ERP e sua estratégia de marketing

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A estratégia de marketing é fundamental para que um negócio alcance suas metas e objetivos, não é mesmo? Por isso, hoje vamos apresentar como o uso de um sistema ERP pode ser um dos seus aliados para melhores resultados. Vamos ver como?

Um ERP também conhecido como um sistema de gestão empresarial que integra diversas as áreas de uma empresa, otimizando e organizando os principais processos, para auxiliar na tomada de decisão.

É comum pensar em utilizar um ERP para melhorar o controle de vendas, financeiro, estoque e organizações de cadastros, podem ser eles, produtos, clientes e fornecedores.

No entanto, todos os setores podem ser beneficiados pelo uso de um software de gestão empresarial, inclusive o marketing.

Lidar com a grande quantidade de informações de um negócio é um dos maiores problemas da maioria dos gestores. Assim, uma empresa que utiliza um sistema de gestão tem o maior controle das movimentações, favorecendo o acesso aos dados os setores de um negócio, reduzindo custos, aumentando a produtividade e as vendas.

Agora que você já sabe o que um ERP pode fazer, veja como ele pode somar a sua estratégia de marketing.

ERP como aliado à estratégia de marketing 

Conectar um ERP a estratégia de marketing pode ser uma ótima sacada para sua empresa.

Sabemos que o marketing vai além de fazer algumas publicidades, dependendo também do conhecimento da persona, alinhamento de processos entre setores, comunicação interna e externa, para execução de campanhas bem direcionadas a necessidade do usuário.

Assim, relacionar o ERP com sua estratégia oferece vários recursos para acompanhamento de desempenho, permitindo que os objetivos sejam facilmente alcançados.

Melhores estratégias de divulgação da empresa e relacionamento com o cliente

Com o ERP, informações sobre clientes, como, cadastro e histórico de compras, pedidos mais frequentes e valores, ficam organizados para te auxiliar na tomada de decisões estratégicas, inclusive em marketing.

Você terá em mãos informações essenciais para conhecer melhor seu público e criar estratégias com bom desempenho.

O ERP permite que você filtre seus contatos com base em critérios como CNPJ CPF, situações, e-mails e muito mais.

Essa visão segmentada favorece uma abordagem personalizada e humana para o melhor direcionamento de produtos ou serviços.

Dessa forma, torna possível o envio de e-mails para sua base com potencial de compra de acordo com o históricos anteriores.

O envio de newsletter para clientes que estão há algum tempo sem realizar uma compra, e-mails de felicitações e demais datas comemorativas. Essas são algumas ações que com certeza estreitará o relacionamento com o cliente.

Ao mesmo tempo em que eles gostam de serem lembrados, essa atitude pode gerar bons retornos.

Informações valiosas para criar estratégias de divulgação como essas, ficam muito mais acessíveis e precisas com dados gerados através de um sistema de gestão empresarial online.

Além de, otimizar seu tempo, atingir seu público-alvo, fidelizar clientes e fortalecer sua marca.

Aumento das vendas

Ao usar um ERP aliado com sua estratégia de marketing, é possível acompanhar com mais facilidade informações individuais, fazer novos contatos, realizar orçamentos e cotações em tempo real, enviar boletos e notas fiscais com simples passos. Atitudes como essas, são ótimas para resultar em novas vendas.

Além do acesso às informações em tempo real, o controle preciso do estoque proporcionado por um sistema de gestão permite avaliar os produtos mais vendidos e aqueles em excesso.

Com esses dados, é possível criar ações de divulgação desses produtos e promoções para limpar o estoque.

As novas possibilidades são inúmeras ao contar com dados organizados e atualizados de toda a empresa.

Emissão de relatórios completos

O sistema ERP, quando corretamente utilizado, emite relatórios completos e precisos com informações preciosas para avaliar o retorno do negócio.  São dados como gastos, vendas, contas a pagar e a receber, fluxo do caixa, estoque, entre outras.

Com esses dados, o gestor consegue criar novas campanhas, mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) e medir a eficiência das ações tomadas.

Na área de marketing, é importante acompanhar os resultados. Em mão desses relatórios se têm uma visão específica de cada movimento tomado e permite tomar decisões mais acertadas sobre os próximos passos da empresa.

Conclusão

Os benefícios de integrar um sistema ERP com a estratégia de marketing vão muito além. Com ele, a gestão como um todo fica mais eficiente, pois permite o melhor controle e gerenciamento de todos os setores em um só lugar.

Com essa visão geral, é mais fácil observar os resultados reais e prever os próximos movimentos.

Automatizar processos está entre os melhores investimentos que você pode fazer, já que ele permite estruturar e monitorar as demandas da empresa.Ao final, o setor de marketing e todos os setores também sãos beneficiados, pois as decisões poderão ser tomadas baseadas em informações atualizadas por todos.

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