A estratégia de marketing digital para sites multilíngues

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Você já pensou em ter um site totalmente em inglês ou em outros idiomas? Mesmo que você não tenha que atingir visitantes estrangeiros com frequência, pode ser que algum tenha interesse em seus produtos ou serviços e, caso isso aconteça, como eles terão acesso a todas as informações necessárias?

Mas caso você realize vendas de algo ou faça administração de um negócio internacional, ter um site em outro idioma é essencial, mas não basta apenas fazer a tradução de seu site em português, também é importante realizar a internacionalização dele.  

Apesar de estamos todos juntos no processo de avanço da tecnologia, é importante entender o comportamento dos consumidores em cada país.  

Além disso, o que é considerado um design perfeito no Brasil, pode não ser nos Estados Unidos, por exemplo. Aqui em nosso país os usuários de internet costumam ser muito visuais, mas será que em outros países são da mesma forma?

Por esse motivo, é muito importante não apenas fazer a tradução do seu site, mas também criar uma boa estratégia de marketing digital para sites multilíngues.

Quer saber como criar uma boa estratégia? Continue a leitura e confira as dicas que separamos!

Dicas para criar uma boa estratégia de marketing digital multilíngues

As vantagens de criar um site multilíngue são impressionantes e os consumidores em todo o mundo estão começando a entender isso. Com o seu site pronto para receber estrangeiros, você poderá atingir novos mercados e expandir o seu negócio.

Vale lembrar que criar uma estratégia de marketing digital multilíngue não é uma tarefa simples, pois há diversos fatores que precisam ser considerados.

Pensando nisso, para te ajudar, separamos as dicas a seguir:

·         Defina metas de expansão:

A primeira coisa que você deve fazer é decidir quais são os idiomas que você adicionará ao seu site e esta escolha será de acorda com o público que você quer atingir, além do seu orçamento e recursos.

Apesar de a língua inglesa ser um idioma mundial, em alguns países, não é toda população que a tem como segundo idioma. Um bom exemplo é a França. O idioma nativo e o mais falado é o Francês, não sendo o domínio do inglês uma prioridade para a população.  

Neste caso, se você quer atingir este público, você irá contratar funcionários que dominem o idioma? E quantos serão? E você, está preparado para atender a demanda de clientes em outro idioma?

Você também pode capacitar os funcionários que você já tem através de um curso de francês que atenda a sua necessidade. Isso vale para qualquer outro idioma que você queira fazer a tradução do seu site.

Além disso, também é importante que você se pergunte se existe um mercado para o seus produtos no país que você quer atuar. Também é importante

·         Faça pesquisas e entenda muito bem o perfil do consumidor:

Esta dica é essencial para que o seu site multilíngue seja um sucesso. Assim como você realiza pesquisas de mercado e de comportamento dos consumidores no Brasil, você também precisa fazer isso com o público estrangeiro que quer atingir.

Atingir um novo público alvo global vai muito além de simplesmente identificar quais países você poderá ter uma demanda adequada. Trata-se de uma decisão de negócios que deve avaliar os hábitos culturais de compra, bem como o cenário de concorrentes e previsões futuras de mercado.

Se o seu objetivo é realizar vendas apenas online, é importante que você entenda se os consumidores que você quer atingir em outros países realmente possuem o hábito de procurar os produtos que você oferece através da internet.

·         Menu de seleção de idioma:

Bem, agora você tem um site multilíngue e cada visitante dele precisará encontrar conteúdo de acordo com o seu idioma. Como em qualquer site, a experiência do usuário é essencial não somente para atrair mais visitantes como também para mantê-los em seu site e também fazer com que eles voltem a acessá-lo.

Portanto, você deve escolher como os visitantes irão selecionar um idioma em seu site.

Uma das opções mais modernos e eficazes de oferecer a opção de alteração de idioma é através de um menu suspenso. Normalmente, esse menu fica localizado no canto superior direito da home do site.

·         Atendimento ao cliente:

Você já realizou pesquisas, entendeu o seu público-alvo global, já investiu no seu multilíngues e as consultas de consumidores já começaram. Agora, como você irá atender esta demanda?

A grande realidade é que se o seu site em outros idiomas for um grande sucesso, você receberá uma grande demanda de consulta através de formulários de geração de leads, além de e-mails de consumidores estrangeiros.

E para atender esses consumidores, você precisa de um excelente planejamento para mapear como essas solicitações e consultas podem ser realizadas e como a sua empresa prestará atendimento para os clientes.

Segundo a fonte eConsutancy, pesquisas mostraram que cerca de 83% de consumidores que realizam compras virtuais precisam de algum tipo de suporte ao cliente para finalizarem a compra. Isso significa que provavelmente você também precisará implementar um bom serviço multilíngue ao cliente.

Cuidados com o SEO em sites multilíngues

Agora que você já sabe quais são os principais passos para se ter um site multilíngues, precisamos falar de um ponto muito importante para sites em qualquer tipo de idioma, o SEO.

Fazer a otimização de sites vale para qualquer país, afinal de contas, as regras dos sites de pesquisa, como o Google, valem em todo o mundo, independente da língua falada em cada país.

Imagine você fazer todo o esforço para se ter um site multilíngue e no final das contas ele não ter uma boa posição nos resultados de busca. Decepcionante não é mesmo?

Redobre a atenção a estratégia de SEO e tenha muito cuidado com o conteúdo inserido, por esse motivo, mais uma vez, a questão da importância de você ou pelo menos um de seus funcionários terem domínio dos idiomas do site.

Para finalizar, como regra geral, quanto mais informações você tiver sobre o mercado e comportamento dos consumidores, melhor você poderá definir a sua estratégia de marketing digital e conseguir bons resultados para o seu negócio.

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