Wix ou WordPress: qual é a melhor opção para criar o seu site?

Você já deve ter ouvido no YouTube algo como: “Oi, eu acabei de criar meu site Wix, deixa eu te mostrar como eu fiz” ou na Página do WordPress a frase: “Crie qualquer tipo de site, para qualquer objetivo”.

Mas qual será a melhor plataforma para investir?

Wix X WordPress

Criar um ambiente virtual para a sua empresa é um passo muito importante e já falamos sobre isso no artigo que mostra os motivos para ter um site.

Mas o problema acontece mesmo quando você quer construir um bom site e não sabe em qual plataforma investir, já que cada uma “vende o seu peixe” muito bem e tem os seus pontos positivos.

Para te ajudar a escolher as melhores maneiras de criar um site que tenha chance de ir ao topo nas pesquisas do Google, leia este artigo até o fim e veja informações importantes para escolher entre o Wix ou WordPress.

O que levar em conta na hora de criar um site Wix ou WordPress?

Quem está iniciando agora no mundo digital deve ter percebido que existem várias ferramentas para criar e gerenciar conteúdos, mas conseguir colocar isso em prática pode se tornar uma grande dor de cabeça.

Para comparar e escolher entre Wix ou WordPress, você deve considerar:

  • Facilidade ao criar, gerenciar e manusear o site em cada plataforma;
  • Performance de cada plataforma e resultados que podem oferecer;
  • Segurança dos dados que você e seus clientes vão inserir na plataforma;
  • Possibilidade de personalizar de acordo com seu negócio e ter um ambiente digital que seja “a cara” da sua empresa.

Diferença crucial entre Wix e WordPress

Tanto o Wix como o WordPress permitem que você crie um site, mas eles não fazem parte dos mesmos estilos de plataforma.

O Wix funciona em forma de construtor de sites (sem mexer nos códigos, apenas se baseando nos elementos visuais chamados de “blocos”).

Já o WordPress é o que chamamos de CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo); isso significa que ele permite que você gerencie e crie um conteúdo vasto junto com ferramentas de criação de site.

Arrastar blocos pode ser bacana e mais fácil de fazer, mas quando a coisa fica séria é ao CMS que os desenvolvedores recorrem.

Isso porque para criar e gerenciar conteúdo e Marketing o CMS é imbatível, apesar de ser um pouco mais complicado de mexer em certos casos.

Por conta da facilidade em criar sites sem precisar de um conhecimento avançado de programação, as duas plataformas se tornaram as mais populares, mas cada uma tem as suas próprias vantagens e características. Veja mais a seguir!

Wix

O Wix é uma plataforma “hosted”, que é automaticamente armazenada nos servidores, diferente do WordPress que é “self-hosted” (você precisa comprar um plano de hospedagem para pôr o site no ar).

Em termos financeiros, muitos consideram a hospedagem do Wix como uma vantagem.

Além disso, a plataforma é intuitiva e focada nas principais dores e necessidades do público, o que faz com que você possa entrar no mundo da Web sem ter conhecimento técnico do assunto.

Mas por mais que o Wix seja mais fácil e simples, isso faz com que se torne muito mais limitado também, se comparado com o WordPress.

O Wix te oferece várias possibilidades de templates e faz com que criar um site seja mais divertido, mas nem todos os templates são adaptáveis a diferentes telas.

Isso é um ponto negativo, já que os clientes acessam de lugares diferentes e é importante manter a configuração com qualidade, independente do dispositivo – e isso só é possível com um site responsivo.

WordPress

Hoje em dia, mais que 30% da internet é criada por sites WordPress – o que é um número expressivo, já que ele concorre com outras plataformas CMSs.

E ao pesquisar sobre essa plataforma, você vai ver que existe o WordPress.com e WordPress.org.

A diferença entre os dois é que o primeiro funciona praticamente como o Wix (construtor de site com opções para personalizar).

Já o segundo é uma plataforma de código aberto e que oferece possibilidades infinitas.

Por isso, se você quer um site mais profissional e com recursos que te joguem para o topo nas pesquisas do Google, a melhor opção é usar o WordPress.org.

Diferente da primeira versão, essa de código aberto precisa ser baixado e instalado em servidor local ou em alguma hospedagem que tiver contratado.

Por mais que o WordPress.org seja mais trabalhoso e, dependendo do caso, vai acabar exigindo um conhecimento maior de programação, ele oferece infinitas possibilidades, recursos para integração e funcionalidades importantes para blogs, ecommerce e sites.

Wix ou WordPress: qual escolher afinal?

O Wix é voltado para quem é leigo no assunto e permite que você crie sites sem instalar, configurar ou alterar códigos.

Apesar do WordPress ser menos intuitivo nessa parte, não demora para se familiarizar e aprender a fazer edições.

Como o Wix não precisa de instalação, já que os sites rodam por meio dos servidores próprios, ele acaba saindo na frente.

Mas não se engane, já que esse ponto não é tão crucial assim e as funcionalidades do WordPress compensam mais.

Sobre design e personalização, o Wix não fica atrás, mas claro que o WordPress pode te oferecer recursos diferenciados.

Se você não tem como fazer um site no WordPress por não conhecer sobre programação, pode contar com a nossa ajuda nessa parte.

Entre em contato e veja as possibilidades de programar um site, blog ou loja virtual.

André H. Fauth

André H. Fauth

Co-Fundador da Oblige, agência de marketing digital. Empresas de pequeno e médio porte nos procuram para conseguir atrair novos clientes utilizando a internet.
GOSTOU DAS NOSSAS DICAS? VEJA NOSSOS SERVIÇOS: BRANDING E MOTION GRAPHICS

Facebook Twitter LinkedIn Pinterest GooglePlus Tumbler

Categorias

Entramos
em contato
com você






Parceiros

Tire sua dúvidas
Enviar

Pin It on Pinterest

Share This