apenas restauração do site), até R$2.000,00 para sites extremamente complexos e recheados de funcionalidades. Tenha em mente que o cálculo vai ser realizado de acordo com as horas que a empresa estima gastar por mês.

Qual o valor final então?

Tudo depende das demandas do seu projeto e da qualidade que está buscando.

Muitas pessoas esquecem que o site é um investimento. É importante pensar em resultados, a economia de agora, pode ser o motivo de não ter resultados no futuro.

Na nossa experiência, um site de qualidade mínima vai custar pelo menos R$3.000,00. Além desse valor ainda devemos contabilizar o domínio, mais ou menos 35 reais por ano. A hospedagem e manutenção do site, mais R$100,00 por mês. Essa é uma conta simples para te ajudar a entender quais o investimentos que precisa considerar antes de começar o seu projeto.

Confira também nosso artigo: Por que ter um site?

Se você está apenas começando, está sem verba e precisa de uma solução mais simples para resolver a suas vendas na internet, nós recomendamos o NuvemShop. Um sistema completo de e-commerce, personalizável e que certamente atenderá a suas necessidades.

Nossas Dicas:

Faça o dever de casa…

  • Pesquise as agências disponíveis;
  • Solicite um orçamento;
  • Envie o máximo de informação útil, logo o retorno será muito mais rápido e preciso;
  • Verifique a qualidade do trabalho entregue pela empresa, peça para ver outros exemplos além daqueles que a empresa disponibilizou no site (esses costumam ser os melhores trabalhos);
  • Entenda o processo de entrega da empresa;
  • Verifique sinais de seriedade e profissionalismo (depoimentos, design, qualidade da proposta, atendimento, comunicação, CNPJ, contrato, etc);

Não esqueça, quando se trata de criação de site, você tem que escolher duas das três opções:


Good = Bom ; Cheap = Barato ; Fast = Rápido.

Lembrando, a Oblige é uma agência de criação de sites e marketing digital, caso tenha gostado do nosso artigo e quer conhecer mais sobre o nosso trabalho, visite: www.oblige.com.br e conheça nossos serviços.

Saiba Mais

Thiago Maghamez

Thiago Maghamez

Co-Fundador da Oblige, agência de marketing digital. Empresas de pequeno e médio porte nos procuram para conseguir atrair novos clientes utilizando a internet.

Pin It on Pinterest

Share This