3 Melhores Ferramentas para Avaliar a Performance de seu Site – Google Insights – Velocidade – Métricas

Share on whatsapp
Share on facebook

Deseja avaliar a performance de seu site de forma segura e clara? Listamos as melhores x ferramentas para avaliar a performance de seu site. Confira agora!

A performance de um site é um dos elementos mais importantes para um webmaster ou para seu administrador, já que ela está diretamente relacionada a fatores como posicionamento em rankings, visibilidade orgânica, taxa de conversão e mesmo na rejeição ou aceitação do site por seu usuário, sendo determinante para a conquista de resultados positivos.

Por isso, não é incomum ouvirmos que uma atualização de algoritmo do Google ou de outros buscadores fez com que a performance ou os resultados de um website caírem, já que esse tipo de update costuma deixar mesmo os especialistas em SEO e em otimização de sites com dúvidas.

Para garantir a obtenção de bons resultados, a resolução de problemas que podem estar afetando seu posicionamento, sua visibilidade ou mesmo a aceitação de seu site junto ao usuário, é possível utilizar algumas ferramentas para avaliar e analisar a performance de seu site. Listamos as 3 melhores ferramentas para avaliar a performance de seu site. Confira!

Diferenças entre performance e resultado

Antes de adentrar nas ferramentas que permitirão a você avaliar e analisar seu site, visando compreender quais fatores são positivos e quais devem ser melhorados, é importante fazer uma distinção entre performance e resultado, já que os termos, embora sinônimos em alguns casos, podem apresentar sentidos completamente distintos, conforme explicamos a seguir.

Quando tratamos de performance de um site, podemos estar falando tanto das questões técnicas, como velocidade de carregamento, posicionamento orgânico, criação e manutenção de backlinks e otimização de SEO, em um sentido bastante distinto de resultado; quanto falarmos de performance como obtenção de metas e objetivos, como posicionamento X no ranking deste ou daquele buscador, % de aceitação junto ao consumidor ou mesmo conversão de visitação em vendas, o que se aproximaria semanticamente do sentido de resultado.

Neste artigo, sobre as 3 melhores ferramentas para avaliar a performance de seu site, iremos tratar de ferramentas e de elementos que permitem avaliar, analisar e ajustar as questões técnicas de seu site, visando melhorar seu desempenho, sua funcionalidade e também sua conversão, o que culminará na obtenção de melhores resultados.

As 3 melhores ferramentas para avaliar a performance de seu site

Dentre as inúmeras ferramentas disponíveis no mercado para avaliar a performance de seu site, buscamos listar aquelas que apresentam melhores resultados, que permitem usos eficientes e, mais do que isso, que realmente auxiliarão no desenvolvimento e melhoramento de seu projeto. Confira agora nossa lista com as 3 melhores ferramentas para avaliar a performance de seu site e potencialize seus resultados!

As 3 melhores ferramentas para avaliar a performance de seu site que você deve conhecer:

Google Webmaster Tools

Custo: Gratuito

Funcionalidades: Uma das 3 melhores ferramentas para avaliar a performance de seu site, especialmente se você tiver como foco o melhor posicionamento no Google, principal buscador do mercado e também uma das fontes de monetização mais atraentes para webmasters (Adsense).

Além de permitir que você compreenda os conceitos importantes para que seu site tenha boa performance nos rankings do Google, como velocidade de carregamento, técnicas de SEO, análise de elementos on-page e off-page e mesmo qualidade dos links para seu site, as ferramentas do Google para Webmasters permitem que você tenha uma compreensão maior do desempenho positivo de seu site ou mesmo compreenda o que pode ser melhorado para que ele tenha um rendimento mais interessante.

Dentre as ferramentas, é interessante destacar a ferramenta PageSpeed Insights, que permite avaliar a velocidade de carregamento de seu site, tanto em ambiente desktop quanto em ambiente móvel, oferecendo uma pontuação de 0 a 100, que permite avaliar se seu site está bem otimizado ou se a performance precisa de atenção especial.

