7 Ideias de Marketing Digital para Dentistas

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A competição entre clínicas têm se intensificado e para atrair um novo paciente está cada vez mais difícil num mercado cada vez mais profissional.

Nós compilamos 7 ideias mais recentes para você expor sua marca online e conseguir receber mais contatos. Sempre respeitando as normas do Conselho Federal de Odontologia. Nesse artigo focamos apenas em canais digitais que realmente funcionam.

Ideia 1: Crie um site diferenciado

No centro do seu marketing digital está o seu site. É um pedaço essencial no seu plano de marketing, mas muitos dentistas não conseguem ter um site realmente eficiente para convencer os visitantes à tomarem alguma decisão.

Sites que convertem necessitam de alguns elementos: Em primeiro lugar, eles transmitem sua proposta de valor, então é claro o que você oferece e por que você é a melhor escolha. Sites efetivos evitam – a qualquer custo – confundir o visitante. O texto é conciso e informativo, layouts simples e lógicos. As imagens devem ser consistentes e transmitir a sensação de beleza que faz parte dos seus serviços.

Lembre-se de que o seu site não é, na realidade, sobre sua prática. É sobre como você atende seus pacientes. O foco está em suas necessidades.

Hoje, os sites devem sera adaptados ​​para dispositivos móveis. Pelo menos metade do seu tráfego seja de celulares.

Aqui está um exemplo de site responsivo com qualidade:

Clique na imagem para abrir 100%

Este modelo de site é um bom investimento, pois você garante atender 100% dos seus visitantes. Enquanto um site focado apenas em computadores atende apenas metade da demanda.

E para que seu site seja estável e suporte uma alta demanda de acessos é necessário um serviço de hospedagem robusto e seguro. Por isso nós recomendamos os serviços de altíssimo nível da Hostinger, que além da segurança e estabilidade, possui um preço super acessível.

Ideia 2: Apareça no Google (Busca Orgânica)

Um dos seus principais objetivos deve ser aparecer na primeira página do Google. Os usuários procurando por serviços na região são os seus maiores pacientes em potencial.

Existem três maneiras de aparecer nos resultados da pesquisa.

  1. O primeiro é pay per click advertising ou PPC. O dentista deve usar sistemas de leilões, como o Google Ads para aparecer nas melhores posições do Google. Seu orçamento e colocação dependerão da sua concorrência. Os anúncios PPC oferecem o maior controle sobre ranking, conteúdo publicitário e página de destino.
  2. O segundo está conectado à sua conta do Google My Business. Você pode cria-la através do Google para obter resultados de pesquisa baseados em localização (também com o Google Maps).
    Otimize para palavras-chave, adicione fotos/detalhes do negócio e obtenha Reviews dos seus clientes para aumentar sua classificação. Este modelo é gratuito.
  3. Por última são as buscas orgânicas, também chamado de SEO. Você pode ranquear de formar gratuita, se construir autoridade suficiente diante dos olhos do Google.
    Otimize o conteúdo do seu site através das principais palavras-chave, adicione conteúdo novo no seu blog e páginas internas, obtenha backlinks e tráfego através de redes sociais, assim conseguirá aumentar sua classificação.

Ao longo do tempo, você tem a chance de estar entre as três primeiras posições nos resultados de pesquisa.

Já imaginou aparecer para milhares de pesquisas todos os meses?

Não sabe absolutamente nada sobre SEO e quer aprender ao menos o básico para conseguir se destacar no ranking do Google entre tantos concorrentes? Nós recomendamos um webinário gratuito: Como Passar seu Concorrente — SEO Comprovado.

Você sabia que tem como saber a quantidade de pesquisas que é feita no Google direcionadas para o seu mercado? Conheça uma ferramenta incrível: Calculadora SEO

Ideia 3: Crie Vídeos de Autoridade

No mundo de hoje, disputamos por curtos períodos de atenção, o vídeo é, possivelmente, a maneira mais eficaz de transmitir sua mensagem.

Este meio permanece pouco utilizado, então um vídeo realmente pode dar-lhe uma vantagem competitiva.

Potencial inexplorado!

Vantagens do vídeo:

  • Possibilidade de ranquear também no Youtube;
  • Paciente vai te conhecer antes da consulta;
  • Quanto mais valor você dá, maior o seu retorno;
  • Construir autoridade o quanto antes;
  • Virar referência no mercado;
  • Maior personalidade e destaque do que os concorrentes;

Assim como o seu site, um vídeo conciso e comunicando uma proposta de valor claro, será o mais efetivo.

Ideia 4: Consiga Depoimentos no Google Review e Facebook

Uma das partes principais do marketing é construir autoridade e transmitir confiança, portanto é muito importante o que os clientes contam aos seus amigos e para toda a internet sobre o seu trabalho.

