Saiba Como Conseguir Backlinks de Qualidade: Tutorial Completo

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Backlinks são links estratégicos em um texto com o intuito de guiar o leitor até outra página do site ou blog com conteúdo relevante. É uma das melhores estratégias de SEO e tem como objetivo melhorar a experiência do usuário e gerar tráfego de qualidade.

Alguma vez você já fez uma pesquisa em um buscador, clicou em um site “x”, começou a ler o conteúdo dele, mas de repente, clicou em um link e foi parar num site “y”? Quando isso acontece, quer dizer que há ali um backlink. 

Esse tipo de ação nada mais significa que o primeiro site conectou uma outra página da internet, talvez com mais propriedade no assunto, para responder a sua dúvida.

Saiba a importância dessa atividade, para que serve, quais os tipos e como ele influencia no SEO e na posição do seu site.

O que são backlinks?

Para entender o que é um backlink, vamos desmembrar esse termo. Ao pensar em link, o que vem a sua cabeça?

Bom, trata-se de um elemento que, ao clicado, te leva para outra página ou fonte de informação. Correto?! Os links servem para contribuir e melhorar na experiência do usuário, dando-lhe não apenas mais informações sobre determinado assunto, mas também o poder de escolha, para que ele opte por ter a experiência ou não.

Quanto ao backlink, esse é o nome que se dá ao fato de um site referenciar e ter um link dentro dele para outro sítio. 

o que são backlinks

Para que esse recurso serve?

Como já citado aqui, o uso dos backlinks implica totalmente na experiência do usuário. Como os buscadores de pesquisas trabalham em prol do que é pesquisado e, em responder às dúvidas do usuário, essa é a principal função desse recurso. 

Neste sentido, quando usamos essa estratégia de maneira correta, mostramos ao buscador que as pessoas conseguem encontrar conteúdos que explicam melhor determinados assuntos e termos que foram abordados dentro do nosso próprio texto.

Para ficar mais fácil, vamos supor que o seu site fala sobre marketing digital. Agora, você aborda o tema e-mail marketing e você quer sugerir plataformas para o usuário. Neste sentido, pode-se utilizar links que levam a pessoa para os sites dessas plataformas para que elas possam ter mais conhecimento sobre. 

Vantagens de utilizar backlinks

Engana-se quem pensa que o uso de backlink só traz vantagens para o usuário. Ele também dá aquela força para o site em questão. Veja como:

  • Mais autoridade para a sua página

Na hora que o Google avalia a autoridade de um site em determinado assunto ele leva em consideração, além da qualidade do conteúdo, a quantidade de links que ele recebe de outros sites.

Isso porque ele entende que cada link funciona como um voto de confiança a favor de seu conteúdo, atestando que os usuários poderão encontrar as informações de que precisam assim que acessarem sua página.

E, além de aumentar a autoridade de sua página perante o Google, melhorando o seu posicionamento nas buscas, os backlinks também ajudam a construir a ideia de que sua empresa é uma autoridade no mercado — principalmente se os links forem de sites e blogs da sua área de atuação.

  • É uma estratégia de relacionamento eficiente

Você já deve ter ouvido falar em ações e estratégias de Guest Post e de co-marketing, certo?! Além de serem muito úteis para gerar links para a sua página, essas estratégias também podem te ajudar a construir relacionamentos com sites de outras empresas do mesmo segmento que ofereçam produtos e serviços complementares aos do seu negócio.

Assim, ambos podem se beneficiar, uma vez que cada uma delas poderá recomendar os produtos e serviços de sua parceira para os clientes.

  • Ajudam a aumentar as visitas em seu site

Como visto, os backlinks ajudam o seu site a conquistar melhores posições nas buscas do Google — o que, por si só, já ajuda a aumentar as visitas no site de sua empresa.

No entanto, além de ajudar a aumentar o tráfego orgânico de uma página, uma estratégia de backlinks também é capaz de aumentar o tráfego de referências, uma fonte de tráfego que é deixada de lado em muitas estratégias de marketing digital.

