Como o marketing de relacionamento contribui para estratégias de Inbound

O Inbound marketing é uma das técnicas mais utilizadas atualmente para a conversão de clientes, pois com esse processo é possível “educar” o consumidor e fazer com que ele reconheça a necessidade de algum serviço. Dessa forma então as vendas conseguem ser mais direcionadas a um cliente que realmente esteja interessado em fazer uma compra. Quer saber mais como adquirir o público ideal? Acompanhe conosco o conteúdo.

Com os variados meios de comunicação, a competitividade pela visualização dos conteúdos acaba aumentando de maneira significativa, o que cria a necessidade de realizar um relacionamento mais próximo e voltado aos objetivos das pessoas.

A partir desses fatores se torna imprescindível o conhecimento do público, para projetar uma linguagem adequada ao contexto em os mesmos estão inseridos e buscar as melhores informações que agreguem conhecimento e sejam relevantes para a vida deles.

E é nesse momento então que o marketing de relacionamento entra como a principal forma de contatar e criar um bom engajamento das pessoas.

  • O Inbound Marketing
  • Estratégias de marketing de relacionamento
  • Otimize o seu negócio

O Inbound Marketing

Para conhecer um pouco mais sobre esse processo de atração de clientes, vamos nos aprofundar no Inbound marketing e as formas com que ele é utilizado no dia a dia. Como o propósito dessa estratégia é conseguir ter um público mais segmentado e que tenha um real interesse no que você oferece, é preciso estar atento a algumas considerações.

O Inbound é o marketing de atração, então os principais fatores para o desenvolvimento desse meio, é o contexto em que nos relacionamos e para quem o conteúdo que você cria é direcionado.

Isso porque a procura do público será feita de acordo com os seus interesses, então é imprescindível construir algo que seja útil e relevante aos mesmos. Para isso existem algumas etapas:

  1. Atrair: nessa etapa as pessoas estão tendo um primeiro contato com os seus conteúdos, por isso é preciso começar a criar uma certa “boas-vindas” e tornar a receptividade o objetivo principal;
  2. Converter: depois do primeiro contato já ter sido criado, inicia-se um processo de  conversão, por isso é interessante continuar alimentando o seu público com informações relevantes;
  3. Fechar: depois de todo o processo de relacionamento e troca de ideias, a pessoa já consegue ser captada e torna-se um cliente do seu negócio próprio;
  4. Encantar: E por fim temos a etapa de encantar, a qual busca tornar o seu público mais próximo ainda e engajado com o que faz.

Estratégias de marketing de relacionamento

Como é possível perceber, existem diversas etapas no processo de inbound marketing e um traço comum entre todas é o relacionamento com o público. Por isso de acordo com a sua área de atuação , você deve criar modos de conversar e captar a atenção do mesmo.

Por exemplo: no caso do seu público ser pessoas desempregadas, os conteúdos que elas mais vão se interessar vão ser sobre assuntos de como ter uma renda extra, ou então  buscar a atualização sobre oportunidades de emprego.

Outra forma de se relacionar com esse público será oferecendo dicas de trabalho autônomo, onde a pessoa possa se desenvolver como profissional da área que goste por exemplo.

Mas, em um geral o que vai atrair a pessoa são os temas de sua preferência, por isso a importância de conhecer a sua audiência e a após essa etapa produzir algo que traga engajamento para ela.

Otimize o seu negócio

Com a finalidade então de trazer conversões maiores e aumentar a sua rede de contatos, otimize as suas estratégias por meio do marketing de relacionamento. Isso porque assim, você conseguirá um contato e proximidade maior com as pessoas.

Portanto mantenha-se aberto para receber um feedback sobre o que as pessoas acham do seu atendimento e dos produtos ou serviços que você oferece, para que a partir disso seja possível melhorar o andamento do trabalho como um todo.

Pois dessa forma você consegue adaptar as estratégias, para o que o seu público mais se interessa, trazendo assim mais direcionamento e progresso no processo de trabalho.

Conteúdo produzido por:

Rafaela Diniz

Assessora de Imprensa| Meu Ideal

Oblige Team

Oblige Team

Co-Fundador em Oblige WebEmpreendedor digital e co-fundador da Oblige.

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