Marketing de Recomendação | O que é, para que serve, como fazer?

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Quer entender o marketing de recomendação? Explicamos o que é, para que serve e como fazer marketing de recomendação. Confira agora!

Se você está atento às tendências do mercado, certamente conhece a importância do marketing. Um dos elementos mais importantes para o sucesso de um projeto, o marketing bem desenvolvido pode ser crucial para a obtenção de resultados. No entanto, uma nova tendência de marketing, chamada marketing de recomendação, vem ganhando força no mercado digital.

Permitindo que as empresas se destaquem diante da concorrência e ganhem espaço junto ao público, o marketing de recomendação é relativamente novo. Ele pode ser utilizado para permitir um maior contato entre a marca e seu público; suprir as necessidades de um mercado específico; gerar autoridade dentro de um nicho; e até mesmo informar o público de uma marca ou produto.

Se você deseja conhecer mais sobre o marketing de recomendação; está buscando por novas técnicas para potencializar seus resultados; quer aumentar os resultados obtidos pelo marketing digital; ou mesmo deseja compreender as vantagens desta ferramenta, este artigo foi feito para você. Você confere agora o que é, para que serve e como usar o marketing de recomendação!

O que é marketing de recomendação?

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Você certamente conhece o poder do marketing. Mas como você se sentiria ao saber que seus clientes podem ser seus divulgadores? E se eles não só falassem bem a respeito de seus produtos ou serviços; mas também agissem como verdadeiros marketeiros do que você oferece?

O marketing de recomendação é uma estratégia de marketing que consiste no processo da primeira compra de um cliente até a indicação, por parte desse cliente, para outra pessoa, de seu produto ou serviço.

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Por meio dessa ferramenta, seus clientes se tornam promotores de sua empresa ou produto. Imagine o seguinte exemplo: o cliente A faz a compra de um produto ou serviço de sua empresa; recebe um atendimento de qualidade; é tratado com respeito e cordialidade; tem seus desejos de atendimento, entrega e custos atendidos. Isso faz com que sua experiência seja positiva.

Isso fará com que ele, de forma natural, fale de sua empresa ou de seu produto ou serviço para outras pessoas. As chances de que essas pessoas se tornem clientes em potencial é imensa, já que serão influenciadas por essa experiência.

O nome marketing de recomendação decorre exatamente do fato de seu cliente recomendar sua empresa. No entanto, por ser uma recomendação natural, as taxas de conversão desse tipo de marketing são muito maiores do que outras técnicas existentes.

Porque usar o marketing de recomendação?

Pode parecer uma pergunta óbvia, mas faça mesmo assim: você valoriza mais a opinião de seus amigos e familiares ou a opinião que uma empresa deseja lhe vender? As pessoas valorizam muito mais a opinião de pessoas próximas do que aquilo que as marcas desejam oferecer.

É por isso que o marketing de recomendação é uma ferramenta tão poderosa. Por permitir que seu cliente seja sua melhor ferramenta de venda, você aumenta a confiabilidade de seu produto ou de seu serviço. Isso também alavancará os resultados de sua empresa e sua penetração no mercado.

A indicação de um cliente satisfeito, muitas vezes, é mais efetiva do que propagandas realizadas pelas empresas. Além de oferecer credibilidade, a indicação de uma pessoa próxima também oferece segurança, já que o cliente em potencial está recebendo referencial de alguém que já vivenciou o processo e que é de sua confiança.

Além disso, o marketing de recomendação não é uma ferramenta de custo elevado. Por se utilizar de elementos já existentes e de processos eficientes para os negócios, essa é uma das melhores ferramentas atuais.

Se utilizada de forma inteligente e atrelada a outras técnicas, o marketing de recomendação é extremamente poderoso e eficaz. Vamos explicar como usá-lo em sua empresa logo abaixo.

Como aplicar o marketing de recomendação em sua empresa?

A base fundamental do marketing de recomendação é a experiência positiva de seu cliente. Para que seu cliente possa recomendar sua empresa, é fundamental que ele tenha tido uma experiência de qualidade. E, claro, essa é uma responsabilidade que está completamente em suas mãos.

Para que seu cliente se sinta confiante em recomendar seu produto, serviço, site ou empreendimento para outra pessoa, ele deve estar satisfeito com o que recebeu. Por isso, todo o contato de seu cliente, da primeira pesquisa à compra final, deve ser realizada de forma eficiente, positiva e de qualidade.

Se você conta com uma solução online para seu negócio (e conhece nossas principais dicas), deve saber a importância da qualidade de seu site. Ele deve ser acessível, oferecer respostas rápidas; contar com todas as informações necessárias; realizar as entregas dentro do prazo; de desenvolver uma política honesta de gestão e de garantia.

