Aplicativo ou site: Qual é a solução ideal para a sua empresa?

Com a mudança da comunicação da sociedade e a forma como consumimos, os smartphones e notebooks se tornaram um meio comum para fazer compras, tirar dúvidas e solucionar problemas diretamente com empresas.

Por isso, diversas empresas já estão adaptando seus meios de comunicação e investindo na criação de sites ou no desenvolvimento de aplicativos, a fim de oferecer aos clientes um atendimento mais rápido, personalizado e com maior comodidade.

Contudo, cada marca tem uma necessidade e se você está em dúvidas entre investir em um site ou aplicativo, confira o artigo de hoje e descubra qual é a melhor solução para sua empresa.

Quais as vantagens do site para uma empresa?

Um site é indicado para qualquer empresa, pois ele normalmente é um dos primeiros pontos de contato com seus novos consumidores.

A partir dele é possível deixar as principais informações do seu negócio (como endereço, telefone e horário de funcionamento), ultrapassar as barreiras geográficas através do compartilhamento na internet e expor seus produtos B2B e B2C.

O site também é um excelente espaço para reforçar a confiabilidade da empresa e sua credibilidade, a partir das página de “Sobre Nós”, com oportunidade até mesmo de humanizar a marca, como a Magazine Luiza fez com a personagem “Lu”.

Outras vantagens do site para empresas são:

  • Compatibilidade com diversos navegadores;
  • O site não precisa de atualizações, qualquer mudança ocorre em tempo real para o usuário;
  • Um site responsivo oferece uma experiência melhor para o usuário do que os não responsivos, uma vez que o Brasil ocupa o 5º lugar do ranking de uso diário de celulares no mundo e provavelmente boa parte dos seus clientes irão acessar sua marca pelo smartphone;
  • O usuário não precisa baixar um programa e ocupar espaço no seu smartphone;
  • É necessária apenas a conexão com a internet para acessar o site, podendo ser feita de qualquer dispositivo;
  • O site responsivo se adapta aos diversos tamanhos de tela, não se limitando por dispositivo;
  • Os sites oferecem integração com as redes sociais, facilitando o compartilhamento da sua marca por links;
  • Os custos para criar um site são mais baixos do que para produzir um aplicativo.

Uma desvantagem é que os sites mobile, mesmo quando desenvolvidos de forma responsiva, nem sempre apresentam boa performance nos dispositivos móveis.

Além disso, um site precisa ser constantemente otimizado para ser encontrado pelos usuários, pois de nada adianta ter o canal disponível online, se nenhum cliente chega até ela.

Vantagens do aplicativo para sua empresa

O aplicativo é um software desenvolvido em linguagem própria, especialmente para ser utilizado em dispositivos móveis com maior diversidade de recursos que os sites permitem.

As principais vantagens de ter um aplicativo para sua marca são:

  • Permite integração com funções nativas do smartphone como geolocalização, contatos e uso da câmera e microfone;
  • Permite enviar notificações na tela inicial dos dispositivos, estreitando o relacionamento com os clientes e facilitando a oferta de descontos exclusivos para usuários que têm o app;
  • O acesso ao app é facilitado, uma vez que ele já está instalado no dispositivo e pode ser utilizado sem conexão com a internet;
  • Tem potencial para oferecer uma experiência mais personalizada ao usuário, graças à integração das funcionalidades. Caso seja um e-commerce, por exemplo, é possível mostrar ofertas apenas de produtos mais adequados à cidade do usuário.

Apesar dos pontos positivos, um app tem altos custos de produção e manutenção, por isso, ele deve ser escolhido apenas em casos que a empresa realmente não consegue mais cumprir suas demandas apenas através do site.

Quando investir em um site mobile?

Caso o objetivo da sua empresa seja de criar uma presença online inicialmente, o site é a melhor.

Pela facilidade de compartilhamento nas redes sociais, é possível divulgar o site entre seus conhecidos ou investir em ads, por exemplo. 

Porém, para que a estratégia funcione é indicado criar perfis da empresa nas redes sociais e investir em estratégias de SEO e link building para ser encontrado pelos mecanismos de busca de maneira orgânica também.

Além disso, o site é mais útil para informações genéricas sobre a empresa, como informações institucionais e depoimentos de clientes, pois não há tanta necessidade de grande usabilidade.

Quando investir em um aplicativo?

Analisando todas as vantagens do app para o seu negócio, vale à pena investir nesse software quando há maior necessidade de recursos interativos para o usuário ou estreitamento de laços com o cliente.

Além disso, exceto softwares com a única função de entretenimento – como jogos, por exemplo, é muito difícil reforçar o branding da sua empresa ou viralizar um app sem antes investir na presença online através de um site.

Tanto é que o público dos apps é bem menor, sendo usado normalmente por cerca de apenas 7% dos seus clientes, normalmente os que já estão fidelizados.

Afinal, o app é um produto que o usuário precisa ter espaço no seu smartphone para baixar e ficará ali por muito tempo, ou seja, ele não vai baixar um app de uma empresa que ele nunca ouviu falar.

Outro ponto é que um app fornece uma usabilidade melhor, por isso, é mais indicado para processos que exigem maior tempo do usuário interagindo com o software, como um e-commerce.

Qual escolher para minha empresa: site ou app?

Se você ainda não criou nenhuma página para sua empresa, invista inicialmente em um site, que tem custos baixos e é mais fácil de ser compartilhado nas redes sociais.

Explore todos os recursos disponíveis no site e invista tanto em mídia paga como em SEO, para garantir acessos de conversão imediata e ser encontrado no Google pelos seus clientes.

Após uma marcar sua presença online no site e em outros portais de comunicação com o cliente (como as redes sociais), é hora de testar o aplicativo.

Caso sua empresa já tenha um site e esteja em um nível de negócio mais maduro, é válido investir em um app como diferencial para seus clientes.

Em resumo, se possível e estiver dentro do seu orçamento, use os dois métodos.

O app é capaz de explorar todo o potencial dos recursos do smartphone e oferecer uma experiência personalizada para os clientes fidelizados, enquanto o site serve como complementar institucional para novos consumidores.

Ainda tem alguma dúvida sobre sites ou aplicativos? Deixe seu comentário sobre qual será o ideal para o seu negócio!

Thiago Maghamez

Thiago Maghamez

Co-Fundador da Oblige, agência de marketing digital. Empresas de pequeno e médio porte nos procuram para conseguir atrair novos clientes utilizando a internet.
GOSTOU DAS NOSSAS DICAS? VEJA NOSSOS SERVIÇOS: BRANDING E MOTION GRAPHICS

Facebook Twitter LinkedIn Pinterest GooglePlus Tumbler

Categorias

Entramos
em contato
com você






Pin It on Pinterest

Share This