Você pode conseguir depoimentos e reviews é através do Google My Business e Facebook. São ambientes externos em que você não tem controle, os pacientes/clientes possuem a liberdade para escrever reviews sobre seu serviço (negativo ou positivo).

Google My Business

Google my Business é o seu mapa / listagem local no Google. Não é só  uma plataforma importante para o tráfego de pesquisa orgânica, é também um lugar que os consumidores deixam avaliações sobre o seu atendimento.

Quando os visitantes procuram por você no Google, automaticamente vai aparecer uma área com a descrição da sua clínica. Assim como horário de funcionamento, localização e avaliações. Essas avaliações devem ser realizadas de forma espontânea por seus pacientes.

Exemplo:

Facebook Review

As avaliações do Facebook funcionam de maneira parecida com do Google My Business, no entanto, ocorrem no ambiente do Facebook, na página da sua clínica. Assim mais pessoas podem averiguar a qualidade do seu trabalho. E se for positiva, vai ajudar muito na decisão das pessoas que estão procurando um novo dentista.

Exemplo:

Dica Importante: Você pode integrar esses reviews externos dentro do seu próprio site para informar os visitantes e transmitir mais autoridade.

Ideia 5: Retargeting

Muitas pessoas pensam que o marketing funciona assim:

  1. Uma pessoa decide que eles querem um procedimento de odontologia.
  2. Eles procuram por alguns dentistas, encontram um de confiança.
  3. Eles agendam uma consulta

Mas esses três passos raramente acontecem em ordem. Em vez disso, o que acontece é:

  1. A pessoa decide que deseja se consultar com o dentista.
  2. Eles pesquisam pelas informações que precisam, mas não tomam nenhuma decisão.
  3. Muitas vezes, passam meses pesquisando, conversando com amigos e analisando as opções.
  4. Eles finalmente decidem agir e vão decidir entre as marcas com as quais eles já interagiram.

O ponto quatro é crítico aqui. Durante este período de hesitação e reflexão, se você pode aumentar a exposição da marca da sua prática, você sugere a pessoa para selecioná-lo quando eles finalmente decidem agir.

É aí que o Retargeting entra em jogo.

Alguém visita seu site à procura de informações e não se transforma em paciente imediatamente, mas nem tudo está perdido ainda, entenda… Graças à tecnologia, um pedaço de código (chamado de cookie ou pixel) é adicionado ao navegador de cada visitante do seu site. Assim você consegue exibir seu anúncios (incluindo os anúncios do Facebook) por meses para a mesma pessoa.

Assim ele vai se familiarizando com você enquanto sua marca  e seu nome passam a ter mais valor na cabeça desse usuário.

Às vezes, as pessoas clicarão no seu anúncio e converterão. Mas muitas vezes, essa conversão só vai ocorrer depois de semanas ou até meses, quando eles chegarem a amadurecer sua própria decisão. E é por isso, que é importante que você continue na cabeça dele.

O Retargeting é a maneira mais eficaz de você se manter como uma das opções enquanto o visitante atravessa seu processo de decisão. O melhor é que é muito barato e o retorno de investimento costuma ser muito positivo.

Outra dica é, sempre adicionar conteúdo ao seu Blog. Isso vai te ajudar com o seu ranking no Google e expor seus conhecimentos.

Além disso, você mantém o seu site sempre atualizado e continua expondo conteúdos interessantes para seus visitantes. A ideia é manter a sua marca / seu nome sempre atualizados e continuar construindo confiança, para quando eles voltarem e estiverem prontos, tomarem a decisão de agendar uma consulta com você.

Ideia 6: Infográficos e Artes Visuais

Muitos usuários preferem consumir produtos de forma visual. Use infográficos no seu site e mídias sociais para esclarecer procedimentos médicos, condições e resultados.

Exemplo:

Ideia 7: Contratar Ajuda de Marketing

Essas ideias e dicas de marketing para clínicas odontológicas ajudarão você a entender o que é preciso para comercializar sua prática.

No entanto, sabemos que não é fácil dedicar tanto tempo à tarefas extras, além do seu ofício.

Com todas as complexidades do marketing digital hoje, a maioria dos médicos, simplesmente não tem esperança de poder executar um plano integralmente. Você terá que contratar uma agência para fazer esse trabalho.

A Oblige Marketing é especializade em marketing para a área de saúde, atendemos Cirurgiões Plásticos, Profissionais em Transplante Capilar e Dentistas. Nós temos as ferramentas e sabemos como transformar ideias em um plano efetivo. Nosso software de marketing, projetos de sites e conhecimento, tornam o marketing digital gerenciável e fácil de entender.

Caso tenha interesse, nossos consultores estão disponíveis para que você tire suas dúvidas sem compromisso. As táticas de marketing mudam o tempo todo, mas a necessidade de mercado permanece constante. Nós vamos mantê-lo ocupado com novos pacientes!

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Conheça também nossas dicas de marketing digital para veterinários.

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