Porque vale a pena: Além de permitir resultados extremamente positivos, o uso das ferramentas do Google para Webmasters é gratuito e permite que você compreenda como o Google avalia a performance de seu site, além de lhe explicar como fazer para melhorá-la.

Moz Tools

Custo: Gratuito (possui versão paga com melhores funcionalidades)

Funcionalidades: Outro conjunto de ferramentas muito interessante para a avaliação de performance de seu site, as ferramentas Moz são uma ótima opção para aqueles que desejam compreender diversos elementos importantes de SEO, de backlinks e também de performance de seu site, o que faz com que essa seja uma das 3 melhores ferramentas para avaliar a performance de seu site.

Compreendendo ferramentas para análise de SEO (Explorador de Site, análise de palavras-chave, análise de backlinks e mesmo uma barra para os principais navegadores), ferramentas para análise de marketing local, ferramentas para o marketing de conteúdo e até mesmo para analisar as redes sociais, como Facebook e Twitter, o que torna o site uma ótima opção para aqueles que desejam avaliar a performance de seu site em vários segmentos distintos.

Porque vale a pena: Além de permitir uma análise profunda dos resultados de SEO de seu site, as ferramentas do pacote Moz Tools também permitem que você tenha uma visão geral da performance de seu site em uma série de aspectos, o que a torna uma possibilidade viável para aqueles que desejam melhorar seu desempenho e tornar seu site melhor sucedido.

Leia também: Hospedagem de Site: Hostinger é bom?

Pingdom Tools

Custo: Gratuito (Possui plano pago com maiores funcionalidades)

Funcionalidades: Outra das 3 melhores ferramentas para avaliar a performance de seu site, as ferramentas do pacote Pingdom Tools são, na verdade, a combinação de resultados de ferramentas diversas, como a ferramenta YSlow (outra ótima ferramenta gratuita) e PageSpeed Insights (da Google), apresentando uma avaliação de performance de seu site e também monitorando o histórico de resultados de seu projeto ao longo do tempo.

Também permite que você avalie a velocidade de carregamento de elementos como imagens, CSS, JavaScript, RSS, iFrames, dentre outros, que são elementos fundamentais para uma performance de qualidade para seu site, especialmente para questões de ranking e de monetização.

Porque vale a pena: Além de gratuitas, as Pingdom Tools são uma ótima opção para aqueles que desejam obter relatórios de performance de maneira mais completa, fácil e descomplicada, mas sem precisar consultar diversas ferramentas, já que o serviço oferece relatórios detalhados em uma só interface.

Deixar seu site rápido auxilia e muito no SEO. O Google prioriza os sites que são mais carregados com mais rapidez. Se você quer aprender como fazer isso e ainda muitas outras técnicas de SEO: Clique Aqui e conheça o melhor e mais completo treinamento SEO do Brasil

Muito além das 3 melhores ferramentas para avaliar a performance de seu site

Além das três ferramentas citadas (Google Webmaster Tools, Moz Tools e Pingdom Tools), existem ótimas opções, tanto gratuitas quanto pagas, para avaliar a performance e o rendimento de seus sites, tais como:  a ferramenta GTmetrix, que permite obter resultados sobre a experiência do usuário em seu site; o WebPagetest, que testa a velocidade de carregamento e a performance do site em diversos navegadores e também o já citado YSlow, que lhe oferece dados de carregamento e de performance de maneira prática e eficiente.

No entanto, esse é um mercado que tem muito mais a oferecer e sempre surgem novas ferramentas, técnicas e habilidades, portanto é importante estar atualizado e pronto para buscar e agregar conhecimentos, já que as 3 melhores ferramentas para avaliar a performance de seu site são apenas a ponta desse iceberg chamado mercado digital.

Acesse nosso site e confira nossas soluções.

Pin It on Pinterest

Share This