Por que as empresas devem implementar o CRM nas estratégias de marketing

Share on whatsapp
Share on facebook

Parece que há uma nova ferramenta de marketing sendo lançada a cada ano. Com tantas opções no mercado, como você sabe o que é certo para sua empresa? As agências de marketing digital podem usar de dois a dez aplicativos para ajudá-los nas tarefas. Mas é realmente necessário ter tantos softwares e aplicativos?

Um software de CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) é uma ferramenta poderosa que pode ser aproveitada por agências digitais de todos os tamanhos. Então, como uma plataforma de CRM pode ser benéfica para as agências? Com apenas um software, você pode adquirir e rastrear novos leads, promover relacionamentos e gerenciar projetos.

Neste artigo, explicamos por que as agências de marketing digital devem considerar a possibilidade de obter um sistema de CRM e como ele pode ajudar sua agência a se tornar sua melhor versão até o momento.

Ferramentas que os profissionais de marketing usam

As agências de marketing digital usam uma infinidade de serviços e softwares para as operações do dia a dia. Desde conversar com clientes até planejar a próxima campanha, ferramentas especializadas são a salvação de qualquer agência.

  • Pesquisa e análise de mídia social: o marketing de conteúdo é a principal estratégia da maioria das agências de marketing digital. Para acompanhar o sucesso de seus vídeos, blogs, fotos e interações nas mídias sociais, eles usam o analytics para entender como o público está respondendo às suas postagens. Do Google Adwords às análises do Facebook, os profissionais de marketing dependem de dados para tomar decisões.
  • Sistemas de automação de email: as mídias sociais podem ser um novo modo de vida, mas os profissionais ainda aproveitam o poder do email marketing. Com as ferramentas de otimização de email, eles agora podem rastrear emails com base em aberturas, taxas de cliques, taxas de rejeição e respostas. Os sistemas funcionais de automação de email também permitem criem campanhas e que as enviem para leads e clientes automaticamente e sem falhas.

  • Aplicativos de gerenciamento de projetos: manipular vários projetos e campanhas pode facilmente levar à desorganização. Aplicativos de gerenciamento de projetos, ajudam as agências a se manterem organizadas e conectadas. Com atualizações em tempo real, prazos e progresso, os gerentes de projeto podem acompanhar onde quer que estejam. Isso também permite uma melhor coordenação e cooperação entre os membros da equipe.

  • Rastreador de leads: o funil de vendas é mais orientado para o marketing do que para as vendas. Algumas décadas atrás, um cliente confiava na equipe de vendas para tomar uma decisão. Atualmente, os profissionais de marketing são capazes de influenciar a tomada de decisão do cliente apenas através do conteúdo. Os rastreadores de leads criados em sites, páginas de destino e páginas de mídia social são uma ótima maneira de acompanhar os clientes em potencial.

  • Armazenamento de documentos: as equipes de marketing não estão mais acorrentadas às suas mesas. Com o software baseado em nuvem, eles podem criar, iniciar e analisar uma campanha sempre e onde quer. É aí que o armazenamento de documentos baseado em nuvem é útil. De guias de estilo a modelos de conteúdo e postagens em blogs, as equipes podem compartilhar recursos entre si e acessá-lo remotamente.

Ferramentas de Marketing: úteis ou excessivas?

Em média, as agências de marketing digital usam pelo menos duas ferramentas para executar tarefas diárias. Embora essas ferramentas sejam cruciais para alcançar metas e gerar resultados, pode ser confuso e demorado mudar de um aplicativo para outro. Em algum momento, alternar entre diferentes softwares pode desacelerar o processo de vendas e tornar a agência menos eficiente.

Sem mencionar que as ferramentas premium não são baratas. As agências em nível corporativo podem não ter problemas para pagar centenas de dólares por mês em ferramentas, mas pode ser uma história diferente para agências de pequeno e médio porte.

Quando se trata de multitarefa, às vezes menos realmente é mais. Se você administra uma agência digital e procura um parceiro de software que possa executar as tarefas fundamentais da maioria das ferramentas, considere adquirir um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Benefícios do uso de um CRM

1. Painel em tempo real

As agências precisam manter o controle de suas campanhas, não importa o quê. Um dos recursos mais básicos, porém essenciais, do CRM é um painel em tempo real. Alguns oferecem até painéis personalizáveis ​​para que os membros da equipe possam acessar as informações necessárias rapidamente.

Além disso, os CRMs possuem recursos de gerenciamento de projetos que permitem aos membros da equipe rastrear, editar e gerenciar projetos em tempo real. É uma maneira fácil de incorporar mais colaboração dentro e entre equipes.

2. Automação de Marketing

Escrever, enviar e rastrear e-mails levam tempo. Isso pode facilmente adicionar horas à sua empresa. Com um software de CRM, é mais fácil entrar em contato com os clientes por meio de campanhas de email automáticas. O recurso de agendamento de email garante que eles sejam enviados sem falhas.

3. Acompanhar o pipeline de vendas

O gerenciamento de leads e clientes é um dos maiores momentos em que uma empresa se afunda. Um dos melhores pontos de venda dos CRMs é a capacidade de gerenciar leads e acompanhar sua progressão. Os CRMs estão vinculados ao e-mail marketing e a outras entradas de negócios, para que os clientes em potencial sejam movidos automaticamente pelo funil.

4. Gestão de Relacionamentos

Promover o relacionamento com usuários existentes, possíveis leads e outras pessoas lucrativas para a empresa não precisa ser confuso. Uma agência pode usar o software de CRM para acompanhar a percepção da mídia social e as análises e consultas on-line em tempo real. 

Como tudo é armazenado em seu software de CRM – desde dados de compras, histórico de compras até preferências – o atendimento ao cliente se torna um dos pontos mais fortes da sua empresa.

O que procurar em um software de CRM

É compatível com o seu negócio?

Seu software não precisa ser extremamente criativo, apenas precisa ser compatível com sua empresa. Você não precisa pagar por recursos extras se não quiser usá-los. Antes de assinar um software, inscreva-se em uma execução de teste para ver se ele é compatível com sua agência.

Você pode acessá-lo remotamente?

Qual é o sentido de pagar por uma ferramenta poderosa se você não pode acessá-la em nenhum lugar? Procure uma plataforma de CRM que converta perfeitamente para uso móvel. É uma ótima maneira de permanecer criativo, gerenciar relacionamentos e manter-se atualizado sobre os projetos em movimento.

É fácil de implementar?

Mais do que qualquer outra coisa, o software escolhido deve ser compatível com sua equipe criativa. Novamente, é importante agendar uma execução de teste para que seus usuários possam realmente decidir se funciona ou não para eles. 

Além disso, procure CRMs flexíveis quando se trata de integração. Você não quer acabar com o Gmail, o Facebook, o Adwords e todas as outras coisas que está usando agora para acomodar uma nova ferramenta.

Conclusão

Atribua tarefas diárias ao seu CRM e obtenha mais tempo para fazer as coisas que realmente importam. Com o CRM como seu parceiro, você pode se concentrar nos aspectos criativos do trabalho da agência.

Pin It on Pinterest

Share This