COMO CRIAR SEU SITE SEM GASTAR UM EXTRA COM WEB DESIGNER

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Nesta nova  era da informação , toda empresa precisa de um site, mesmo uma pequena empresa. Mas, um ótimo site não precisa custar milhares de reais. Com as ferramentas certas e algumas dicas básicas, até um iniciante pode criar um ótimo site. Se você está se perguntando como construir um site quando esse não é o seu forte, as ideias a seguir o ajudarão a evitar alguns erros comuns.

Como construir um site ? 

Para aprender como criar um site se você não for um web designer? Tudo se resume a três etapas principais:

  1. Encontre uma hospedagem segura e confiável
  2. Escolha uma ferramenta de construção de site
  3. Adicionar conteúdo

Vamos examinar cada etapa com mais detalhes.

1. Hospedagem segura e confiável

Para criar um site, você deve em primeiro conseguir um local para hospedar esse site: isso é chamado de hospedagem. Você também precisa de um nome de domínio ou url para as pessoas visitarem o site. Existem literalmente centenas de opções de hospedagem de sites por aí, mas você precisa se certificar de que a hospedagem escolhida fará bem o seguinte:

  • Confiabilidade: qual é a garantia de desempenho do provedor de hospedagem?
  • Armazenamento: quanto espaço você precisa para os arquivos do seu site? 

Grandes sites de comércio eletrônico e sites com muitas imagens (como fotos) precisam de mais espaço de armazenamento.

  • Largura de banda: espera muito tráfego no site? Certifique-se de que seu plano de hospedagem inclui largura de banda suficiente.
  • Escalabilidade: se o tráfego aumentar, seu provedor de hospedagem escalará seus serviços de hospedagem para acomodar o aumento de tráfego. Caso contrário, seu site pode falhar.
  • Segurança: preste atenção especial aos recursos de segurança incluídos no plano de hospedagem, incluindo monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana e proteção DDoS.
  • Suporte: Que tipo de suporte técnico você pode esperar?

Um provedor que promete grandes descontos ou um provedor sem muito tempo no mercado, pode acabar custando a você milhares por causa do  tempo de inatividade, arquivos perdidos e atendimento deficiente ao cliente.

Escolha uma empresa que seja conhecida, assim você poderá através das críticas dos usuários,  avaliar a sua eficiência.

2. A escolha de uma ferramenta para criar seu  site.

Depois de configurar a hospedagem e o domínio, é hora de descobrir como criar um site que não só tenha uma ótima aparência, mas também seja fácil de gerenciar. Um pouco de planejamento no início tornará mais fácil manter um site moderno e funcional sem tomar muito tempo.

  • Construtor de sites multifuncional

Para criar um site rapidamente com muito pouco conhecimento técnico, considere o uso de um construtor de sites que tenha uma interface intuitiva e  facilite adicionar texto e imagens, alterar esquemas de cores e até personalizar páginas de produtos se você planeja vender online. Serviços recomendados você pode encontrar aqui. O construtor precisa ter um design móvel flexível e planos que  incluem integração com PayPal, SSL e ferramentas de marketing por e-mail e SEO integradas. 

Se você tiver um pouco mais de tempo e estiver procurando por um site que possa personalizar conforme desejar, considere usar um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) como o WordPress.

Um CMS permitirá que você altere a aparência do seu site e atualize o conteúdo (texto, imagens, etc.) do seu site sem se preocupar com a codificação ou as melhores práticas de design. Basta inserir o que deseja exibir e o CMS cuidará do resto para você. O melhor de tudo é que existem milhares de outros usuários do WordPress, tutoriais e fóruns  de suporte irão ajudá-lo se você tiver dúvidas.

3. Adicionar conteúdo

Depois de escolher uma plataforma para construir seu site, é hora de adicionar conteúdo. O tipo de conteúdo de que você precisa dependerá de seus objetivos, mas geralmente vale a pena se concentrar nas seguintes páginas:

  • Página inicial: É aqui que você publica as principais coisas que os visitantes precisam saber para decidir se querem ou não fazer negócios com você. Crie conteúdos que descrevam de forma concisa, mas convincente, quem você é e o que você oferece, com recursos visuais que prendam a atenção dos visitantes.
  • Slogan : Descreva sua empresa em uma frase curta.
  • Call to action: Qual é a coisa mais importante que você deseja que seu visitante faça antes de deixar seu site?
  • Informações básicas de contato: especifique como os clientes podem entrar em contato com você.
  • Produtos / serviços: liste um ou mais dos seus produtos ou serviços com um link para a página dedicada ao  produto.
  • Depoimentos de clientes: comece a ganhar confiança imediatamente, incluindo depoimentos de clientes em sua página.
  • Página do produto / serviço:

Nesta página, você publica produtos ou serviços com imagens e descrições atraentes. Adicione o vídeo, se possível. Dependendo do seu negócio, você também pode incluir informações sobre preços, métodos de pagamento, informações de envio e política de devolução.

  • Página “sobre nós

Esta é uma página dedicada a contar sua história. Você pode adicionar fotos e vídeos seus ou de sua equipe em ação, um currículo, prêmios de empresas ou produtos e depoimentos de clientes confiáveis.

  • Página de comentários: Nada inspira mais confiança do que testemunhos de outros clientes satisfeitos.
  • Página de contato: Indique como podemos entrar em contato com você (por exemplo, número de telefone, endereço de e-mail, endereço postal). Se você tiver uma localização física, adicione um mapa.

Diretrizes de desenvolvimento de site

Não existem regras quando se trata de desenhar um site: todos os meios são bons na Internet. Sites bem feitos, no entanto, têm algumas coisas em comum. Evite erros comuns e armadilhas de sites ruins. Esteja você usando um construtor de sites genérico ou CMS, mantenha as dicas a seguir em mente para obter os melhores resultados.

  • Mantenha seu site limpo e simples

Quando se trata de sites com aparência profissional, isso é bastante comum. Decida quais informações são MAIS importantes para seus usuários e concentre-se em transmitir essa mensagem em sua página inicial. Informações adicionais podem ser publicadas em outras páginas e vinculadas à página inicial.

Não deixe seu site parecer muito desordenado e confuso: sua mensagem deve ser clara para o visitante nos primeiros 10 segundos. Sinta-se à vontade para usar espaços e limitar-se a uma ou duas fontes claras em seu site.

Escolha uma paleta de cores e limite seu site a essas cores, em vez de usar todo o arco-íris de tons. 

  • Navegação clara e fácil de usar

Se quiser que os usuários explorem seu site, você precisa facilitar a navegação deles. Mantenha seus menus de navegação visíveis para que possam ser facilmente encontrados em seu site. Certifique-se de que as opções sejam claras e intuitivas. Use o submenu para agrupar páginas semelhantes sem combinar todas as categorias em uma única  linha.

  • Torne as informações de contato claras e acessíveis

Não importa quantas informações você poste online, o objetivo final é fazer com que os clientes entrem em contato com você. Facilite para eles postando claramente suas informações de contato.

  • Design para SEO

SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para os motores de busca ). Um site com boa pontuação de SEO terá uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisas, como Google. Você pode não considerar o SEO importante para pequenas empresas, mas pode ser uma ótima maneira de aumentar seu tráfego orgânico.

Quando você começa a pensar em SEO desde o início, pode descobrir como criar um site que se beneficie do SEO sem exigir tempo e recursos adicionais a longo prazo. 

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