Marketing digital para restaurante: 7 Dicas para conseguir mais clientes

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Aprenda marketing digital para restaurantes e como conseguir grandes resultados.

Nesse artigo separamos 7 dicas para conseguir mais clientes utilizando o marketing digital para restaurantes e vender muito mais. Confira.

Por que utilizar o marketing digital para restaurantes?

O marketing digital é a melhor opção para quem deseja transformar os resultados obtidos no seu negócio.

Restaurantes podem ser locais extremamente propícios para despertar emoções e criar relacionamentos que fazem com que muitos clientes acabem adotando os estabelecimentos que mais gostam.

Por isso é importante entender como utilizar o marketing digital para restaurantes de forma inteligente para que cada vez mais pessoas queiram conhecer o seu estabelecimento.

1 – Descubra quem é o seu cliente ideal

Entender para quem você vende é o passo primordial para iniciar uma estratégia de marketing digital para restaurantes.

Antigamente a definição de público-alvo era utilizada para identificar um grupo grande de pessoas que teriam alguns interesses em comum como potenciais clientes de um negócio.

Hoje em dia essa definição se tornou menos abrangente, e mais focada em entender os desejos e os problemas de um grupo de pessoas representado por um único indivíduo.

Enquanto um restaurante poderia definir seu público-alvo como “homens e mulheres, entre 30 e 40 anos, que ganham até R$ 5.000 e gostam de culinária oriental.”, a definição da persona desse mesmo restaurante pode ser um pouco mais detalhada, algo como:

“Maria, 30 anos, solteira, sem filhos é gerente de uma rede de concessionárias e viaja todos os anos para o exterior, principalmente países asiáticos para conhecer novas culturas e hábitos. Tem o hábito de jantar fora 2 vezes por semana sozinha ou acompanhada.”

Essa segunda descrição é muito mais rica e permite que você desenhe tudo no seu restaurante de acordo com a sua persona, fazendo com que as pessoas que tem um perfil semelhante a esse se sintam totalmente acolhidas no seu ambiente.

2 – Crie um site responsivo

A grande maioria das pessoas hoje em dia faz suas pesquisas de produtos e serviços utilizando seus smartphones e telefones celulares.

Isso faz com que ter um site que se adapte a diversos formatos seja obrigatório, inclusive em uma estratégia de marketing digital para restaurantes.

Um site responsivo é desenvolvido para se adaptar a diversos tipos de aparelhos, fazendo com que o site do seu restaurante, por exemplo, não fique todo estranho quando acessado em um smartphone ou tablet.

Se você não sabe como criar um site que seja totalmente responsivo, existem muitas empresas que podem fazer esse trabalho para o seu restaurante.

3 – Capriche nas imagens

Boas imagens são essências para o mercado de restaurantes, e uma foto de baixa qualidade pode fazer com que o cliente que estava pronto para conhecer o seu estabelecimento procure outra opção.

Vale muito a pena investir em imagens profissionais que podem influenciar positivamente o cliente a visitar pessoalmente o seu restaurante.

Além disso, utilizar imagens de alta qualidade pode incentivar o compartilhamento nas redes sociais, o que é excelente para o seu negócio.

4 – Planeje eventos para divulgar nas redes sociais

A criação de eventos é uma excelente estratégia de marketing para restaurantes.

Procure estabelecer um calendário de eventos específicos, como por exemplo um desconto específico em um prato ou uma sobremesa grátis na compra de determinado prato em uma data específica.

O gatilho mental da escassez funciona muito bem para esses eventos, então é preciso ser firme e não repetir com muita frequência o mesmo evento, mesmo que os clientes peçam isso com frequência.

Eventos únicos fazem com que o cliente se movimente para participar, já que não se sabe quando o mesmo evento acontecerá novamente.

5 – Aposte na construção de relacionamento

Atrair novos clientes é importante para qualquer negócio, mas conseguir fidelizar os clientes atuais é igualmente importante para uma estratégia de marketing para restaurante.

Os clientes que você já tem são aqueles que já tiveram uma experiência muito satisfatória com o seu restaurante, o que faz com que eles sejam extremamente importantes para o seu marketing.

Por isso é preciso criar estratégias focadas especificamente no relacionamento com esses clientes, para que eles se tornem divulgadores do seu negócio.

Recomendações de clientes são uma arma poderosa para fazer com que mais pessoas queiram conhecer o seu restaurante.

6 – Pesquise a concorrência

Saber o que a concorrência está fazendo é extremamente importante para qualquer tipo de negócio, e no marketing para restaurantes não é diferente.

Se você não costuma trabalhar as redes sociais do seu restaurante, mas percebe que o seu concorrente está presente diariamente nessas plataformas, saiba que os clientes que você está deixando de lado estão indo visitar esse concorrente.

Da mesma forma é importante colocar em prática ações que você já identificou que a concorrência ainda não utiliza.

7 – Priorize a experiência do cliente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes com todos os serviços e produtos que utilizam no seu dia a dia, e os restaurantes precisam cada vez mais se concentrar em oferecer experiências enriquecedoras para serem lembrados por um número maior de clientes.

Ainda existem estabelecimentos que se preocupam apenas em servir produtos de qualidade razoável por um preço abaixo do praticado pelos concorrentes.

O problema desse tipo de estratégia de marketing para restaurantes é que os usuários, em sua maioria, não procuram apenas o preço mais baixo.

Essas pessoas estão em busca de restaurantes que não sirvam apenas uma boa comida, mas que proporcionem uma experiência única e satisfatória durante o período em que o cliente está em suas dependências, seja sozinho, com amigos ou acompanhado da família.

Ao priorizar a experiência do cliente o restaurante agrega muito valor ao seu produto, e com isso pode inclusive praticar preços mais altos do que a concorrência, sem prejuízo ao negócio.

Essa experiência pode ter início antes mesmo do cliente chegar ao estabelecimento, na hora de fazer sua reserva.

Oferecer um site responsivo, objetivo e de fácil navegação ajuda os clientes a terem uma primeira impressão positiva sobre o seu negócio.

Aproveite para entregar conteúdos ricos para esse cliente, como opções de harmonização dos pratos e vinhos do seu cardápio, receitas para que o cliente possa preparar o mesmo prato que degustou no seu restaurante em casa e qualquer outro tipo de material que agregue valor ao seu trabalho.

Isso fará com que os seus clientes se sintam especiais e além de retornarem ao seu restaurante certamente o indicarão para seus amigos.

Os benefícios do marketing digital para restaurantes podem ser muito maiores do que apenas likes nas suas redes sociais.

Se você entende que contar com uma ajuda profissional para implementar estratégias de marketing digital para restaurantes, conheça os serviços de marketing digital que realizamos aqui na Agência Oblige e saiba como podemos ajudar a melhorar os resultados do seu negócio.

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