SEO para ecommerce: 5 dicas para colocar a sua loja no topo do Google

Antes de falarmos sobre as principais dicas de SEO para ecommerce, é importante que você entenda primeiro o que é isso e como pode te ajudar.

Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) é um conjunto de estratégias importante que pode te colocar no topo das pesquisas do Google quando um visitante pesquisar determinados termos.

Chamamos esses termos de palavras-chave e elas têm o poder de te fazer conseguir mais visitantes para seu site e, consequentemente, vender mais.

É normal que muitos deixem o SEO para ecommerce como uma das últimas opções, mas a verdade é que usar essa estratégia no seu site é que vai fazer com que suas vendas aumentem significativamente.

Já falamos aqui sobre algumas dicas de Marketing Digital.

Lá você entendeu a necessidade de investir nisso, mas agora veja algumas dicas para te colocar no topo das pesquisas do Google usando essa estratégia.

1. SEO para ecommerce precisa usar palavras-chave

Mostramos há pouco que palavras-chave são termos que os usuários pesquisam no Google para achar determinado produto, serviço ou informação.

Por exemplo: se você quer comprar um carro, provavelmente vai pesquisar esse termo no Google e as lojas online que tiverem essa palavra-chave na página vão aparecer primeiro.

Essa é uma maneira do Google tornar-se relevante para os usuários.

Já pensou pesquisar sobre carro e aparecerem informações de geladeiras? Com certeza, te deixaria bem chateado.

Mas para fazer essa seleção e ter como resultado uma pesquisa relevante, o Google vê os sites que possuem termos mais parecidos com o que os usuários buscam e os mostram primeiro.

2. Responsividade, design e tempo de carregamento podem aumentar suas vendas

Se você quer fazer SEO para ecommerce, é importante se assegurar de que sua página está carregando rapidamente – do contrário, sua taxa de abandono aumenta e menos pessoas chegam à sua oferta.

Além disso, é importante que seu site seja responsável. Isso significa que é necessário que ele abra em qualquer dispositivo.

Lembre-se que o dispositivo móvel representa uma grande parte do tráfego na internet e até 2017 ele era o responsável por 50% da receita digital de ecommerce.

Hoje essa tendência é ainda maior.

Um outro ponto é que alguns elementos de design podem ser cruciais para o seu sucesso como loja virtual.

Primeiro porque eles deixam suas páginas mais rápidas ou lentas e segundo porque dependendo do elemento que você use, consegue atrair a atenção do visitante para a sua oferta – ou seja, pode funcionar também como um complemento da sua estratégia.

3. Elementos de página para um SEO mais eficiente

Alguns elementos de SEO para ecommerce que você precisa se atentar são:

1. Títulos das páginas: é importante inserir as palavras-chave nos títulos dos produtos para que eles apareçam nas pesquisas do Google.

Você pode fazer essa pesquisa por uma ferramenta chamada Google Keyword Planner ou outras gratuitas que te ajudam nessa tarefa.

2. Metadescrições: Você deve fazer descrições dos produtos (que vão aparecer abaixo do título) e motivar o clique do usuário.

Elas muitas vezes podem não impactar diretamente o seu ranqueamento no Google, mas com certeza pode aumentar o seu tráfego.

3. Descrições de imagens: sempre que for colocar uma imagem em seu site, não esqueça de clicar em editar e colocar o texto alternativo com a palavra-chave.

Fazendo com que seu produto seja facilmente identificado e também aumentando a compreensão de pessoas que têm deficiência visual.

4. URLs amigáveis: você podia não saber até agora, mas as URLs são fatores importantíssimos para o ranqueamento do Google, porque comunicam os assuntos de uma página.

Para mantê-las amigáveis, será necessário colocar a palavra-chave depois do seu site e as características. Supondo que venda um carro Celta, 4 portas, preto, econômico, sua URL deve ficar assim:

www.seusite.com.br/celta-preto-4-portas-economico

4. Plataformas, conteúdos e links

Se quer fazer um bom SEO para ecommerce, será necessário escolher a plataforma certa, já que ela tem o poder de influenciar diretamente nas suas estratégias.

Existem plataformas que não possuem as opções de customizar certos aspectos que falamos nos tópicos anteriores e isso pode atrapalhar seu ranqueamento.

Esse é um dos motivos, por exemplo, para que os sites pagos sejam mais vantajosos do que os gratuitos – com eles, você consegue personalizar seu SEO e aumentar seu tráfego.

Além disso, preste atenção nos conteúdos que são publicados no seu ecommerce, já que se você duplicar algum conteúdo, corre o risco do Google penalizar sua página e diminuir suas chances de aparecer como a principal resposta para os usuários.

A página com conteúdo original sempre tem preferência e se você usar informações de alguma outra loja para descrever seus produtos, apenas você terá problemas em ranquear – já que o conteúdo do seu concorrente está na internet primeiro do que o seu.

Outro ponto importantíssimo em sua estratégia de SEO para ecommerce é colocar links internos para outros produtos ou informações pertinentes ao item pesquisado primeiro.

Isso faz com que os usuários permaneçam mais tempo dentro da sua loja virtual e, provavelmente, comprem mais produtos com você.

5. Categorias

Essa é um dos “pulos do gato”, quando se trata de SEO para ecommerce.

Você vai querer investir na construção de autoridade dessas páginas. Pois são elas que vão ranquear.

Portanto, adicione os seus principais produtos relevantes à categoria nessa página.

Depois foque em conquistar backlinks para sua categoria que deseja ranquear.

Aproveite e adicione texto após os produtos.

O Google gosta de ler palavras e isso vai te ajudar a se tornar mais relevante. Adicione conteúdo de qualidade que explique mais sobre a sua categoria.

Você pode explicar como funciona o processo de criação dos produtos dessa categoria, como escolher o melhor produto, quais são os aspectos que o comprador deve ficar atento, entre outros.

E então, pronto para começar sua estratégia agora? Está faltando o que para colocar em prática? Fale com a gente e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Thiago Maghamez

Thiago Maghamez

Co-Fundador da Oblige, agência de marketing digital. Empresas de pequeno e médio porte nos procuram para conseguir atrair novos clientes utilizando a internet.
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