Isso funciona como uma válvula de escape, pois dessa maneira  o seu site não depende apenas do Google para atrair visitantes.

  •  Apresentam um ótimo custo-benefício

Ao contrário do que muitos pensam,  não é necessário realizar muitos  investimentos para conquistar backlinks referenciando o seu site. Além disso, devemos ressaltar que também não é necessário pagar por cada clique recebido nos links que levam ao seu site.

Isso faz com que essa seja uma estratégia mais barata do que os links patrocinados, por exemplo, que exige investimentos constantes para gerar tráfego e colocar a sua marca em posição de destaque nas buscas do Google.

E, mesmo que você conquiste backlinks por meio de parcerias, sua empresa continuará recebendo visitas enquanto a página que recomenda seu site estiver no ar, gerando ótimos resultados no longo prazo.

Tipos de backlinks

Antes de iniciar a estratégia de backlinks dentro do seu site é necessário conhecer quais tipos existem e a especificidade de cada um. Mas antes é importante explicar o conceito de link juice.

Link juice é a quantidade de autoridade que um determinado backlink envia para o site que ele está linkando.

Veja abaixo os principais tipos de backlinks:

Nofollow Links

Quando um site linka para outro, mas o link tem uma tag “nofollow” a ligação com ele não acontece totalmente. Neste caso, você não passa sua autoridade ou link juice para o outro site.

Em geral, a tag “nofollow” é usada para impedir que links adicionados nos comentários dos posts, por exemplo, sirvam de backlinks para outros sites, uma vez que tenham sua confiabilidade questionável.

  • Dofollow Links

Ao contrário dos nofollow links, os dofollow permitem que todos os links adicionados em seu blog funcionem como backlinks válidos.

  • Root Domains Links

Refere-se ao número de backlinks que chegam ao seu site a partir de um domínio único. Sendo assim, mesmo se o site tiver uma dezena de links apontando para o seu blog, será considerado apenas um.

  • Low Quality Links

Representam links de baixa qualidade para o seu blog. Geralmente, são originados em diretórios de sites, sites de spam, sites pornográficos e quando se compra backlinks.

Devido à baixa relevância dos links, eles podem prejudicar o seu esforço de melhorar o rankeamento do blog.

  • Internal Links

São links que vão de uma página para outra dentro do mesmo domínio. Os links internos permitem ligar suas próprias páginas com assuntos relevantes mantendo o leitor no blog por mais tempo.

  • Anchor Text

A parte do texto que é usado para fazer um hiperlink é chamado de texto âncora. Esse tipo de backlink funciona bem quando você está tentando ganhar autoridade em determinadas palavras-chave.

anchor text ícone

Backlinks e SEO

Os Backlinks são importantes para SEO porque alguns buscadores, especialmente o Google, dão mais crédito a sites que têm um bom número de backlinks de qualidade (com alto grau de relevância), considerando o seu blog mais importante do que outros nas páginas de resultados.

Quando seu site ou blog aparece com frequência em outros sites confiáveis de seu nicho, os mecanismos de busca identificam a relevância de sua página.

Isso é fundamental para que seu site ou blog consiga se posicionar bem e atrair tráfego orgânico.

Ter bons backlinks direcionando as pessoas para suas páginas é o mesmo que dizer para o Google que aquilo que você compartilha é realmente valioso e merece ser mostrado como um dos principais resultados durante as buscas dos usuários por determinadas palavras-chave.

O que é um bom backlink?

Um backlink bom para o seu site é aquele que inspira positivamente o rankeamento da página dentro dos buscadores de pesquisa. Isso quer dizer que, quando sua página foi citada pela outra página, ela recebeu mais um “pontinho” rumo à boas posições de resultados.

Saiba como identificar quando o backlink feito é um bom negócio:

  • vem de um site confiável e verificado;
  • não possui o atributo nofollow (citado no item acima) anexado às propriedades do link;
  • vem de uma página com autoridade de domínio e confiança do buscador;

O que é um backlink ruim?

