Como montar uma loja virtual e ter sucesso começando do zero

Você se lembra de como era precisar comprar um produto e ter que ir até a loja para saber se ainda tinha ou se estava em promoção?

Parece que já faz muito tempo, mas a verdade é que Michael Aldrich inventou um sistema que permitia que as transações online fossem processadas entre empresas e consumidores (B2C) ou entre duas empresas (B2B).

Mas só em 1990 que o e-commerce começou a ganhar a forma que nós conhecemos hoje.

Para ter ideia, o crescimento foi tão grande que o e-commerce tem a previsão do Ebit de movimentar 61,2 bilhões em 2019.

Esse crescimento acontece porque a tecnologia aumentou e a segurança de dados também, fazendo com que os usuários se sintam mais seguros em comprar sem sair de casa.

Mas como criar uma loja virtual pode aumentar as suas vendas e por que isso é tão importante para o seu negócio? Leia esse artigo até o final e descubra!

Como montar uma loja virtual pode te ajudar: 4 vantagens

Apesar do Brasil ser o 3º país em que mais se faz compras pela internet, contando com mais de 30 milhões de clientes, muitos empreendedores ainda não procuram sobre como montar uma loja virtual.

Se o que está faltando para você resolver criar a sua é algum motivo, trouxemos 8 para você. Confira!

1. Baixo custo

Abrir uma loja física requer alguns pagamentos antes de ter qualquer lucro com seus produtos, como: aluguel, luz, internet, reformas (se necessário) e outras despesas iniciais.

Já na internet, a aparência que vai contar é a da sua loja virtual e claro que é necessário que você invista em algo profissional, que atraia clientes. Porém, o investimento inicial é mais baixo do que em uma loja física, o que te possibilita lucros maiores.

Além disso, a manutenção de uma loja virtual é bem mais baixa que uma loja física e a possibilidade de oferecer produtos aos clientes é maior também, como vai ver a seguir.

2. Possibilidades maiores de venda

Quando você abre uma loja física, está limitado ao local em que escolheu criá-la (no Marketing, chamamos isso de Praça).

O lado ruim disso é que pessoas longe da sua região provavelmente não vão te conhecer, a não ser que faça uma divulgação online e são poucos que estão dispostos a comprar de você e ir buscar a mercadoria.

Por isso, uma loja virtual aumenta suas possibilidades de venda, fazendo com que clientes de todos os locais possam comprar com você.

3. Comodidade para seus clientes

Alguns dos pontos mais importantes para saber como criar uma loja virtual é o fato de que seus clientes possuem maiores comodidades, com:

  • Diferentes formas de pagamento;
  • Compras 24h por dia, sem se preocupar com estoques;
  • Informações mais claras sobre produtos e preços;
  • Acesso aos produtos e serviços sem sair de casa.

4. Divulgação mais fácil e análise de resultados

Já pegou a época em que era necessário fazer panfletagem na região para deixar uma loja mais conhecida? Os gastos eram enormes com mão de obra e panfletos e nem sempre o retorno era tão alto.

Com um e-commerce, você evita essas preocupações já que vai conseguir divulgar nas redes sociais com um custo bem menor do que faria nos tempos antigos.

Além disso, outro ponto positivo: divulgando seus produtos pela internet, você consegue mensurar seus resultados, ou seja, quanto realmente aquela campanha está te retornando em clientes e podendo mudar sua estratégia sempre que necessário.

Como funciona uma loja virtual: O que você precisa fazer antes de ir para os próximos passos

Antes de saber como criar um ecommerce de sucesso, é importante entender que criar um site de transações virtuais tem algumas características, que parecem simples, mas nem sempre são consideradas, como:

  • Todo o processo (de escolha ao pagamento) deve ser online;
  • Informações claras e objetivas sobre os produtos;
  • Presença do carrinho de compras;
  • Formas de pagamento online (cartão de crédito, paypal, depósito, boleto, entre outros);
  • Pós venda personalizado;
  • Sistema de entregas.

1 – Escolha um nicho de Mercado

O mercado online movimenta tanto dinheiro e oferece tantas possibilidades que muitas pessoas não sabem o que escolher e como erguer sua loja virtual.

Por este motivo, a sua primeira escolha, antes de realmente saber na prática como montar uma loja virtual, deve ser definir qual segmento você vai seguir.

Existem alguns nichos que vendem mais na internet, porém é importante que você leve em conta alguns pontos como:

  • Conhecimento que você tem sobre o produto, passando maior credibilidade e confiança ao seu cliente;
  • Se o nicho é pouco explorado, para se destacar com facilidade.

2 – Defina as transações de loja virtual que deseja ter

Um outro ponto antes de criar uma marca / branding inteira para a sua loja virtual, é que você defina qual tipo de transação vai fazer por lá. As mais comuns são:

– Empresa para Cliente (B2C)

Essa é a modalidade mais comum, em que uma empresa tem a loja virtual para atender aos desejos de um consumidor direto.

Se você faz parte desse estilo de negócio, significa que tem uma empresa e deseja vender direto para o consumidor final, atuando praticamente como varejista.

– Empresa para Empresa (B2B)

Também muito conhecido, o mercado entre empresas é bem comum online por meio de lojas virtuais.

