4 Dicas de marketing para academias

O mercado de academias cresceu muito nos últimos anos, e muitas dessas academias acabam sofrendo com a baixa procura de alunos, e consequentemente, poucas matrículas realizadas.

Isso faz com que muitas dessas empresas acabem fechando as portas com a mesma velocidade em que surgem novas opções no mercado.

O marketing para academias pode ser a saída necessária para que o seu negócio se torne uma referência, e o número de matrículas aumente muito.

Confira agora 4 dicas de marketing para academia que podem ser o divisor de águas para que a sua empresa sobreviva, e mais do que isso, se torne um negócio rentável.

1 – Defina suas personas

O primeiro passo de qualquer estratégia de marketing digital para academia é a definição da sua persona.

A persona é a definição detalhada de quem seria o seu cliente ideal, diferente do conceito mais conhecido de público-alvo.

Público-alvo é um termo mais genérico, que nivela um grupo grande de indivíduos que podem ter interesses em comum.

Na persona você vai desenhar uma única pessoa que reúne as dores e sonhos de diversas pessoas que forma o seu público.

Veja um exemplo de definição de público-alvo: “homens entre 20 e 30 anos que gostam de praticar atividades físicas”.

Agora veja a diferença da descrição de uma persona: “Marcio, 25 anos é casado, tem 2 filhos e precisa emagrecer 15 quilos para poder voltar a ter disposição para brincar com seus filhos e melhorar os resultados de seus últimos exames”.

Perceba que o segundo exemplo é mais detalhado e deixa claro que tipo de conteúdo você deve produzir para criar conexão com as pessoas que compartilham dos mesmos desejos da sua persona.

Essa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma estratégia de marketing digital para academia.

2 – Marketing de conteúdo

O objetivo do marketing de conteúdo é fazer com que mais pessoas tomem conhecimento dos serviços oferecidos pela sua academia.

Isso é possível através da produção de conteúdos que sejam relevantes para o seu público, que eduque e resolvam os problemas deles.

Uma estratégia de marketing de conteúdo é dividida em 4 etapas: atração, relacionamento, conversão e fidelização.

Atração

Novos usuários interessados são levados a conhecer os serviços da sua academia através dos conteúdos relevantes publicados.

Relacionamento

Depois de atrair os usuários interessados nos serviços da sua academia por meio dos conteúdos relevantes, esse é o momento onde um visitante se torna um lead.

Os leads são potenciais clientes que querem aprender mais sobre a sua solução antes de estarem totalmente prontos para efetuar a matrícula na sua academia.

Essa conversão pode ser feita com o uso de uma página de cadastro onde esse visitante pode baixar algum material gratuito depois de cadastrar seu e-mail.

Depois de receber seu material gratuito, esse lead passará a receber mensagens com conteúdo relevante para que possam aprender mais sobre o assunto, estando mais próximo de realizar a matrícula na sua academia.

Conversão

Essa é a etapa do fechamento da venda, ou da matrícula propriamente dita.

Nessa hora você deve responder a todas as possíveis dúvidas e objeções que o seu cliente pode ter, para que ele se sinta pronto para fechar o negócio com você.

Aqui você vai precisar trabalhar para mostrar para esses leads o que faz da sua academia uma opção melhor do que os seus concorrentes.

Fidelização

Depois de convencer seus leads de que a sua solução é a melhor para ajudá-lo a resolver seus problemas chega a fase de fidelização, conhecida também como fase de encantamento.

Muitas empresas erram nessa etapa, por entender que o cliente que já comprou ou contratou um serviço não precisa mais receber atenção.

Esse é um erro grave que pode acabar com qualquer possibilidade de novos negócios no futuro.

Você precisa oferecer uma experiência única para o cliente que acabou de se matricular, seja com a entrega de mais materiais de valor, seja prestando um atendimento excelente para que ele sinta que realmente é importante para o seu negócio, e não apenas mais um número.

Essa etapa, quando bem executada, pode render muitas indicações para amigos e feedbacks positivos em sites e redes sociais que podem alavancar os números da sua academia como você jamais imaginou.

3 – Agregue valor ao seu serviço

Disponibilizar equipamentos para que os alunos façam seus exercícios é o básico que qualquer academia deve fazer, e oferecer apenas isso não vai fazer mais pessoas procurarem pelos seus serviços.

Você terá de encontrar formas de agregar valor ao serviço que oferece de maneira criativa e que posa ser facilmente percebida pelos clientes.

Quando os clientes realmente veem valor no serviço que você oferece eles não apenas escolhem a sua academia, como aceitam pagam valores mais altos do que a média do mercado.

4 – Marque presença online

Manter uma presença online constante é fundamental para quem pretende se beneficiar de todo o potencial que o marketing digital para academia oferece.

Essa presença pode ser construída com ajuda das mídias sociais através da publicação de conteúdos em texto e vídeo, com conteúdos publicados no blog da sua academia, ou com a transformação desses conteúdos em áudios disponibilizados no formato de podcasts

Isso vai ajudar a fazer com que seu público passe a vê-lo como autoridade no seu mercado, o que é fundamental para que mais pessoas queiram se matricular na sua academia.

O marketing de conteúdo é utilizado por cerca de 70% das empresas em todo o Brasil, e os resultados da maioria dessas empresas após utilizar essa estratégia são muito positivos.

Fazendo um bom trabalho na criação das personas do seu negócio, o próximo passo é implementar as 4 etapas do marketing de conteúdo, para que mais usuários possam conhecer o seu trabalho e acabar se tornando seus clientes.

Implementando as etapas de atração, relacionamento, conversão e fidelização sempre com base nos sonhos e dores da sua persona, as chances de que mais pessoas enxerguem valor na sua solução são muito maiores.

No nosso blog você encontra muito mais conteúdos que podem te ajudar a compreender e colocar em prática estratégias de marketing para academia rapidamente.

Caso precise de ajuda profissional para aplicar esses conceitos no seu negócio, entre em contato para que nossa equipe possa identificar suas necessidades e como podemos te ajudar.

Thiago Maghamez

Thiago Maghamez

Co-Fundador da Oblige, agência de marketing digital. Empresas de pequeno e médio porte nos procuram para conseguir atrair novos clientes utilizando a internet.
GOSTOU DAS NOSSAS DICAS? VEJA NOSSOS SERVIÇOS: BRANDING E MOTION GRAPHICS

Facebook Twitter LinkedIn Pinterest GooglePlus Tumbler

Categorias

Tags

Entramos
em contato
com você






Tire as suas dúvidas
Enviar

Pin It on Pinterest

Share This