Gestão empresarial e marketing digital: como usar essas ferramentas ao seu favor

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A gestão empresarial e o marketing digital devem andar juntos. Alinhar as necessidades reais do negócio, o orçamento e as estratégias de publicidade garantem resultados eficientes.

Hoje em dia é impossível deixar seu negócio de fora da internet. Esse canal de comunicação está presente no dia a dia das pessoas. Grande parte dos possíveis clientes ou realizam compras online ou pesquisam os produtos e serviços antes de adquiri-los.

Por isso, é comum ver empreendedores buscando presença no meio digital a qualquer custo, mesmo sem ter uma ideia clara do que buscam ou um plano de marketing digital claro.

Porém, para um bom resultado nas campanhas digitais é essencial que, além de uma boa estratégia, se tenha também uma boa gestão empresarial.

Na verdade, a gestão é parte fundamental para que qualquer iniciativa da empresa tenha qualidade.

Imagine, por exemplo, que o trabalho de marketing digital da sua empresa seja super eficiente e seu site está bem posicionado graças a um bom trabalho de SEO, investimento em publicidade paga e a construção de uma identidade visual.

Isso tudo atrai novos clientes para o seu negócio, mas na hora de entregar os serviços e produtos a empresa é deficiente.

A consequência disso será a perda da reputação e todo investimento em marketing será jogado fora.

Independente do tamanho da empresa é preciso uma boa e eficaz gestão empresarial para que a empresa atenda as expectativas e alcance resultados expressivos.

Veja a seguir como melhorar a gestão da sua empresa e alinhá-la a sua campanha de marketing.

Gestão e marketing: definições

A gestão é definida como um conjunto de ferramentas e recursos disponíveis para ajudar as empresas na tomada de decisões estratégicas e alcance dos seus objetivos.

Numa grande organização cada setor pode ter seu gestor, o qual será responsável pela gestão de sua área, inclusive a gestão de marketing.

Um grande aliado na gestão empresarial são os ERPs. Esses sistemas são recursos tecnológicos que otimizam diversos processos, reduzem os erros e aumentando a produtividade, tudo com o intuito de melhorar os resultados.

Um bom ERP integra todos os setores da empresa, melhorando o fluxo de informações e, consequentemente, a tomada de decisões.

Já o Marketing Digital é caracterizado pelo conjunto de políticas de divulgação adotadas pelas empresas na internet.

A era digital atribuiu à área de marketing novas responsabilidades, como a captação de clientes e os conduzir até a compra, processo que antes era desenvolvido apenas pelo departamento comercial.

É papel do marketing digital apresentar e promover os produtos e serviços na internet com um nível avançado de detalhes, educar o cliente e oferecer soluções para seus problemas, assim como conduzi-lo até o momento de compra.

Para estas e outras funções, são criados canais digitais e promoções de anúncios a fim de alcançar mais clientes em potencial e aumentar as vendas.

Alinhamento da gestão empresarial como o marketing digital

Faz parte do trabalho de uma gestão empresarial eficaz otimizar todos os recursos da empresa, inclusive seu posicionamento na internet.

Portanto, não basta somente uma boa estratégia de marketing. Todos os setores da empresa precisam estar alinhados e direcionados para o mesmo objetivo.

Dessa forma, é possível conduzir os processos com harmonia e assertividade a fim de elevar o patamar da organização e conquistar uma boa conversão de clientes e sua satisfação final.

Para que o marketing digital seja eficiente ele precisa estar inserido no planejamento de da empresa.

Como em qualquer outra área, a gestão de marketing digital deve se basear em quatro variáveis: planejamento, organização, liderança e controle. A ineficiência em uma delas compromete os resultados.

Do mesmo modo que a empresa precisa dar suporte para as políticas de marketing digital, essa vertente deve estar alinhada aos objetivos tanto gerais, quanto de publicidade da empresa.

Para isso, o gestor deve identificar as melhores estratégias para o planejamento e execução de atividades de comunicação, captar mais leads e gerar mais vendas.

Como dissemos anteriormente, uma boa gestão é fundamental para toda e qualquer iniciativa da empresa. Quando não se tem uma gestão empresarial eficiente, mesmo as melhores estratégias de marketing podem ficar comprometidas.

Portanto, mais do que uma excelente equipe de marketing, é necessário oferecer as ferramentas ideais para o planejamento e execução das estratégias, bem como uma gestão geral da empresa.

Um bom sistema de gestão empresarial beneficia todos os setores, inclusive os de comunicação e marketing digital.

ERPs são excelentes ferramentas para melhorar a gestão, pois otimizam e reduzem os erros de diversos processos. Além disso, emitem relatórios que dão uma visão melhor da organização e assim, ajudam na tomada de decisões.

Ao alinhar os setores da empresa, como financeiro, vendas, estoque, entregas, compras, produção e marketing, assim como proporcionado por um sistema ERP, será possível melhorar a gestão empresarial e fazer com que os departamentos se alinhem no mesmo objetivo.

Biografia do autor: Isabella Soares, formada em Publicidade pela PUC Minas e Analista de Marketing no GestãoClick, um Software de Gestão Empresarial que ajuda a Organizar e Aumentar as Vendas de milhares de pequenas e médias empresas.

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