Um backlink ruim possui as seguintes características:

  • é o resultado de uma troca de links apenas;
  • vem de um site de baixa qualidade, com pouca autoridade de domínio e sem confiança do Google;
  • vem de um site com pouco ou nenhum conteúdo original.

Como conseguir backlinks de qualidade? 

Agora que você já sabe a importância de prestar atenção ao link building em suas páginas, chegou a hora de descobrir como conseguir backlinks de qualidade.

Alguns sites usam serviços para comprar backlinks, mas você deve fugir desse tipo de estratégia. Além de não garantir uma boa experiência para o usuário, você ainda corre o risco de ser penalizado pelo Google e prejudicar o ranqueamento de sua página.

Há algumas boas práticas que você pode fazer para conseguir backlinks de qualidade. Veja a seguir:

  • Invista em conteúdo de qualidade para conseguir backlinks de forma natural;
  • Veja os links dos seus concorrentes;
  • Não compre backlinks;
  • Faça parcerias estratégicas;

Ferramentas para conseguir mais backlinks

Agora que você já viu os principais tipos e como conseguir backlinks, chegou a hora de conferir algumas ferramentas que ajudam a automatizar parte desse processo.

Embora não criem os links para você, obviamente, esses serviços oferecem uma série de dados que podem fazer a diferença para o sucesso de seu negócio na internet.

SEMrush

O SEMrush é uma das ferramentas mais poderosas de SEO. Ele possui um recurso de Análise de Backlinks que fornece um relatório completo sobre seus backlinks e também sobre os backlinks dos seus concorrentes.

O relatório informa quantos e quais domínios estão apontando para o seu, o que permite saber a origem e o destino desses backlinks, bem como a qualidade deles através do Domain Score e Trust Score

Além disso, o relatório também indica quais textos âncoras foram usados, tipos de backlink, gráficos de backlinks ganhos e perdidos em determinado período, entre outras funcionalidades.

Ahrefs

O Ahrefs é uma das ferramentas de SEO e link building mais completas e utilizadas. Ele apresenta um perfil bastante profundo sobre o perfil de links de um site, ajudando a construir uma estratégia de backlinks.

Com o Ahrefs, você tem acesso ao número de domínios únicos que fazem referência a um site, os backlinks ganhos e perdidos em determinado período e a estimativa de tráfego que esses links trouxeram.

Contetbird

De muitas maneiras, o Contentbird é uma ferramenta de SEO que faz tudo. Apesar de que muita funções dele estão voltadas à estratégia de link building, você pode usá-lo também para:

  • Analisar a popularidade e o perfil dos seus links
  • Monitorar suas posições nos rankings
  • Conduzir pesquisa de palavras-chave para otimização para motores de busca

Google Alerts

O Google é outra ferramenta que pode te ajudar a conseguir links para seu blog ou site. O funcionamento do serviço é bem simples. Ele detecta quando conteúdos, palavras e termos são publicados e envia alertas para você quando os assuntos de seu interesse são mencionados na internet.

Pensando nisso, você criar alertas personalizados com o nome de sua marca ou produto. Assim, sempre que alguém citar seu negócio na rede, basta você entrar em contato e pedir a inclusão de um link apontando diretamente para seu site.

E o melhor: ele é totalmente gratuito.

Pitchbox

Quando se trata de prospecção de links e contato, não existem muitas ferramentas com todo o poder e as funções do Pitchbox. O Pitchbox oferece uma variedade de funções de alto nível, e tudo isso sem te atrapalhar com detalhes desnecessários. Essa é uma grande vantagem para quem quiser gerar links de forma eficiente.

Conclusão

Viu só como é importante o uso de backlinks? Além de fazer com que o seu site tenha mais credibilidade e tráfego de qualidade, eles ainda garantem um bom posicionamento nos buscadores de pesquisa. 

Quer montar uma estratégia de backlinks de qualidade para aumentar seu tráfego e assumir o topo do Google? então, entre em contato com a gente!

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