Como Tornar Seu Blog Lucrativo?

Share on whatsapp
Share on facebook

Tornar um blog lucrativo com certeza é o desejo de muitas pessoas que trabalham com a internet e querem ter essa opção como fonte de renda online.

Devido ao crescimento das mídias sociais e do YouTube, algumas pessoas questionam se vale a pena ter um blog e outras afirmam que eles acabaram, mas, afinal, os blogs realmente se foram?

A resposta definitivamente é não! Por isso, separamos algumas dicas de como melhorar seu blog e tornar ele rentável.

Por Onde Começar?

A verdade é que criar um blog lucrativo não é mais tão simples como antigamente.

No entanto, se pararmos para aplicar algumas boas estratégias de conteúdo, é possível obter ótimos resultados com o seu blog e conseguir faturar através dele. 

1. Encontre outras formas de negócio

Uma forma de garantir lucratividade com seu blog é fazendo uso da revenda de hospedagem.

Isso porque estes são hospedagens diferenciadas nas quais, você hospeda vários sites em um plano. A vantagem de seu uso é ter acesso a mais recursos que permitem a escalabilidade do seu negócio.

Ou seja, sem limitar sua plataforma, principalmente em termos de produção de conteúdo, com ótimo custo-benefício.

Você poderá também, com a revenda de hospedagem, expandir seu blog para outros negócios online e aumentar seus lucros. Por exemplo:

  • Criando outras plataformas próprias, como um e-commerce;
  • Ou até mesmo, hospedando outros sites por um preço competitivo e com isso, conseguindo capitalizar mais recursos para seu negócio.

2. Aposte em divulgação

Se você tem um blog de nicho específico, então aposte na divulgação de produtos que tenham a ver com você através de um sistema de afiliados.

Ao filiar-se com algum produtor, você receberá um link no qual indicara aquele produto para outras pessoas comprarem.

Ao efetuar uma venda, seu lucro será redirecionado imediatamente para sua conta.

Um dos mais antigos e tradicionais programas é o Google Adsense, que oferece anúncios relevantes ao seu conteúdo e público-alvo.

No entanto, há também os infoprodutos, aqueles que são digitais e são vendidos em forma de curso online, ebook, aplicativos etc.

Você pode encontrar boas oportunidades em três empresas:

  • Hotmart;
  • Monetizze;
  • Eduzz.

3. Construa o seu mídia kit 

Você espera ter um blog de sucesso sem saber as estatísticas sobre ele? O Google Analytics oferece uma análise eficaz do seu blog, respondendo questões como:

  • De onde vem meus visitantes?
  • Quais palavras-chave atraem mais?
  • Qual assunto desperta mais interesse?
  • Qual o perfil do meu leitor?

Estas e outras informações são essenciais na sua estratégia de marketing.

Desse modo, se você pensa em algum dia comercializar espaços no seu blog, como banner e publieditorial, é bom que tenha um mídia kit completo, comprovando todos os seus números e gerando total transparência.

Com um mídia kit, você poderá também oferecer parcerias com empresas e receber para divulgar seus produtos.

4. Programas de afiliados

Dependendo do seu nicho, você consegue encontrar boas oportunidades para monetizar seu blog. Existem muitos programas de afiliados específicos que poderá dar um UP no seu negócio.

Procure por esses programas específicos, nichados e faça teste. Certamente você encontrará um sistema que converte bem com seu tipo de conteúdo.

Manter seu blog atualizado também é uma forma de lucrar com ele, pois quanto mais visitação em sua página, melhor rentabilização por view você terá.

Manter um blog não é tarefa fácil, e rentabilizar através dele também não é. Sendo assim, é preciso que tenha muito esforço e dedicação para que o retorno financeiro seja positivo.

Entendemos que o melhor caminho seja criar bons conteúdos, que agregue valor para quem o visita.

Após isto seu site ganhará notoriedade perante os mecanismos de busca, e esses, por sua vez, passarão a mostrar seu site como prioridade.

Trabalhar parcerias de guestpost, também pode ser uma boa alternativa, já que você recebe bons conteúdos e também poderá oferecer os seus.

Atente-se sempre as métricas do Google Search Console e Analytics, pois assim, você conseguirá entender qual conteúdo precisa otimizar.

Criar conteúdo que são procurados também é importante. Opte por conteúdos long tails, para sair fora da concorrência, isto claro, se seu blog anda está em maturidade.

E lembre-se, não tem segredo: muito trabalho e foco canalizado na direção que as métricas indicam. Quando menos você esperar, seu trabalho será reconhecido.

Gostou dessas dicas? Qualquer dúvida ou comentário a respeito do conteúdo, fale conosco nos comentários.

Pin It on Pinterest

Share This