Vale destacar que um site que oferece experiência de qualidade não é aquele completamente ausente de problemas; pelo contrário, é comum que os sites tenham problemas de percurso, mas é fundamental saber aproveitar o feedback para desenvolver seus projetos de forma eficiente e de qualidade.

Técnicas para medir e potencializar os resultados do marketing de recomendação

Para que você possa avaliar a receptividade de seu público ao seu produto ou serviço, existem algumas técnicas interessantes que podem ser utilizadas. Unidas ao marketing de recomendação, é possível avaliar com clareza qual a opinião do público e saber como lidar com fatores importantes aos resultados de sua empresa.

Para que você possa avaliar como está a confiança de seu público, listamos técnicas para medir e potencializar seus resultados. Confira agora:

Técnica 1 – Pesquisa de satisfação

Talvez uma das técnicas mais conhecidas e eficientes, as pesquisas de satisfação são incrivelmente eficazes no marketing de recomendação. Realize uma pesquisa junto ao seu público, com pesquisas que permitirão compreender o que ele deseja; com o que estão satisfeitos; com aquilo que deve se preocupar em modificar; e também compreender como potencializar seus resultados.

Uma das perguntas mais eficientes para a efetividade da pesquisa é “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de recomendar o produto ou serviço a um colega ou amigo?”.

Isso é especialmente interessante para descobrir como seu produto está sendo aceito pelo público e também a confiabilidade de sua marca junto ao público.

Técnica 2 – Recomendação indireta

Outra possibilidade interessante e que pode ser utilizada de forma efetiva é descobrir quem é seu público mais fiel e incentivá-lo; de forma indireta, a compartilhar e recomendar seu site, produto ou serviço; por meio das redes sociais.

Você pode utilizar banners, botões de compartilhamento orgânico; e chamadas para ação (botões call-to-action), que incentivem seu público a compartilhar seus produtos ou serviços, garantindo penetração orgânica em seu nicho de mercado.

Usar sistemas de pagamento social também podem criar um efeito positivo e garantir ainda mais interesse do público sobre seu projeto.

Técnica 3 – Entenda seus público

Para que obtenha resultados realmente eficientes, é fundamental que você entenda os dois lados de seu público. Não somente você deve compreender o feedback positivo de seus melhores clientes; mas também deve estar pronto para compreender o feedback negativo daqueles que não recomendam seu produto.

É fundamental compreender os motivos pelos quais os clientes insatisfeitos se sentem assim. Ao entender quais são os elementos que estão causando situações de desconforto em seu público, é possível melhorar os resultados.

Grandes empresas e empreendimentos de sucesso são marcados não somente pelo feedback positivo; mas também por compreender onde é possível melhorar seus resultados e fazer com que seus clientes sejam fidelizados.

Uma dica: Utilize a ferramenta do Facebook, chamada Audience Insights para estudar seu público.

Técnica 4 – Tenha caixa de comentários ou espaço de depoimento para seus clientes

Parte fundamental do marketing de recomendação, as avaliações e comentários são importantes para transmitir transparência e também para permitir que seu cliente se sinta mais seguro ao avaliar sua empresa, produto ou serviço.

Isso permite que seus clientes mais positivos expressem sua satisfação, mas também que você compreenda o que pode fazer para que os clientes descontentes se tornem clientes ainda mais interessados no que você oferece.

Também é interessante que seu cliente possa avaliar diversos elementos de seu produto ou serviço. Isso permite que você obtenha um feedback mais claro e mais dinâmico, garantindo que você possa potencializar seus resultados.

Técnica 5 – Esteja em constante evolução

Um elemento fundamental para qualquer tipo de empreendimento e, mais ainda, para aqueles que buscam se aproveitar do marketing de recomendação, é estar em evolução constante. Isso significa saber utilizar o feedback recebido de seus clientes para potencializar os resultados e garantir que você conquiste os objetivos.

Vale destacar que, muitas vezes, é preciso interpretar aquilo que seu cliente está lhe indicando. Caso você conte com um site com ótimo desempenho no desktop, mas está tendo resultados menores no site móvel, pode ser um sinal de que essa área precisa de melhorias.

Também é fundamental saber agregar técnicas distintas de marketing em seu negócio, visando obter resultados mais eficientes.

Você também pode apostar em técnicas como o marketing de resultados e o marketing de conteúdo, de que trataremos em artigos futuros.

Tecnica 6 – Automatize os processos

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Esse é mais um artigo voltado para as técnicas de marketing de recomendação. O que você achou de saber mais sobre essas incríveis ferramentas? Não deixe de comentar abaixo e de conferir o conteúdo que preparamos para você!

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