Marketing digital na saúde: Como utilizar as ferramentas digitais a favor da sua clínica

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Com as transformações da tecnologia, e com a agilidade do universo digital. Os pacientes estão cada vez mais exigentes.

Estamos em tempos, em que o consumidor vive no imediatismo. Isso significa, que um paciente não espera mais ir a um consultório para tirar as suas dúvidas, muitos deles fazem pesquisas online, sobre sintomas e apenas apresentam o diagnóstico para o médico validar ou não.

No entanto, apesar de ser uma prática bem comum, ela não é ideal. Pois, encontramos um número elevado de conteúdo, mas muito deles podem conter informações falsas ou exageradas.

Você já deve ter ouvido alguma brincadeira do tipo “Pesquisei o que poderia ser dor de barriga e descobri que posso estar com câncer”.

Porém, essas informações servem para nos mostrar como as pessoas estão constantemente conectadas, e como seus hábitos e comportamentos vêm sendo transformados com o tempo.

Por isso, a maneira de comunicarmos com o público-alvo deve seguir o mesmo ritmo de transformação. É preciso estar atualizado para conseguir acompanhar as tendências do mercado.

Saber quais são as melhores ferramentas para investir, e saber como o Marketing Digital pode ser importante no processo de captação de novos clientes, é essencial para ter efetividade e sucesso.

Afinal, por que devo investir no Marketing Digital?

Primeiramente, caso você não saiba, marketing digital é um conjunto de técnicas aplicadas online em plataformas digitais, que possui como objetivo atrair novos pacientes e fidelizar os que já são.

No entanto, ele utiliza das estratégias de inbound marketing, marketing de conteúdo, persona, SEO, e-mail marketing e redes sociais, como ferramentas para a estratégia.

Essa estratégia faz a conexão da necessidade do público-alvo ao seu negócio, seja ele uma clínica odontológica ou um consultório.

A conexão acontece por intermédio de conteúdos relevantes para o seu público-alvo e para odontologia de modo geral.

Por meio de uma estratégia bem detalhada, o Marketing Digital consegue promover uma identidade sólida para a marca, e consequentemente, mais visibilidade para o seu negócio.

Mas, na prática, quais são as ferramentas e métodos utilizados para isso? Continue com a leitura, falaremos sobre isso abaixo.

O Paciente Ideal

O primeiro passo dentro de uma estratégia de Marketing, é compreender quem é o seu público-alvo. Para isso, é preciso entender quais são as características que seus pacientes possuem em comum e qual é o comportamento de consumo, hábitos, rotinas, profissão etc.

Quanto mais informação, mais fácil será para interagir com esse paciente. Afinal, nossas melhores conversas são com aqueles que mais conhecemos, não é?

Após esse passo, está na hora de colocar a mão na massa, e desenhar a persona. A persona, é o nome dado para o personagem semi fictício que representará seu paciente ideal. Ou seja, seu persona deve ter um nome, idade, formação, hábitos e comportamentos, baseados em seus clientes reais, como já falamos anteriormente.

Esse passo é decisivo para o sucesso da sua estratégia, porém, muito negligenciada por vários especialistas. Sabe aqueles comerciais ou propagandas que se tornaram piadas na internet?

Uma boa parte, foi por falta de entendimento de quem eram, e de como conversar com o público-alvo.

Jornada do Paciente

Após a compreensão de quem é a sua persona e qual o seu comportamento, agora você deve começar a traçar a jornada de potencial paciente, até que ele se torne de fato um paciente.

Para isso, é preciso atraí-lo, convencê-lo e convertê-lo em um paciente. E para cada ação apresentada, existe uma estratégia diferente.

Por isso, o Marketing Digital se divide em três etapas:

  • o topo do funil;
  • o meio do funil;
  • fundo do funil.

É essa divisão que irá nortear todos os passos da estratégia.  E cada conteúdo, desse ser realizado de forma intencional.

Site e Blog

O site é uma ferramenta que funcionará como um cartão de visita online, ou, ele pode ser visto como a recepção do seu estabelecimento digital. Por isso, é fundamental investir, para que seu site seja responsivo e amigável.

Seu paciente, não quer estar em um site que tenha um texto confuso, um design desconexo ou que não abra quando acessada de um aparelho móvel.

Por isso, é importante certificar que todos os elementos se compõem e se é possível entrar em contato com você facilmente. Procure deixar janelas e formulários para que esse potencial paciente entre em contato a qualquer instante.

Outro ponto extremamente importante para a sua estratégia de Marketing, é ter um blog. Lembra, que nós falamos que o público está mais exigente e imediatista?

É a estratégia de conteúdo, que irá suprir isso. É importante que seus conteúdos sejam sempre relevantes para eles e para a área que está atuando.

Uma outra estratégia, é inserir palavras-chave em seu conteúdo, para que ele seja otimizado. E quando uma pessoa pesquisar por uma palavra, como “plano odontológico empresarial preços”, seu site apareça com alguma página que tenha um conteúdo sobre

plano empresarial odontológico.

Além disso, existem inúmeras técnicas que podem compor a sua estratégia, por isso, caso haja dúvidas, é recomendado que procure um especialista na área.

Redes Sociais

As redes sociais, são ferramentas excelentes para que sua marca ganhe autoridade, visibilidade e possa interagir com seus pacientes.

No entanto, vale investir em bons conteúdos, de preferência que promova alguma interação com seus seguidores.

Os conteúdos não devem ser apenas promocionais, mas deve ser usado para validar os seus serviços. Então, intercale com depoimentos, infográficos, antes x depois, entre outros assuntos.

Seja criativo, mas tome cuidado com as informações a serem anunciadas. Ao contrário das demais áreas do mercado, a área da saúde é bem sensível, um erro pode ser fatal para o seu negócio.

Sempre procure consultar uma especialista, para que ele avalie se está sendo comunicado da melhor forma.

Invista em Marketing Digital

Dentro do Marketing Digital, existem inúmeras ferramentas que podem ser benéficas para a sua clínica. Porém, antes de adquirir uma, pense em quem é o seu paciente ideal, e se essa ferramenta irá atender aquela demanda.

Investir em Marketing Digital, é uma escolha decisiva para o sucesso do seu negócio.

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