Home Office: Dicas de PNL para usar em entrevistas de emprego online

Share on whatsapp
Share on facebook

Como já sabemos devido a pandemia que estamos vivendo, as entrevistas de emprego online aumentaram consideravelmente.

Assim como o trabalho home office, nas mais variadas profissões, seja para cargos administrativos e principalmente os de tecnologia, marketing digital e demais profissões que podem ser exercidas a distância.

Com isso preparamos algumas dicas de programação neurolinguística, uma tática para se utilizar em entrevistas online.

Assim como utilizamos de estratégias de marketing para ganhar mais clientela, também podemos aliar estratégias de marketing pessoal para obter um emprego novo.

Em um mercado de trabalho tão concorrido, ter uma comunicação efetiva e encontrar maneiras de entender o comportamento de recrutadores e se comportar bem em entrevistas, dando respostas assertivas é fundamental para garantir um novo emprego.

Você precisa estar preparado para essa nova realidade do mercado de trabalho.

E uma ferramenta que pode te ajudar definitivamente é a PNL. Afinal no mundo virtual a distância e interação das pessoas fica prejudicada, então você precisa ser mais persuasivo e convencer ainda mais.

Algumas técnicas de PNL são bastante utilizadas em entrevistas de emprego, como a técnica de rapport.

Baseado nas ferramentas e práticas de PNL, vamos listar 3 dicas para que você possa se sair bem em sua próxima entrevista de emprego, garantindo seu novo trabalho. Confira abaixo:

Adote o mesmo vocabulário do recrutador

Além de demonstrar que você possui habilidades para assumir a vaga de emprego proposta pela empresa, você precisa criar empatia com o recrutador, assim você pode quebrar essa barreira emocional, se sentir mais tranquilo e conseguir falar sobre todo o seu potencial.

A ideia é que você adote o mesmo vocabulário utilizado pelo recrutador. Isso consiste, basicamente, em utilizar as mesmas expressões que o entrevistador utilizar durante o encontro.

Preste bastante atenção aos termos usados pelo recrutador e sempre que for responder tente usar os mesmos termos ou expressões semelhantes em suas respostas.

Logicamente, isso deve acontecer quando você conseguir encaixar os termos dentro do contexto da pergunta.

Preste atenção ao seu tom de voz

O tom de voz em uma entrevista de emprego é algo que varia. Isso acontece porque ficamos nervosos em ficar frente a frente com recrutadores.

Nossa dica é que tente controlar o seu tom de voz e assemelhe-o ao do entrevistador.

Assim, você pode adaptar o volume de sua voz para não falar tão baixo e nem tão alto, e pode usar uma entonação de fala adequada para a ocasião.

Manter um tom de voz semelhante ao recrutador é uma maneira de mostrar que você está tranquilo e que tem segurança ao relatar sua experiência para o recrutador.

Mantenha a postura e a aparência

Sim, o recrutador irá solicitar que você use webcam! Ter uma boa postura também é fundamental em uma entrevista de emprego.

E isso começa pela aparência, então busque estar vestido para a ocasião, com roupas sociais que sejam confortáveis. Não é porque você está em casa que irá ficar de chinelos e camiseta regata para a entrevista.

Na entrevista, evite adotar uma postura desleixada. Tenha autoconfiança! Afinal, você não está em casa e nem conversando com os seus amigos, por isso trate de manter a coluna reta, cabeça erguida e mãos em cima da mesa.

Dessa forma, você consegue se posicionar para ter um bom diálogo com o recrutador. Essa também é uma excelente maneira de ajudar a manter um bom tom de voz.

Todas essas três dicas podem ser seguidas através do uso da PNL. Como gerar rapport, por exemplo, você consegue aplicar cada uma das dicas, conseguindo criar empatia com o entrevistador.

A PNL também lhe ajuda a se manter tranquilo e pode ser de grande valia no preparo para a entrevista. Busque manter a calma e o foco!

Se quiser saber mais sobre a PNL, busque por uma formação de PNL, essa metodologia é excelente para aumentar o nosso poder de comunicação, influência e falar bem em público.

Pin It on Pinterest

Share This