Porém, a compra entre empresas em lojas virtuais tem características próprias, como: processo de compra mais demorado, transação feita por tomadores de decisão, valor 2x maior que nas relações B2C, público mais fiel, entre outros.

– Direto para o Consumidor (D2C)

Um outro modelo que vem crescendo bastante, apesar de ser nova ainda, é a que empresas fabricantes ou indústrias vendem direto para o consumidor, sem contar com intermediários.

As transações são feitas direto pelo consumidor à empresa pagando preços menores, porém em maiores quantidades e o processo de compra é bem parecido com o B2C. O público é abrangente: vai de pequenos comerciantes até os consumidores finais.

As melhores estratégias e pontos de atenção sobre como montar uma loja virtual

Agora que você já sabe o que precisa definir antes de compreender como criar uma loja virtual, está na hora de aprender alguns passos e estratégias importantes para ter sucesso começando do zero. Veja a seguir!

1. Escolha bem a plataforma de venda

Não é novidade para ninguém que o WordPress é considerado a melhor plataforma para criar uma loja virtual de sucesso.

Porém, ainda existem outras, como: Shopify, Wix, Magento, WooCommerce, Nuvem Shop, entre outros.

É importante que você faça isso em conjunto com uma agência de Marketing Digital, para que sua decisão seja a mais correta para o seu estilo de negócio.

Uma boa configuração de ecommerce nessas plataformas envolve algumas atitudes, como:

  • Registrar um domínio
  • Escolher servidores de qualidade
  • Estruturar sua plataforma online
  • Escolher bons templates para a sua loja virtual
  • Cadastrar seus produtos com riqueza de detalhes

2. Defina os meios de pagamento que deseja trabalhar

Já falamos sobre isso aqui no artigo, mas é importante lembrar, já que os meios de pagamento oferecidos podem ser decisivos para que alguém feche um negócio com você ou não.

É importante que antes de definir os meios de pagamento para sua loja online, você analise os seus concorrentes e veja quais são os pontos fortes e fracos nesse sentido, para que consiga replicar o que é bom e deixar de fora o que vai te prejudicar.

Uma das coisas importantes para que você saiba na prática como criar um ecommerce de sucesso é que ofereça variadas formas de pagamento sem que necessite pedir senhas ou algo do tipo, solicitando apenas os dados indispensáveis para compra.

Isso faz com que o usuário se sinta mais seguro de comprar online e saiba que não vai ser vítima de uma fraude – que é uma das maiores preocupações hoje em dia.

3. Invista em Marketing Digital

Se está pensando que é só criar uma loja online e deixá-la parada recebendo retorno, está muito enganado. É necessário investir em Marketing Digital para ter bons resultados, usando essas estratégias para divulgar e receber mais clientes.

Para que você tenha bons resultados, deve dedicar seu tempo a anunciar seu ecommerce pelo mesmo lugar em que pretende vender: pela internet. E você pode fazer isso contando com:

Inbound Marketing – também chamado de Marketing da atração, essa é uma maneira de publicidade levando em conta primeiro as necessidades dos clientes, em vez de as da empresa.

Um dos exemplos mais comuns são os artigos em blogs com informações relevantes, sem “pedir nada em troca”.

Email Marketing – em seu blog, é possível solicitar e-mails para os clientes e mandar promoções e novidades sempre que possível, fazendo com que o contato dele com a sua marca aumente.

Redes sociais – se o seu público está nas redes, é lá que você deve estar também. É preciso investir em relacionamentos mais íntimos com o seu público e fazer boas ofertas em plataformas como o Facebook, por exemplo, pode ser uma boa forma para isso, aumentando as suas vendas.

Dicas bônus para você criar uma loja virtual de sucesso

Estamos finalizando por aqui o nosso artigo sobre como montar uma loja virtual de sucesso, mas antes de acabar vamos te dar duas dicas importantíssimas para que o seu negócio online continue dando certo.

1. Controle os recursos e custos

Apesar do custo de manter uma loja virtual ser bem menor do que uma física, é importante que você dê a mesma importância à manutenção.

Para ter bons resultados, é necessário sempre investir em páginas responsivas, atraentes e com bons elementos de Marketing.

Isso não é complexo de fazer, mas é trabalhoso e pagar por bons profissionais é a melhor opção, em vez de tentar fazer por si mesmo.

Por isso, controle os custos e recursos e deixe a manutenção do seu ecommerce sempre em dia.

2. Compreenda como encantar e realizar vendas pelo comportamento do consumidor

Já ouviu falar que notícia ruim corre rápido? Isso ainda continua sendo verdade, mesmo que sua loja seja online.

Oferecendo uma venda personalizada, com custos baixos e produtos atraentes, você consegue encantar seu consumidor, fazendo com que ele enxergue seu diferencial.

Uma vez que seu cliente notar você dessa maneira, ele vai repassar essa informação aos amigos e vai virar uma “bola de neve”. Portanto, investir nisso pode gerar bons lucros.

Mas e você, ainda tem dúvida sobre alguma etapa específica de como montar uma loja virtual? Então, comente e vamos conversar sobre.

Thiago Maghamez

Thiago Maghamez

Co-Fundador da Oblige, agência de marketing digital. Empresas de pequeno e médio porte nos procuram para conseguir atrair novos clientes utilizando a internet.
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